Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 24 de outubro de 2020
SADER_FULL
Busca
ZANZI
SAÚDE

Governo lança aplicativo para chamar Samu pelo smartphone

Novidade terá integração com o Facebook e pretende agilizar atendimentos

30 Jan 2014 - 17h30Por r7

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (30) na Campus Party 2014, que acontece em São Paulo, o aplicativo E-SUS Samu, que vai permitir que usuários de todo o Brasil façam seus pedidos de atendimento por meio de smartphones. O sistema é integrado ao Facebook e utiliza dados disponíveis na rede social para facilitar o acesso a informações como sexo, idade, localização, entre outros dados que o usuário pode cadastrar na própria aplicação, como a adesão a um plano de saúde ou a predisposição em doar órgãos. O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre Padilha.

O aplicativo tem um botão de emergência que, quando acionado, emite um alerta para a central de atendimento do Samu e para uma pessoa previamente indicada. Em seguida, uma ligação para o 192 é feita automaticamente para que o paciente passe mais informações ao serviço de atendimento.

Além de usar a rede social para obter rapidamente mais informações do usuário, o aplicativo também pode ser configurado para publicar uma mensagem no mural do Facebook.

O ministério aposta que o E-SUS Samu também vai diminuir a incidência de trotes, ou seja, pedidos de atendimento para falsas situações de emergência, já que a identificação do solicitante do aplicativo é muito mais evidente. Esse tipo de chamada representa atualmente de 22% a 25% de todas as ligações para o 192. O sistema também tem condições de avaliar se o perfil do usuário no Facebook é real ou falso, eliminando pedidos de atendimentos de contas fakes.

Como baixar o E-SUS Samu

O app, que já está disponível para download (www.samuemergencia.com.br), tem também integração com o Waze e permite que o paciente veja o trajeto e a localização dos médicos que irão atendê-lo.

Med SUS

Na Campus Party, Alexandre Padilha também aproveitou para falar brevemente do Med SUS, um aplicativo voltado para profissionais da saúde que vai reunir informações diversas de medicamentos em um banco de dados, que poderá ser acessado por meio de uma ferramenta de buscas de remédios.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado entrega 20 motos BMW para a PM e o Corpo de Bombeiros Militar
CALORZINHO NO MS
Cidade de MS bate recorde histórico de temperatura máxima 44,6 °C
SORTUDOS DE MS
SORTUDOS DE MS: 5 apostadores levam a quina da Mega-Sena, confira se foi você
MS DESTAQUE
Com práticas voltadas para Educação e Gestão Pública, MS é destaque em 1º Prêmio do Brasil Central
FERIADÃO CHEGANDO
Feriado prolongado na pandemia: consciência, reponsabilidade e cuidados redobrados
TURISMO
Conheça o Vancouver com um visto Canadense
DEFESA CIVIL ALERTA
ALERTA DEFESA CIVIL: Tempo seco pode trazer riscos à saúde e incêndios florestais em todo MS
TECNOLOGIA
Detran-MS implementa sistema inovador para pagamento de guias por cartão de débito de todos os bancos
TRAGÉDIAS DA COVID-19
Grávida morre após pegar Covid durante chá de fraldas surpresa
ESPAÇO SAÚDE
Gripe, alergia ou resfriados? Você sabe a diferença?