Menu
SADER_FULL
sexta, 30 de julho de 2021
Busca
Glória de Dourados contra as drogas

Glória de Dourados desenvolve projeto antidrogas

Em uma mobilização entre a Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Cultura e Escolas Estaduais

24 Set 2014 - 07h49Por Assessoria de comunicação Departamento de Cultura

Em uma mobilização entre a Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Cultura e Escolas Estaduais, está acontecendo em Glória de Dourados o Projeto Cabeça Feita. O referido projeto tem como um dos objetivos atentar nossos jovens para os riscos ao uso de drogas. A temática abordada faz parte de uma série de medidas que a Secretaria vem desenvolvendo no decorrer do ano de 2014, onde dentro das políticas públicas de saúde, destaca-se esta problemática existente na sociedade e que a cada dia se torna mais presente causando uma imensidão de problemas vividos por famílias de diversas classes sociais. 

O Projeto tem sido desenvolvido dentro das Escolas Estaduais juntamente com o ensino médio, através de oficinas de teatro como possibilidade de transformação e desenvolvimento crítico na prevenção ao uso de drogas, além destas oficinas os alunos puderam praticar a leitura e pesquisa sobre entorpecentes e por meio disso criarem seus próprios roteiros e textos para ser apresentados a comunidade.

 Neste contexto o projeto amplia sua função inicial, quando promove a interdisciplinaridade no desenvolvimento de competências que o próprio educando com uma série de incentivos busca construir. Para o Secretário de Municipal de Saúde Fausto José de Souza, o Projeto é uma das prioridades da sua gestão, uma vez que esta temática merece especial atenção por se tratar de saúde pública e ser um meio de destruição de muitas famílias, jovens e adultos. “Acredito que ações dessa natureza são da maior importância para construirmos uma sociedade mais crítica, participativa e consciente quanto ao uso das drogas. Buscamos com este Projeto despertar no jovem o risco que as drogas causam e entendemos que para isso devemos utilizar uma linguagem divertida e criativa, portanto pensamos no teatro como meio para transmitir essa mensagem.”

As atividades teatrais estão sendo realizadas dentro das escolas em encontros semanais com os alunos do ensino médio, foram envolvidas as escolas: Eufrosina Pinto, Hilda Bergo Duarte, Vânia Medeiros Lopes e Weimar Torres esta última faz parte do distrito de Guaçulandia. Toda ação conta com a participação dos diretores, coordenadores e professores que numa ação conjunta demonstram interesse e preocupação com a temática em questão.

 O diretor de cultura e ministrante a Oficina professor Fábio Germano destaca que o projeto merece atenção especial. “Devemos abordar o tema com sinceridade e clareza. Nossos jovens tem acesso à informação mais rápido do que imaginamos. Estamos na era da informática e isso pode trazer coisas boas e ruins ao mesmo tempo. Temos realizado uma Oficina divertida, porque o teatro existe pra isso, mas ao mesmo tempo refletimos sobre o tema e discutimos a possibilidade de transmitir uma mensagem positiva, longe da visão “romântica” e estereotipada das drogas. Temos que estar mais atentos e presentes, nossos jovens não são bobos!”.

O prefeito Arceno Athas Junior também demonstra preocupação com esta questão e apoia as iniciativas empreendidas pela secretaria de saúde e órgãos parceiros, destacando que somente uma sociedade unida objetivará transformações, e que o combate às drogas é uma luta diária e constante e que os governos tem a obrigação de estarem presentes nesta batalha.

O Projeto Cabeça Feita está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Cultura em parceria com Ministério da Saúde, Escolas Estaduais, Conselho Tutelar do Menor e Adolescente, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Publico Estadual, Sinted, UEMS, Câmara Municipal e Prefeitura de Glória de Dourados.

Dentro desta proposta, o Secretário de Saúde Fausto José de Souza aproveita e convida a todos para que no dia 29 de setembro às 19 horas no anfiteatro da UEMS de Glória de Dourados,  prestigiem a noite cultural onde serão apresentadas algumas peças de teatro feitas pelos alunos referente a prevenção e uso de drogas. Na ocasião terá a abertura de uma exposição de Máscaras artísticas, trabalho desenvolvido com alunos da 1ª Cia. Mix. de guardas Mirins de Glória de Dourados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PAGAMENTO NA CONTA
Governo de MS deposita folha de julho nesta sexta e injeta R$ 408 milhões na economia
ORLA DE FÁTIMA DO SUL TCHAU FRIOOO...!!!
Frio extremo e geadas vão embora e temperaturas voltam a subir neste final de semana
FÁTIMA DO SUL - TRISTE NOTÍCIA
Corpo da jovem Emily que perdeu a vida em acidente será velado e sepultada em Fátima do Sul
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em Rio Brilhante, Riedel assina ordem para recapeamento de avenida e visita obras Corpo de Bombeiros
ORLA DE FÁTIMA DO SUL FÁTIMA DO SUL - ASSISTA
Com sensação de -1ºC, Orla de Fátima do Sul tem amanhecer 'polar' nesta quinta-feira, ASSISTA
DEPUTADO BARBOSINHA AÇÕES DEPUTADO BARBOSINHA
Barbosinha destina R$ 650 mil em emendas na saúde para 16 cidades
PREVISÃO DO TEMPO
Frio ganha força e aumenta chance de geada nesta quinta-feira
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Banco do Brasil prorroga inscrições de concurso com vagas em Fátima, Vicentina, Jateí e região
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Riedel: 'Ilumina Pantanal levará desenvolvimento para milhares de pantaneiros'
Frio de gelar os ossos chega a MS e há possibilidade de geada no sul do estado (G1) FRIO INTENSO
Frio intenso com geadas e temperatura de até -5° entre quarta e sexta em MS