Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
IVINHEMA - PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Campanha de prevenção ao suicídio recebe energia positiva com girassóis cultivados no presídio

A ideia surgiu da direção da unidade penal e envolveu toda a equipe de servidores na campanha.

24 Set 2019 - 08h36Por Portal do MS

Ivinhema (MS) – Como forma de colaborar com a prevenção ao suicídio, reeducandos do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Ivinhema participam da campanha do Setembro Amarelo, através da plantação de dezenas de girassóis. A ideia surgiu da direção da unidade penal e envolveu toda a equipe de servidores na campanha.

Na última semana, as flores foram entregues para a Secretaria de Assistência Social de Ivinhema para complementar as ações que envolvem a campanha. A iniciativa teve início há dois meses atrás, com a plantação inicial de dez mudas, após o sucesso da colheita, foram plantadas mais duas carreiras das sementes de girassóis na horta da própria unidade penal.

De acordo com a sabedoria popular a flor de girassol significa felicidade. Sua cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas podem simbolizar calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva que emana do sol.

O projeto está sendo desenvolvido pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da direção do estabelecimento penal e conta com o apoio de instituições públicas parcerias.

Conforme o diretor da unidade, Leôncio Elídio dos Santos Junior, todas as iniciativas têm uma finalidade específica que é unir a reintegração social de custodiados em benefício social. “As instituições são parceiras e aderiram juntas ao projeto, nosso objetivo agora é colher as rosas vermelhas e brancas, que já foram plantadas também, tudo com finalidade específica de doações a instituições públicas”, destacou agradecendo toda a equipe de servidores que contribuem para a realização de projetos como esses.

Dentre as entidades já beneficiadas estão a Prefeitura Municipal de Ivinhema, Câmara Municipal, secretarias municipais de Cultura, Educação e Saúde, além da promotoria de justiça, entre outras.

“A ideia é justamente enriquecer a campanha em alusão ao setembro amarelo e surgiu com o mesmo objetivo da horta: de que o sistema prisional também pode dar um retorno positivo à sociedade, através da mão de obra carcerária”, argumentou o diretor.

Para transmitir as técnicas necessárias do cultivo dos girassóis, assim como da horticultura, a Igreja Batista disponibilizou um engenheiro agrônomo, que ensina as especificidades aos internos, de forma voluntária. Ao todo, cinco internos trabalham no local e recebem remição de um dia na pena a cada três de serviços prestados, conforme estabelece a Lei de Execução Penal.

As flores também foram utilizadas em diferentes setores dentro da unidade penal como forma de reforçar a importância da campanha do Setembro Amarelo.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, ressaltou que iniciativas como essa enobrecem o sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul. “A ação une o trabalho prisional em prol da população, além de despertar a sociedade e os próprios internos para uma reflexão tão sensível – que é a questão do suicídio”, afirmou.

 

Texto: Tatyane Santinoni – Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: IVINOTÍCIAS IVINHEMA - ESTRAGOS DA CHUVA
Chuva causa alagamentos e transtornos em Ivinhema
IVINHEMA DE LUTO
Ivinhema se despede do professor Ezequiel Navarro, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FATALIDADE
Morre no hospital idosa envolvida em acidente na BR-376, em Ivinhema
GRAVE ACIDENTE
Mulher fica ferida em acidente entre carro e caminhão de tijolos na BR-376 em Ivinhema
IVINHEMA DE LUTO
Ivinhema de luto, morre Claudesio Crivelaro, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS