Menu
SADER_FULL
sábado, 15 de agosto de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
BANNER ECO TOUR
literatura de cordel

“Há 16 anos em Dourados e essa foi a primeira oportunidade de mostrar meu trabalho”, conta professor

22 Nov 2013 - 07h36Por Assessoria

“Há 16 anos em Dourados, e essa foi a primeira oportunidade de mostrar meu trabalho”, conta feliz a professora, Aurineide Alencar de Freitas, que trabalha a literatura de cordel nas disciplinas das séries iniciais na escola Ramona da Silva Pedroso. Ela foi uma das autoras que lançaram livros durante a II Feira do Livro e da Leitura e VIII PROLER, que acontece na UFGD até sexta-feira.

Aurineide lançou a obra ‘Nas veredas do Cordel’ e está expondo sua participação em antologias e em coleções de folhetos que depois serão doados à UFGD. “Esse espaço foi bom e me deu oportunidade de mostrar meu trabalho. Nunca tive essa chance”.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Na tarde desta quinta-feira, outros autores também lançaram suas publicações. Entre eles o professor Manuel Pacheco, da Faculdade de Educação (FAED/UFGD), que apresentou três livros: “Educação Física, Corporeidade e Saúde”, “Heróis nos livros didáticos” e “Motricidade e corporeidade no Brasil Colônia”.  

“A feira incentiva o hábito da leitura, numa era de internet que favorece as informações superficiais. Além disso, divulga as obras da UFGD”, enfatiza.

CRÔNICAS

O professor aposentado da UFGD, Wilson Biasotto, também lançou seu recente livro chamado “Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade”, que reúne artigos inéditos e já publicados nos meios de comunicação da região, muitos falando sobre os desafios da educação em Dourados.

Biasotto destaca que a feira é um incentivo à leitura, um contraponto à TV e à internet que têm roubado o espaço do livro. “Mesmo assim, o livro continua insubstituível, seja no formato impresso ou digital”.

POESIA

Outro professor da UFGD que está divulgando o seu trabalho é Renato Suttana, da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE). Ele lançou o livro “Cangaceiros à Cavalo” que aborda a obra de Guimarães Rosa.

Para Renato Suttana, a feira é uma grande ideia e coloca o livro mais próximo da comunidade acadêmica e em geral. “Torço para que eventos como este deem certo e que a tendência seja de crescimento. A feira é importante e interessante”.

ACADÊMICOS

Ex-acadêmicos e estudantes da UFGD também vão lançar seus livros. Luciano Serafim apresentará seu livro de poemas “Raiz Transeunte”. Sá Junior da Cruz Lopes lançará “Só não disse” e Fernanda Ebling divulgará seu livro “Rabiscos que sufocam: palavras perdidas entre fumaça, whisky, sexo e solidão”.

O lançamento acontecerá na noite desta quinta-feira, 21 de novembro, às 20h30, durante a II Feira do Livro e da Leitura e VIII PROLER, na Galeria de Artes da Unidade 1 da UFGD. Na ocasião, haverá uma sessão de autógrafos.

FACALE

Fruto de um projeto de extensão concebido pela FACALE/UFGD, o livro “40 anos de Letras/FACALE/UFGD – Percursos, memórias em tempos e espaços” também será lançado durante a feira. A obra reúne relatos dos 40 anos do curso de Letras em três instituições de ensino: Universidade Estadual de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal da Grande Dourados. Além disso, há depoimentos de professores, técnicos e alunos que revelam instantes acadêmicos vividos durante as quatro décadas. Imagens de espaços por onde o curso se moveu completam o livro de histórias e memórias.

A Galeria de Artes está localizada na rua João Rosa Góes, 1761 - Vila Progresso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3410-2016.

Deixe seu Comentário

Leia Também

HB20 SEDAN
Conheça mais o HB20 Sedan
RINHA DE GALOS
RINHA DE GALOS: local é fechado e proprietário autuado em R$ 7 mil
CRIME A ESCLARECER
Homem é executado ao parar com Mercedez em semáforo
HORÓSCOPO DO DIA
HORÓSCOPO DO DIA: Veja a previsão de hoje 14/08/2020 para o seu signo
SENADORA SIMONE TEBET
Simone quer garantir que recursos destinados ao enfrentamento da covid-19 possam ser usados até 2021
VOLTA ÀS AULAS NO MS
Governo avalia testagem em massa para volta às aulas em MS
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Pela primeira vez agricultores familiares do MS serão contemplados com recursos do PAA
A CASA CAIU
Caçadores são surpreendidos pela PMA com armadilha, ceva, rifle e munições para caça ilegal
HORÓSCOPO DO DIA
Horóscopo de quinta-feira 13 de agosto de 2020
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Programa do Governo MS beneficia Agricultura Familiar e assegura comida para famílias carentes