Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
FATIMASSULENSE - VALE A PENA COMPRAR

Fatimassulense conta em livro, vivências em 15 anos na maior penitenciária de MS

Fatimassulense conta em livro, vivências em 15 anos na maior penitenciária de MS

15 Dez 2019 - 12h42Por Tatyane Santinoni e Keila Oliveira - Agepen

A partir de experiências vivenciadas, no “Reino dos Cadeados” surge sob um olhar sensível e minucioso do agente penitenciário Gilberto Avelino Mendes. Com 15 anos de experiência no sistema prisional de Mato Grosso do Sul, o servidor encontrou na escrita a melhor forma para retratar o dia a dia dentro do maior presídio do Estado. Nas 166 páginas, Gilberto entrega histórias de leitura fácil e envolvente, com aparência de fantasia, sobre uma realidade que, de alguma forma ou de outra, se desgarra todos os dias dentro das prisões brasileiras.

Atuando na área de Segurança e Custódia e lotado na Penitenciária Estadual de Dourados (PED) desde o início da carreira, Gilberto é formado em Ciências Contábeis e garante ser apaixonado pela literatura desde pequeno. Composta por crônicas, a obra – sem personagens e sem tempo – traz uma perspectiva singela e humana de situações presenciadas dentro do presídio. “No Reino dos Cadeados nasceu de um pesadelo diário que se ergue sobre os escombros de vidas exiladas”, provoca o autor na contracapa do livro.

Gilberto revela que escrever sobre suas emoções e sobre o que via ajudou a construir sua história na profissão. “O mundo ‘intragrades’ possui seu regramento próprio e adaptar-se é sobreviver. Amo crônicas, gosto das lições que elas passam. A história de uma crônica é apenas a cortina que oculta a verdade do texto. Elas são sensíveis e nos exercitam a sensibilidade e a partir delas as pessoas conseguem ver o cotidiano sem ter que fraturar seus sentimentos com as verdades que somente dentro destes universos sobrevivem e existem”, explica o escritor.

Publicado há pouco mais de um mês pela editora Biblio em Dourados, a primeira tiragem do livro já está acabando. “É a realização de um sonho mesmo, o dia que os livros chegaram foi inesquecível! Dá muito trabalho escrever, corrigir, diagramar, corrigir novamente, ler e ler e ler, enfim… um trabalho feito com amor e carinho. Mas acredito que o livro já está dando certo, várias pessoas me falaram que nunca tinham olhado a cadeia pela perspectiva que a obra sugere. Perfeito para mim! Isso mesmo que queria, levar as pessoas para dentro da cadeia, sem que a cadeia fosse para dentro delas”, ressalta o ‘guardião do Reino dos Cadeados’, como o próprio autor se autodenomina na obra.

Logo no início da obra, o autor dedica todo o trabalho a pessoas que, segundo ele, foram fundamentais em todos os sentidos para que o livro se tornasse realidade. Dentre elas estão sua esposa Drúcila, a mãe Jaimerina, o sogro Aparecido e a cunhada, dra Regiane Coelho.

Esse foi o primeiro livro lançado, mas possui outras obras prontas como crônicas e poesias com temas diversos que pretende publicar também. Para o futuro, o agente afirma que vai continuar escrevendo e sonha em elaborar um livro com temática cristã. Os textos do agente Gilberto Avelino Mendes estão disponíveis em seu blog pessoal, para acessá-los clique aqui.

Para o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, a experiência do agente transformada em obra literária contribui positivamente para a sociedade, trazendo um novo olhar para o sistema prisional. “Parabenizo a iniciativa do servidor por possibilitar essa reflexão sobre um tema que é de suma importância para a segurança pública e que os leitores possam entender e valorizar ainda mais a atuação dos agentes penitenciários”, finaliza.

Quem quiser adquirir o livro, pode entrar em contato pelo  Facebook/Gilberto Avelino Mendes (clique aqui e acesse).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Parceria entre Secretaria de Saúde e Hospital do Amor leva exames da Carreta a Culturama e Fátima
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Prefeitura conclui obras de aterro e reabre estrada rural até o Rio Dourados em Culturama
FÁTIMA DO SUL - PRESTANDO CONTAS
Usina Fátima do Sul Agro-Energética publica relatório de Transparência e Igualdade salarial
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos