Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Glória de Dourados

Glória de Dourados participará da Conferência Nacional do Meio Ambiente em Brasília

23 Out 2013 - 08h10Por Demerval Nogueira / Fátima News

O município de Glória de Dourados participará da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontecerá em Brasília (DF). As conferências são necessárias para promover a participação da população nas políticas públicas. O processo da conferência tem início no município ou em grupos de municípios na condição de Conferência Regional. Na primeira etapa são eleitos os delegados que participam da Conferência Estadual, onde se elegem os delegados para participarem da Conferência Nacional, que acontece em Brasília, no período de 24 a 27 deste mês. Glória de Dourados será representada pelo diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Renato Vieira da Rocha. A IV Conferência Nacional do Meio Ambiente tratará sobre Resíduos Sólidos, pois, a meta do governo federal é acabar com os lixões até 2014. Vieira especifica, “este será o momento em que os resultados das conferências estaduais, das conferências livres e das conferências virtuais serão discutidos pelos representantes eleitos”, destacou Vieira ressaltando ainda que “o resultado a ser extraído da IV Conferência Nacional é fruto do debate que se iniciou nos municípios objetivando a construção de políticas públicas sólida para todo o país”, completa.

Na IV Conferência Nacional serão discutidos 4 eixos temáticos. 1º- incentivo à produção e ao consumo sustentável. Produção e consumo sustentáveis significam o uso de serviços e produtos que respondem às necessidades básicas humanas e trazem uma melhoria na qualidade de vida e minimizam o uso de recursos naturais e materiais tóxicos, bem como, as emissões de resíduos poluentes ao longo de seu ciclo de vida, de forma a não colocar em risco as necessidades das gerações futuras. 2º- a política de gestão de resíduos, a redução de impactos e a recuperação ambiental. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contribui para a melhoria da qualidade de vida na medida em que oferece diferentes instrumentos para viabilizar a gestão dos resíduos em toda sua complexidade. Um dos maiores desafios das administrações municipais é a disposição ambientalmente adequada dos resíduos sólidos com a eliminação total dos lixões até 2014.

3º- a política de gestão de resíduos e a geração de emprego, trabalho e renda: o desafio da agenda dos catadores. Com o intuito de melhorar os empregos no setor da reciclagem, o Brasil envida esforços para estabelecer cooperativas e institucionalizar o trabalho dos catadores, que atualmente são responsáveis por 90% do material reciclável coletado no país. Hoje são 500 cooperativas e 60 mil catadores. Por isto, a coleta seletiva solidária constitui um pilar essencial para o desenvolvimento sustentável. 4º- Educação Ambiental. A PNRS aponta entre seus objetivos, a redução, a reutilização, a reciclagem, o tratamento dos resíduos sólidos e a destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos. Indica também a diminuição do uso dos recursos naturais como a água e energia no processo de produção de novos produtos, o aumento da reciclagem no país, a promoção da inclusão social e a geração de emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis, entre outras ações.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as ofertas da SEXTA do PEIXE e do FRANGO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMS COISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto
PLANTÃO POLICIAL - CASO DE POLÍCIA
Mulher armada com faca invade casa de idosa e mata galinhas de estimação
Há três anos ele sofreu um AVC / Redes sociais VAMOS AJUDAR
Ex-funcionário de cemitério precisa de ajuda após AVC em MS

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis