Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 19 de junho de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Glória de Dourados

Glória de Dourados participará da Conferência Nacional do Meio Ambiente em Brasília

23 Out 2013 - 08h10Por Demerval Nogueira / Fátima News

O município de Glória de Dourados participará da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontecerá em Brasília (DF). As conferências são necessárias para promover a participação da população nas políticas públicas. O processo da conferência tem início no município ou em grupos de municípios na condição de Conferência Regional. Na primeira etapa são eleitos os delegados que participam da Conferência Estadual, onde se elegem os delegados para participarem da Conferência Nacional, que acontece em Brasília, no período de 24 a 27 deste mês. Glória de Dourados será representada pelo diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Renato Vieira da Rocha. A IV Conferência Nacional do Meio Ambiente tratará sobre Resíduos Sólidos, pois, a meta do governo federal é acabar com os lixões até 2014. Vieira especifica, “este será o momento em que os resultados das conferências estaduais, das conferências livres e das conferências virtuais serão discutidos pelos representantes eleitos”, destacou Vieira ressaltando ainda que “o resultado a ser extraído da IV Conferência Nacional é fruto do debate que se iniciou nos municípios objetivando a construção de políticas públicas sólida para todo o país”, completa.

Na IV Conferência Nacional serão discutidos 4 eixos temáticos. 1º- incentivo à produção e ao consumo sustentável. Produção e consumo sustentáveis significam o uso de serviços e produtos que respondem às necessidades básicas humanas e trazem uma melhoria na qualidade de vida e minimizam o uso de recursos naturais e materiais tóxicos, bem como, as emissões de resíduos poluentes ao longo de seu ciclo de vida, de forma a não colocar em risco as necessidades das gerações futuras. 2º- a política de gestão de resíduos, a redução de impactos e a recuperação ambiental. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contribui para a melhoria da qualidade de vida na medida em que oferece diferentes instrumentos para viabilizar a gestão dos resíduos em toda sua complexidade. Um dos maiores desafios das administrações municipais é a disposição ambientalmente adequada dos resíduos sólidos com a eliminação total dos lixões até 2014.

3º- a política de gestão de resíduos e a geração de emprego, trabalho e renda: o desafio da agenda dos catadores. Com o intuito de melhorar os empregos no setor da reciclagem, o Brasil envida esforços para estabelecer cooperativas e institucionalizar o trabalho dos catadores, que atualmente são responsáveis por 90% do material reciclável coletado no país. Hoje são 500 cooperativas e 60 mil catadores. Por isto, a coleta seletiva solidária constitui um pilar essencial para o desenvolvimento sustentável. 4º- Educação Ambiental. A PNRS aponta entre seus objetivos, a redução, a reutilização, a reciclagem, o tratamento dos resíduos sólidos e a destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos. Indica também a diminuição do uso dos recursos naturais como a água e energia no processo de produção de novos produtos, o aumento da reciclagem no país, a promoção da inclusão social e a geração de emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis, entre outras ações.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Com carne de costela a R$ 15,89, confira o ARRAIÁ de OFERTAS que vai até sábado no Mercado Julifran
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
ARRAIÁ de OFERTAS com Leve Mais e Pague Menos, sorteios e muito mais no Jorge Mercado Atacarejo
Curativos nos ferimentos da vítima, que já está em casa com a família. (Foto: Direto das Ruas) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS TENTATIVA DE FEMINICÍDIO
TENTATIVA DE FEMINICÍDIO: Homem mandou ex-mulher dar 'último beijo' no filho antes de esfaqueá-la
Incêndios são controlados pelos bombeiros (Divulgação, CBMMS) FOGO NO PANTANAL
Ponte é destruída por incêndio de grandes proporções no Pantanal sul-mato-grossense; veja VÍDEO
Divulgação/Alfredo Neto/JP News CASO DE POLÍCIA
Homem é sequestrado, esfaqueado no pescoço e jogado em terreno baldio

Mais Lidas

FOTOS: GEONE BERNARDOVICENTINA 37 ANOS - FOTOS
Confira às 02 galerias de FOTOS do Camarim e show com Hugo e Guilherme nos 37 anos de VICENTINA
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Genir Goreli Pegorari, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FOTO: FOLHA DE CAMPO GRANDETRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente envolvendo 03 veículos deixa 02 mortos, entre elas um jornalista
Anne Carolline Barros, de 25 anos, morreu no início da tarde desta segunda-feira (17) (Foto: Reprodução Rede social) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWSACIDENTE FATAL
TRAGÉDIA: Médica recém-formada morre após colisão em poste
FOTOS: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWSJATEÍ - FESTA DA FOGUEIRA 2024
Atração nacional: Fogueira gigante de Jateí entra na fase final de levantamento