A vida, principalmente a humana, é preciosa, portanto, todo ato voltado para sua preservação é validamente um sucesso aplaudível em si mesmo, independente do número de pessoas envolvidas nele.
A frase acima expressa minha avaliação da palestra em torno da questão: “Suicídio: Existe uma saída?”. A palestra foi realizada pelo Capelão Hospitalar do Núcleo do Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – (NHU/UFMS), Edilson dos Reis. Reis também é professor da disciplina de bioética na residência multiprofissional em saúde do NHU/UFMS.
Sob o mesmo tema e questionamento, a palestra ocorreu em duas etapas. Na manhã de quinta-feira, 26, 09, na Escola Estadual Senador Filinto Muller do Amaral, voltada para os alunos e professores. Na escola, o palestrante abordou a ocorrência do suicídio em meio aos jovens. Suas causas, detecção e prevenção. Foram sorteados exemplares do livro: O Caminho para Deus – Passos para uma vida salva e redimida – Hildor Bösel.
E a noite ocorreu no Auditório da ACIFAS – Associação Comercial de Fátima do Sul, compareceram, professores, universitários, enfermeiros, estudantes de psicologia, pastores, lideranças evangélicas e representantes da Igreja Católica, e demais pessoas que se interessaram pelo proposto. Edilson abordou a influência de agrotóxicos nos casos de depressão, bem como a importância preventivamente detectar sinais no depressivo, antes que o quadro se agrave e culmine em suicídio.
O tema brilhantemente abordado pelo professor e capelão levantou inúmeras interrogações por parte dos participantes, o que demonstra a importância do assunto, bem como a preocupação da sociedade em relação aos inúmeros casos de suicídio ocorridos em Fátima do Sul e seu entorno.
Destacamos e agradecemos a presença do Comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar de Fátima do Sul, Coronel Isfrido Cabanha, o qual, no espaço aberto para perguntas, participou ativamente.
Agradecemos ao Major Adriano Reginaldo de Souza, Comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, o qual enviou representantes.
A Igreja Metodista em Fátima do Sul, comunidade idealizadora e organizadora do Evento, agradece a todos quantos tornaram possível a realização do evento.
Na pessoa de seu presidente, o Empresário José Massariol, a ACIFAS – Associação Comercial e Industrial de Fátima do Sul, a Mais Moveis.
A Escola Senador Filinto Muller, sob a direção dos professores: Altair Albuquerque, e João Carlos.
A Câmara de Vereadores de Fátima do Sul. À Serafim Imóveis, na pessoa de Antonio Serafim e Luiz Thomaz de Aquino Jr.
Ao Luciano Gazola, proprietário da Cantina BAH.
A Fathel – Faculdade Teológica, (Campo Grande)na pessoa do professor André José.
A Pupa Presentes, na pessoa de Ivaldo Martiniano Santana e Marizete Santana.
Igualmente, agradecemos as Rádios Fátima FM, e Guaicurus, pelo espaço cedido e entrevistas.
Assim, como, o suicídio, os casos de cânceres, e o crescente aumento de dependentes químicos, (principalmente, o crack) também são questões que estão na pauta de reflexão, oração e atuação da IMEFAS - Igreja Metodista em Fátima do Sul. E com o apoio do Professor Edilson dos Reis, para o primeiro semestre de 2014; estaremos realizando algumas palestras com os temas: Câncer: Quais suas causas? E Drogas. Como Prevenir?
Nosso propósito é atuarmos de forma relevante na sociedade fatimassulente, contribuindo assim com a proclamação do Evangelho Pleno que atinge a pessoa humana em sua integralidade, provocando também transformação social. Assim sendo, desde já estamos convidando os interessados a participar de um curso de Capelania Escolar, sob a orientação do Professor Edilson Reis, a nos contatarem pelos seguintes meios: fones: 67/3467-5032 – 96412659 – przedocarmo@gmail.com
Soli Deo glória (Glória somente a Deus)
Reverendo José do Carmo da Silva – pastor local.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Em Jateí, parceria da Prefeitura leva mundo encantado do circo para crianças e comunidade

Tecnologia que preserva: MS aposta na inovação para salvar o meio ambiente e transformar vidas

Mara Caseiro pede a limpeza das margens das rodovias MS-295 e MS-180

Proprietários têm até outubro de 2025 para regularizar terras na faixa de fronteira

Expocanas 2025: setor de bioenergia anuncia aumento de produção e novos investimentos em MS
Mais Lidas

Jovem luta para concluir curso técnico em enfermagem enquanto cuida da avó acamada e dos filhos

40ª Romaria de Fátima do Sul a Aparecida do Norte aconteceu neste final de semana

Muita tristeza na despedida da jovem Angélica de Fátima do Sul

Câmara Municipal de Fátima do Sul aprova criação da Associação de Brigadistas em votação unânime
