Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
literatura de cordel

“Há 16 anos em Dourados e essa foi a primeira oportunidade de mostrar meu trabalho”, conta professor

22 Nov 2013 - 07h36Por Assessoria

“Há 16 anos em Dourados, e essa foi a primeira oportunidade de mostrar meu trabalho”, conta feliz a professora, Aurineide Alencar de Freitas, que trabalha a literatura de cordel nas disciplinas das séries iniciais na escola Ramona da Silva Pedroso. Ela foi uma das autoras que lançaram livros durante a II Feira do Livro e da Leitura e VIII PROLER, que acontece na UFGD até sexta-feira.

Aurineide lançou a obra ‘Nas veredas do Cordel’ e está expondo sua participação em antologias e em coleções de folhetos que depois serão doados à UFGD. “Esse espaço foi bom e me deu oportunidade de mostrar meu trabalho. Nunca tive essa chance”.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Na tarde desta quinta-feira, outros autores também lançaram suas publicações. Entre eles o professor Manuel Pacheco, da Faculdade de Educação (FAED/UFGD), que apresentou três livros: “Educação Física, Corporeidade e Saúde”, “Heróis nos livros didáticos” e “Motricidade e corporeidade no Brasil Colônia”.  

“A feira incentiva o hábito da leitura, numa era de internet que favorece as informações superficiais. Além disso, divulga as obras da UFGD”, enfatiza.

CRÔNICAS

O professor aposentado da UFGD, Wilson Biasotto, também lançou seu recente livro chamado “Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade”, que reúne artigos inéditos e já publicados nos meios de comunicação da região, muitos falando sobre os desafios da educação em Dourados.

Biasotto destaca que a feira é um incentivo à leitura, um contraponto à TV e à internet que têm roubado o espaço do livro. “Mesmo assim, o livro continua insubstituível, seja no formato impresso ou digital”.

POESIA

Outro professor da UFGD que está divulgando o seu trabalho é Renato Suttana, da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE). Ele lançou o livro “Cangaceiros à Cavalo” que aborda a obra de Guimarães Rosa.

Para Renato Suttana, a feira é uma grande ideia e coloca o livro mais próximo da comunidade acadêmica e em geral. “Torço para que eventos como este deem certo e que a tendência seja de crescimento. A feira é importante e interessante”.

ACADÊMICOS

Ex-acadêmicos e estudantes da UFGD também vão lançar seus livros. Luciano Serafim apresentará seu livro de poemas “Raiz Transeunte”. Sá Junior da Cruz Lopes lançará “Só não disse” e Fernanda Ebling divulgará seu livro “Rabiscos que sufocam: palavras perdidas entre fumaça, whisky, sexo e solidão”.

O lançamento acontecerá na noite desta quinta-feira, 21 de novembro, às 20h30, durante a II Feira do Livro e da Leitura e VIII PROLER, na Galeria de Artes da Unidade 1 da UFGD. Na ocasião, haverá uma sessão de autógrafos.

FACALE

Fruto de um projeto de extensão concebido pela FACALE/UFGD, o livro “40 anos de Letras/FACALE/UFGD – Percursos, memórias em tempos e espaços” também será lançado durante a feira. A obra reúne relatos dos 40 anos do curso de Letras em três instituições de ensino: Universidade Estadual de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal da Grande Dourados. Além disso, há depoimentos de professores, técnicos e alunos que revelam instantes acadêmicos vividos durante as quatro décadas. Imagens de espaços por onde o curso se moveu completam o livro de histórias e memórias.

A Galeria de Artes está localizada na rua João Rosa Góes, 1761 - Vila Progresso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3410-2016.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
Itamar Buzzatta TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com fatia de pizza R$ 3,49 e copo de suco R$ 1 real, veja as OFERTAS desta quinta no Jorge Mercado
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho