Menu
SADER_FULL
quarta, 21 de outubro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ZANZI
REFLEXÃO

Feliz Natal e Tchau Fátima do Sul - Reverendo José do Carmo da Silva

23 Dez 2013 - 11h05

Feliz Natal e Tchau Fátima do Sul - Reverendo José do Carmo da Silva

“Partiremos de Fátima do Sul, todavia, Fátima do Sul não sairá de nós, pois faz parte de nós.”

Por ser pastor metodista tenho o mundo como minha paróquia, assim sendo, sou itinerante. Todo clérigo metodista sabe que um dia chegamos a uma cidade, tempos depois partiremos dela. No dia 03 de fevereiro de 2003 cheguei a Fátima do Sul, junto com minha esposa, Maria de Fátima e nosso casal de filhos, Jéssica e Matheus. Meu filho Matheus Emmanuel tinha cinco anos, era pequenino quando aqui chegamos, hoje tem dezesseis, cresceu, possui quase um metro e oitenta e seis de altura. Minha esposa quando aqui chegou voltou a estudar e atualmente cursa pedagogia. Eu fiz seminário, cursei a faculdade, bacharelei em Teologia, na Fateo, em São Bernardo do Campo, na UMESP. Estou prestes a concluir a Pós-Graduação em Ensino de Filosofia, Sociologia e Religião. A família aumentou, pois com um filho dessa cidade Favo de Mel, Elvis Martins, garoto que recebi entre os primeiros batizados de 2003, minha filha Jéssica Santana se casou. Não fora somente eu e minha família que crescemos. A IMEFAS – Igreja Metodista em Fátima do Sul também cresceu. Cresceu em quantidade e qualidade. Cresceu em estrutura, ampliamos e remodelamos o templo. Investimos em pessoas, estou deixando uma liderança capacitada, formada em teologia e se pós-graduando em Ensino de Filosofia, Sociologia e Religião. Foi um tempo de semear e colher.

Assim como há tempos de semear e colher, a Bíblia diz que existe tempo de chegar e tempo de partir. E com a chegada de 2014, também chegou o tempo de eu e meus familiares partirmos. Em um misto de alegria e de tristeza na noite de 20/12, foi o culto de ações de graças a Deus pelo findar de meu tempo de pastorado em Fátima do Sul. Tristeza pela ausência que será sentida. Alegria por sabermos que Deus nos chama a novos desafios e vitórias. O templo estava cheio de irmãos e amigos mais chegados do que irmãos. Também na tarde de ontem tive minha ultima participação em atividades ligadas ao município. Atendendo o convite da prefeitura; levei uma breve reflexão na abertura da inauguração do balneário “Samir Chafic Garib”. Em um evento há muito aguardado pelos fatimassulenses, estavam presentes, o padre da comunidade católica em Fátima do Sul, deputados estaduais e federais, vereadores, secretários, e o prefeito Junior Vasconcelos. Foram diversas as vezes que participei de cerimônias assim, por meio de um pastorado calcado na encarnada missão integral. Pela graça e para a Glória de Deus, o ministério que Ele me confiou, fez com que através da IMEFAS, de minha pessoa e sua liderança, o Evangelho, em Palavra e ações se fizesse presente na vida pública de Fátima do Sul. Cristo foi exaltado através de Pastoral Carcerária, palestras para egressos e reeducandos, conselhos da comunidade, passeatas antidrogas, palestras nas escolas e associações sobre racismo, suicídio e outros temas, Brasil Alfabetizado, assistência ao lar dos idosos...

Sendo certa minha mudança para Campo Grande, capital de MS, até o meio de janeiro de 2014, junto com as malas estou dia a dia fazendo o balanço do que conquistei em Fátima do Sul. E entre os “bens” lanço as pessoas que Deus me possibilitou conhecer e pela graça fez forte e sincera amizade entre nós nascer. Não gosto de usar a expressão “bens” quando me refiro a pessoas, pois bens estão ligados a preços, cifras, comércio. Penso que a pessoas não se aplica preços, valores, cifras, portanto, não digo que as amizades que fiz em mais de uma década de pastorado em Fátima do Sul valem ouro. Pois quem diz que uma amizade vale ouro está colocando preço nela, limitando-a, tornando-a vendável. Por mais que o ouro receba alto valor seu valor está ligado a preço. Tenho para mim que, a amizade verdadeira é algo para lá de incomensuravelmente incalculável, não possuindo preço, antes possuindo vida, cheia de real sentimento, de concreto amor. E se é para dar um preço a uma amizade, o preço só pode ser o do amoroso sacrifício. Assim como Jesus ensinou e fez: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.- João 15:12-13”

