Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Glória de Dourados - projeto

Glória de Dourados implanta projeto socioambiental

O município de Glória de Dourados, unindo várias secretarias municipais criou um projeto

3 Abr 2014 - 08h15Por Demerval Nogueira / Fátima News

O município de Glória de Dourados, unindo várias secretarias municipais criou um projeto denominado “a água como bem socioambiental”. Este projeto nasceu em torno da necessidade de envolver alguma atividade de educação ambiental relacionado ao tema, nas redes estudantis municipal, estadual e particular. Os representantes reuniram-se com diretores e coordenadores das escolas das três esferas, para a apresentação do projeto. Na oportunidade participaram ativamente das reuniões, representantes da área de saneamento e de meio ambiente, onde ficou decidido projetar a presente ação, ou seja, inserindo a educação ambiental através do tema água e energia.

A bióloga Maria Aparecida Frutuoso, responsável pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente (DMA) destaca que “a água é um recurso natural de valor inestimável. Mais que um insumo indispensável à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que mantém em equilíbrio os ecossistemas”, disse Aparecida. A escolha se deu porque a água e a energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que as gerações hidrelétrica, nuclear e térmica precisam de recursos hídricos.

Os objetivos da proposta são: sensibilizar a comunidade escolar para uma postura crítica sobre as questões socioambientais, com ênfase nos temas água e energia, de forma a contribuir para a formação de cidadãos competentes, capazes de contribuir para o desenvolvimento sustentável, preservando não só a água, mas todo o meio ambiente; desenvolver ações práticas com alunos como forma de educar e mudar comportamentos aplicando um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada área, de modo que se consiga uma perspectiva na questão ambiental nos espaços escolares.

A metodologia da proposta está nas ações intersetoriais entre as secretarias municipais de Educação, Saneamento Básico e Desenvolvimento Sustentável, com foco nos trabalhos com alunos da educação básica do município. Os alunos do 4ª e 5º ano do ensino fundamental elaboraram frases sobre temas propostos, que depois de avaliadas serão transcritas nas contas de água que serão entregues aos usuários. Os alunos do 6º e 9º ano do ensino fundamental foram responsáveis pelas fotos, enquanto os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio elaboraram um vídeo. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) criaram uma paródia.

Todo o processo foi acompanhado e orientado por um professor coordenador, presente em cada escola ou turma, responsável por encaminhar ao DMA, os três melhores trabalhos. Os resultados foram divulgados e os alunos receberam premiações. Os prêmios foram doados pelo Auto Posto Biela, Mania do 9, Cassava S/A, Supermercado Luísa, Supermercado N. S. Aparecida, Coopaleite, ACEGD e mercearia Garcia. As escolas participantes foram: E. E. Eufrosina Pinto, E. E. Hilda B. Duarte, E. M. Dois de Maio Polo, Centro Educacional Glóriadouradense (CEG), E. M. Marinha do Brasil, E. E. Vânia M. Lopes e E. E. Weimar G. Torres.

Hoje todas as escolas estão envolvidas e aplicando a proposta, com a certeza que o objetivo inicial foi atingido, o de incitar as escolas a trabalhar os temas, água e energia. Maria Aparecida Frutuoso disse que é um desafio trabalhar com ações interdisciplinares e intersetoriais. “O desafio está lançado à comunidade, e temos a certeza que os frutos dessa proposta serão gratificantes na medida em que levam para os espaços escolares possibilidades de reflexão, de relação ser humano e a água”, confere a diretora.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da entrega de escrituras para moradores do Bairro Morada do Sol em Fátima do Sul
DETRAN/MS - Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS LEILÃO ONLINE DETRAN-MS
Leilão do Detran-MS tem o clássico Omega CD e Honda Fan em Dourados; veja como PARTICIPAR
Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as ofertas da SEXTA do PEIXE e do FRANGO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMS COISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto