Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 30 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
FÁTIMA DO SUL - De Volta ao Passado

Alunos do Filinto Muller volta ao século 20 em aula de história em Fátima do Sul

Muito interessante a criatividade dos alunos da Escola Estadual Senador Filinto Muller

14 Mar 2018 - 14h34Por Adélio Ferreira - Fátima News

Muito interessante a criatividade dos alunos da Escola Estadual Senador Filinto Muller, de Fátima do Sul, viveram o início do século 20, no Brasil, em uma aula, que aconteceu no dia 07 de março.

Uma aula no início do século 20, no Brasil. As turmas dos 9 anos A, B e C tiveram uma aula diferenciada de História, com o professor Wagner Cordeiro. Ao estudarem o tema República Velha no Brasil (1889 - 1930), o professor sugeriu aos estudantes que tentassem conseguir algumas roupas que lembrassem a moda de mulheres e homens do País naquela época.

A evolução da moda no Brasil

Do longo ao mini, do algodão ao tecido sintético, dos cabelos volumosos aos chapados. A moda muda, se transforma, inventa, reinventa, revoluciona - e se repete. Da influência europeia à busca por uma identidade nacional, a moda brasileira mudou radicalmente desde o tempo dos nossos bisavós. Historicamente, não faz muito tempo que as mulheres só saiam de casa de vestido longo, luvas e sombrinha. O que diriam elas se vissem as pernas de fora de hoje (que nem chocam mais)? O que foi revolucionário antes hoje já é trivial.

O homem se veste há séculos mas o estilismo como profissão só se tornou curso superior nos anos 1970. Os que pensam que a moda não é uma forma de expressão e de arte, mas só a maneira como as pessoas cobrem seus corpos, podem parar de ler por aqui. Para os que continuam, o cmais+ entrevistou o autor do livro e diretor do documentário homônimo “História da Moda no Brasil”, João Braga, para conhecer a trajetória da moda brasileira. Ele dividiu a moda em sete períodos.

“As mulheres vestiam-se aqui no Brasil como se elas fossem verdadeiramente europeias. Com o calor do Rio de Janeiro e as mulheres usavam casaco de pele. Sem necessidade, mas era chique usar casaco de pele em Paris. Na rua do ouvidor, no Rio de Janeiro, falava-se mais francês do que português”, diz João Braga.

Nessa época era característico ver nas ruas mulheres usando cintura marcada, chapéus bem grandes, coque fofo, vestidos longos, botinhas e uma sombrinha a tiracolo. Já os homens usavam flor na lapela, calça comprida, paletó, gravata, colete e chapéu.

Uma curiosidade: no final do século XIX até o princípio do século XX, algumas famílias abastadas do Rio de Janeiro mandavam lavar e passar as roupas em Lisboa por que consideravam que no Rio não soubessem lavar e passar bem. "Isso talvez muito mais por exibicionismo do que por qualquer outra questão de higiene propriamente dita", diz João Braga.

No período do pós-guerra, as saias se encurtam e a mulher começa a ter uma vida social mais ativa. Essa mudança no comportamento feminino que inspirou o nome do período.

No Brasil, a influência parisiense continua forte, mas já se produz roupas aqui – inspiradas na moda de fora, mas com adaptações.

Na moda feminina o que se destacava era o chapeuzinho cloche, o cabelo mais curto e a cintura mais baixa, na altura do quadril. “Isso deixa o corpo mais retilíneo”, diz João Braga. (Com informações da Cultura)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: ASSESSORIA INAUGURAÇÃO
Atendendo Fátima do Sul e região, inaugurou na última 5ª-feira Vanessa Parpinelli Estética Avançada
FOTOS: GERCÉLIO CHAVES FOTOS OLIMCIFAS
Confira as FOTOS da Olimcifas que envolveu os municípios de Jateí, Vicentina e Fátima do Sul
Veja as ofertas da SEGUNDA DA LIMPEZA no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Confira as OFERTAS desta segunda e terça, QUARTA-FEIRA será fechado o Jorge Mercado em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls

Mais Lidas

ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
Jornal São Carlos AgoraLAMENTÁVEL
Casal é encontrado morto em carro