Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 24 de novembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CIA DO BICHO
Glória de Dourados - projeto

Glória de Dourados implanta projeto socioambiental

O município de Glória de Dourados, unindo várias secretarias municipais criou um projeto

3 Abr 2014 - 08h15Por Demerval Nogueira / Fátima News

O município de Glória de Dourados, unindo várias secretarias municipais criou um projeto denominado “a água como bem socioambiental”. Este projeto nasceu em torno da necessidade de envolver alguma atividade de educação ambiental relacionado ao tema, nas redes estudantis municipal, estadual e particular. Os representantes reuniram-se com diretores e coordenadores das escolas das três esferas, para a apresentação do projeto. Na oportunidade participaram ativamente das reuniões, representantes da área de saneamento e de meio ambiente, onde ficou decidido projetar a presente ação, ou seja, inserindo a educação ambiental através do tema água e energia.

A bióloga Maria Aparecida Frutuoso, responsável pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente (DMA) destaca que “a água é um recurso natural de valor inestimável. Mais que um insumo indispensável à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que mantém em equilíbrio os ecossistemas”, disse Aparecida. A escolha se deu porque a água e a energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que as gerações hidrelétrica, nuclear e térmica precisam de recursos hídricos.

Os objetivos da proposta são: sensibilizar a comunidade escolar para uma postura crítica sobre as questões socioambientais, com ênfase nos temas água e energia, de forma a contribuir para a formação de cidadãos competentes, capazes de contribuir para o desenvolvimento sustentável, preservando não só a água, mas todo o meio ambiente; desenvolver ações práticas com alunos como forma de educar e mudar comportamentos aplicando um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada área, de modo que se consiga uma perspectiva na questão ambiental nos espaços escolares.

A metodologia da proposta está nas ações intersetoriais entre as secretarias municipais de Educação, Saneamento Básico e Desenvolvimento Sustentável, com foco nos trabalhos com alunos da educação básica do município. Os alunos do 4ª e 5º ano do ensino fundamental elaboraram frases sobre temas propostos, que depois de avaliadas serão transcritas nas contas de água que serão entregues aos usuários. Os alunos do 6º e 9º ano do ensino fundamental foram responsáveis pelas fotos, enquanto os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio elaboraram um vídeo. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) criaram uma paródia.

Todo o processo foi acompanhado e orientado por um professor coordenador, presente em cada escola ou turma, responsável por encaminhar ao DMA, os três melhores trabalhos. Os resultados foram divulgados e os alunos receberam premiações. Os prêmios foram doados pelo Auto Posto Biela, Mania do 9, Cassava S/A, Supermercado Luísa, Supermercado N. S. Aparecida, Coopaleite, ACEGD e mercearia Garcia. As escolas participantes foram: E. E. Eufrosina Pinto, E. E. Hilda B. Duarte, E. M. Dois de Maio Polo, Centro Educacional Glóriadouradense (CEG), E. M. Marinha do Brasil, E. E. Vânia M. Lopes e E. E. Weimar G. Torres.

Hoje todas as escolas estão envolvidas e aplicando a proposta, com a certeza que o objetivo inicial foi atingido, o de incitar as escolas a trabalhar os temas, água e energia. Maria Aparecida Frutuoso disse que é um desafio trabalhar com ações interdisciplinares e intersetoriais. “O desafio está lançado à comunidade, e temos a certeza que os frutos dessa proposta serão gratificantes na medida em que levam para os espaços escolares possibilidades de reflexão, de relação ser humano e a água”, confere a diretora.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em nova parceria, Estado e bancada federal entregam unidades de resgate para 05 cidades de MS
ALERTA DE SEGURANÇA
Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas e rajadas de ventos de até 100 km/h
NAVIRAÍ E TODO MS DE LUTO
Morre deputado estadual Onevan de Matos
Confira quantos eleitores vão às urnas neste domingo em Culturama e Fátima do Sul FÁTIMA DO SUL E CULTURAMA
Confira quantos eleitores vão às urnas neste domingo em Culturama e Fátima do Sul
FALTA DE ENERGIA
Está sem luz? Energisa diz que temporal com '6 mil raios' é responsável por queda de energia
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado entrega 20 motos BMW para a PM e o Corpo de Bombeiros Militar
CALORZINHO NO MS
Cidade de MS bate recorde histórico de temperatura máxima 44,6 °C
SORTUDOS DE MS
SORTUDOS DE MS: 5 apostadores levam a quina da Mega-Sena, confira se foi você
MS DESTAQUE
Com práticas voltadas para Educação e Gestão Pública, MS é destaque em 1º Prêmio do Brasil Central
FERIADÃO CHEGANDO
Feriado prolongado na pandemia: consciência, reponsabilidade e cuidados redobrados