Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Jateí

Com sucesso de público, Jateí acende hoje maior fogueira do Brasil

2 Jul 2022 - 13h25Por ELIAS FERREIRA - LUPA NEWS

Com grande público presente no Parque da Fogueira, começou ontem a 45ª Festa da Fogueira de Jateí, que acende neste sábado (2), a maior fogueira do Brasil. Com 65 metros de altura, a fogueira está no livro dos recordes mundiais desde 2002 e é símbolo da tradição da comunidade local e que todos os anos atrai dezenas de milhares de pessoas ao município. A expectativa é de que Jateí receba mais de 100 mil pessoas nos três dias de festa.

O acendimento da fogueira gigante de Jateí está prevista par a meia noite deste sábado, junto com um espetáculo pirotécnico e musical Uma multidão é esperada para este momento, que mistura contemplação e celebração do amor e da vida.

A maior fogueira do Brasil demorou cerca de um mês para ser levantada utilizando madeira de reflorestamento e obedecendo todos os padrões estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros e demais organismos de segurança. Em homenagem à São Pedro – Padroeiro do município – a verdadeira obra de arte esbanja imponência e é a marca da 45ª Festa da Fogueira.

Conforme Francisco Raimundo Filho (foto em destaque), coordenador da montagem da fogueira, sua base começa com oito metros de largura, sendo que os últimos lances fecham com dois metros. Para fechar a obra, foram colocados feixos de bambu que formam um espécie de pavio e, em sua ponta, um foi adicionado mais um mastro que sustenta uma bandeira com as cores do município. Uma estrutura hidráulica foi montada para fazer um elevador que garantiu a edificação da fogueira com segurança, que é sustentada por dezenas de cabos de aço e longe da área de circulação de pessoas.

Como ocorre desde 1.977, a realização da Festa da Fogueira é da Prefeitura de Jateí O evento encampado pelo então prefeito da época, José Jorge Leite – já falecido – que é pai do atual, Eraldo Jorge Leite, que está no comando do município pela quinta vez. Essa será a décima sexta vez que a Prefeitura realiza a festa tendo Eraldo como prefeito, sempre procurando aprimorar e projetar Jateí de forma positiva para o Brasil e o mundo, por meio da tradição e fé cristã.

Na abertura da festa na noite desta sexta-feira, o prefeito Eraldo demonstrou seu otimismo para com a retomada do evento, afirmando que a Festa da Fogueira é um patrimônio cultural da população jateiense que divulga o município além de suas divisas e movimenta sua economia. “Enquanto eu for prefeito e Deus me dar vida e saúde, seguirei o exemplo de meu pai – que apoiou a festa pela primeira vez -, continuarei a ser um instrumento para realizar ações que fortaleçam a nossa história e promovam o bem entre os homens e mulheres de boa vontade”, pondera Eraldo Leite.

Eraldo Leite agradeceu a presença de todos, afirmando que Jatei estará sempre de braços abertos para receber seus visitantes, destacando o espírito hospitaleiro do povo jateiense. Ele também aproveitou para destacar a dedicação dos trabalhadores da Prefeitura na realização deste e de outros eventos. “Nosso funcionalismo é exemplo de comprometimento para com o município”, declarou o prefeito, fazenquestão de citar ainda o apoio da Câmara de Vereadores à gestão municipal.

História – Registros históricos apontam que a Festa da Fogueira nasceu oficialmente em 1.977, incentivada pelo então prefeito José Jorge Leite. E que no ano anterior (1.976), o então diretor da escola local, Manoel Sanches Gabriel, com a ajuda de seus alunos, montou uma fogueira de seis metros no dia 29 de junho, em homenagem a São Pedro, padroeiro do município. Francisco Filho, atual coordenador de montagem, foi um dos alunos que ajudou a erguer a fogueira naquele ano.

A altura da fogueira chamou a atenção de José Jorge e, em 1.977, quando já havia sido eleito prefeito pela segunda vez (1.977/1.982), incentivou o professor a fazer uma fogueira ainda maior, instalando também barracas e atrações. Nascia então a Festa do Padroeiro de Jateí, tendo na fogueira um dos centros de atenção.

A tradição de Jateí ganhou o Brasil e o mundo, por meio de reportagens da TV Globo – principal emissora do Brasil – e demais veículos de comunicação, sendo que o município entrou para o livro dos recordes mundiais (Guinnes Book) como a maior fogueira do mundoEssa certificação aumentou, ainda mais, o desafio de fazer um evento mais grandioso a cada ano de sua edição.

Parque da Fogueira – Com o passar dos anos, a fogueira foi sendo montada cada vez mais alta e o símbolo virou nome da festa, mas sempre em homenagem ao padroeiro. Outra consequência da festa foi a implantação do Parque da Fogueira, em 2007, no seu aniversário de 30 anos, se tornando o principal centro dos grandes eventos de Jateí.  A obra foi idealizada e construída na gestão 2005/2008 de Eraldo Leite, que buscou parcerias com os governos estadual e federal para sua implantação, além de recursos próprios do município.

O espaço multiuso é cartão postal da cidade e motivo de orgulho da população local, que faz questão de apresentar a obra aos visitantes e turistas. O Parque da Fogueira de Jateí tem cerca de vinte mil metros de área construída, incluindo uma imensa cobertura fixa para abrigar palcos e ainda dois salões de festas. O centro de eventos tem ainda arena de rodeio, pista de laço e arquibancadas para acomodação do público.

As dimensões do Parque da Fogueira em Jateí remetem a do Parque do Peão de Barretos, em São Paulo, pela grandiosidade e estrutura montada em seu interior. A diferença é que o espaço paulista é particular e o parque jateiense é público, um patrimônio de sua população.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: ASSESSORIA JATEÍ - MEIO AMBIENTE
Meio Ambiente faz ação em Jateí para mostrar que uso sustentável da água é tarefa diária
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
PREFEITO ERALDO JORGE LEITE DE JATEÍ - FOTO: ASSESSORIA JATEÍ - A PASSOS LARGOS
Prioridade com a educação: Prefeito anuncia mais uma sala de aula para a educação infantil em Jateí
FOTOS: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - ESTRAGOS DO TEMPORAL
Temporal assusta moradores e causa prejuízos em Jateí
FOTOS: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - GUERRA CONTRA O MOSQUITO
Jateí cria a 'Patrulha Crianças contra a Dengue', na guerra contra o mosquito da Dengue

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos