Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de fevereiro de 2021
SADER_FULL
Busca
FERIADÃO CHEGANDO

Feriado prolongado na pandemia: consciência, reponsabilidade e cuidados redobrados

Feriado prolongado na pandemia: consciência, reponsabilidade e cuidados redobrados

3 Set 2020 - 09h39Por PAULA BATISTA / LIDE

Feriado da Semana da Pátria chegando e condutores de todo o país começam a programar viagens depois de vários meses de isolamento. Mas, antes de sair de casa, é preciso conferir as permissões de cada localidade. No Estado do Paraná, por exemplo, foi publicada uma Resolução de nº 978/2020, com recomendação de medidas restritivas nas celebrações da Semana da Pátria, para evitar aglomerações.  

A publicação da Secretaria de Saúde do Estado recomenda que a população e autoridades se abstenham de realizar ou participar de qualquer evento alusivo à Semana da Pátria. “Desfiles, paradas ou demonstrações e demais ações devem ser evitados por todos; as recomendações seguem as mesmas desde o início da pandemia. Precisamos reforçar o isolamento e diminuir a circulação de pessoas para que possamos passar por tudo isso o mais rápido possível”, disse em nota o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Para as localidades nas quais é possível viajar, mantendo os cuidados preventivos à covid-19, é importante seguir as recomendações de segurança da Polícia Rodoviária Federal, que indica fazer o planejamento antecipado da viagem, a revisão do veículo, programar pausas para descanso durante a condução, usar cinto de segurança e ter atenção redobrada, observando as sinalizações que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem. Velocidade incompatível com a via e ultrapassagens irregulares e perigosas estão entre as maiores causas de acidentes no feriado prolongado do ano passado.

Para não fazer parte das estatísticas, a orientação é simples: dirija com responsabilidade e obedeça aos limites de velocidade das vias. Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, empresa que desenvolve e aplica tecnologia para a segurança no trânsito, conta que os radares, como são conhecidos os equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito, acabam por inibir o condutor a praticar altas velocidades, induzindo-o a respeitar o limite imposto em cada via. “Além disso, muitos desses dispositivos possuem outras funções, como registrar avanço de sinal vermelho, circulação em faixa exclusiva e conversões proibidas; sempre com o objetivo de tornar as vias mais humanas e seguras para todos”.

Campos também lembra que o momento que o mundo todo está vivendo reforça a necessidade de pensarmos coletivamente. “Assim como no trânsito, onde o coletivo deve sempre ser priorizado, a pandemia veio nos mostrar que atitudes individuais afetam enormemente a sociedade como o todo. Cada indivíduo precisa refletir sobre seu comportamento, quanto usuário das ruas e vias e quanto cidadão, tanto para reduzir o número de vítimas no trânsito como para frear o avanço da covid-19. Mais do que nunca pedimos consciência, respeito e cuidados redobrados”, acrescenta.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SISTEMA DE IRRIGAÇÃO EM MS
Jateí na lista, Agricultores de 08 cidades tiveram financiamento aprovado para sistema de irrigação
PLANTÃO FÁTIMA NEWS DEU RUIM
DEU RUIM: Adolescente tenta assaltar PM de folga e morre em MS
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com novo cronograma, complexo hospitalar de Corumbá está com 85% de sua estrutura pronta
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com mutirão nos fins de semana, Agesul conclui manutenção de muitas estradas após período de chuvas
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS paga R$ 392 milhões em salários nesta segunda-feira
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Mineradora anuncia projeto de R$ 40 milhões para extração de basalto em Inocência
O BOTICÁRIO
O Boticário é eleito como a marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Agesul reforça aterros na MS-184 'Estrada-Parque' devido forte vazão das águas
Governo de Mato Grosso do Sul desmente boatos de redução de 20% nos salários dos servidores públicos  Foto: Redes sociais FAKE NEWS
Governo de MS desmente boatos de redução de 20% nos salários dos servidores públicos
VOLTA ÀS AULAS NO MS
VOLTA ÀS AULAS: Governo de MS decide pela retomada das atividades da Rede Estadual de forma remota