No tempo que pastoreei Fátima do Sul, fui norteado pela vontade de ser relevante e de fazer a diferença. Muito mais do que ser uma igreja que se preocupa com a alma das pessoas e o celeste porvir, busquei orientar o rebanho que Deus me confiou, dentro de uma filosofia que denomino: do “micro” para o “macro”. Ela consiste na prática do seguinte conselho:

Procure ser relevante fazendo a diferença a partir de sua casa.
Se fores relevante em sua casa, você fará a diferença em sua rua.
Se fizeres a diferença em sua rua, será relevante em sua quadra.
Se fores relevante em sua quadra, você fará a diferença em seu bairro.
Se fizeres a diferença em seu bairro, será relevante em sua cidade.
Se fores relevante em sua cidade, você fará a diferença em seu Estado.
Se fizeres a diferença em seu Estado, será relevante em seu país.
Se fores relevante em seu país, você fará a diferença em seu continente.
Se fizeres a diferença em seu continente, será relevante em nosso mundo.
Se fores relevante em nosso mundo, fará a diferença em nosso universo.
Se fizeres a diferença em nosso universo, ainda que morra viveras para sempre aqui e na eternidade. Pois seu espírito retornará para Deus que o deu, mas sua memória ancestral continuará a fazer diferença e dar relevância às futuras gerações. Sim, pessoas relevantes são inextinguíveis. Pessoas relevantes e que fazem a diferença são semelhantes aos rios. Assim como, os rios, elas nascem em pequenas e escondidas fontes. Todavia, vão crescendo, superando obstáculos, contornando barreiras, ganhando visibilidade, força e caudalosidade. Muitas vezes sofrem perdas com o calor do sol, tantas outras vezes, aquilo que perderam, recebem de volta com as águas da chuva, e assim prosseguem tocando em frente, de força em força... E quando parece chegar ao fim, se fundem enfim com o oceano sem fim.

Em suma, faço a você que lê essa mensagem um convite. Quando fores a Campo Grande, não se faça de rogado, apareça para um café, um Tereré com graça, no seguinte endereço: Av. das Bandeiras, n°1756 - Vila Marcos Roberto, Campo Grande – MS - Fones: (67) 9211-4469 – (67) 32018607.  Sigo tocando em frente e agradecendo a Deus por essa cidade e seu povo. Cidade onde, até aqui, vivi os melhores anos de minha vida. Levo – te em meu coração ó Fátima do Sul. Levo traços e abraços de seu povo, seu jeito, sua cultura, seu carinho. Parto na certeza de que em ti deixo marcas através de uma Igreja, a qual sob a ação do Espírito Santo, do novo pastor, o Reverendo Norberto Rovida e da liderança local, continuará a pulsar sinalizando para Àquele que há dois mil anos, em uma manjedoura, no primeiro Natal, veio ao Mundo para que todos os povos tenham vida e vida em abundância.

Feliz Natal cidade Favo de Mel. Até breve povo fatimassulense. Sobre vós impetro a benção do Deus Altíssimo, dizendo: "O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer
o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz.”

Reverendo José do Carmo da Silva e família.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado entrega 20 motos BMW para a PM e o Corpo de Bombeiros Militar
CALORZINHO NO MS
Cidade de MS bate recorde histórico de temperatura máxima 44,6 °C
SORTUDOS DE MS
SORTUDOS DE MS: 5 apostadores levam a quina da Mega-Sena, confira se foi você
MS DESTAQUE
Com práticas voltadas para Educação e Gestão Pública, MS é destaque em 1º Prêmio do Brasil Central
FERIADÃO CHEGANDO
Feriado prolongado na pandemia: consciência, reponsabilidade e cuidados redobrados
TURISMO
Conheça o Vancouver com um visto Canadense
DEFESA CIVIL ALERTA
ALERTA DEFESA CIVIL: Tempo seco pode trazer riscos à saúde e incêndios florestais em todo MS
TECNOLOGIA
Detran-MS implementa sistema inovador para pagamento de guias por cartão de débito de todos os bancos
TRAGÉDIAS DA COVID-19
Grávida morre após pegar Covid durante chá de fraldas surpresa
ESPAÇO SAÚDE
Gripe, alergia ou resfriados? Você sabe a diferença?