Menu
SADER_FULL
quinta, 9 de abril de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
POLONIO IMÓVEIS
fátima do sul

Fátima do Sul participa da Audiência Pública em Glória de Dourados

24 Set 2013 - 10h34Por Lucimara Luca / Assessoria

A Prefeitura Municipal de Fátima do Sul participou da audiência pública "Mais Saúde Para o MS", realizada pelo deputado federal, Marçal Filho (PMDB) e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Colônia (CIDECO), que envolvem os municípios de Jateí, Deodápolis, Fátima do Sul, Vicentina, Ivinhema, Angélica Novo Horizonte do Sul e Glória de Dourados. A audiência aconteceu na noite de sexta-feira (20) no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Glória de Dourados.

A audiência teve por objetivo discutir a situação da saúde pública no país, em especial no Mato Grosso do Sul, sendo que na ocasião as pessoas presentes responderam um relatório que apontará as carências, necessidades e melhorias a serem desenvolvidas em cada município.

O deputado federal, Marçal Filho (PMDB) é o Relator do Orçamento da União (OGU), para a Saúde em 2014 e tem o desafio de lutar pelos recursos que serão assegurados para a área da saúde. O parlamentar percorrerá município polos regionais do Estado, para ouvir das administrações, da comunidade e segmentos relacionados às urgências e necessidades do setor. A meta é tratar e construir soluções em Brasília, junto ao Ministério da Saúde e através da Comissão Mista de Orçamento (CMO), para as demandas emergenciais, quanto às estruturações em longo prazo.

Em seu discurso o prefeito de Glória de Dourados, Arceno Athas Júnior, revelou que a saúde é o sonho de todo brasileiro. “As pessoas sonham em ser atendidos de maneira respeitosa e digna. A saúde necessita de especialidade médica, pois, a Estratégia de Saúde da Família veio para que o médico possa estar perto da família, mas precisamos de especialistas”, disse o anfitrião da audiência.

O prefeito de Jateí, Arilson Targino enfatizou a importância dos hospitais regionais e solicitou apoio e investimentos do governo estadual e federal. “Na nossa região o PSF está bom, mas o problema são os hospitais que tem que dar sustentação. Sobre as especialidades as pessoas tem que entrar na fila porque primeiro é atendido Dourados depois os outros municípios. A população quer a solução nossa carência é de hospitais e também não adianta trazer especialista sem o suporte, a grande deficiência está nos hospitais regionais”, explicou o prefeito de Jateí.

Ao discursar o deputado federal, Marçal Filho fez um relato de sua trajetória sobre as ações desenvolvidas em prol da saúde e alegou que os prefeitos devem tratar a saúde como prioridade zero. “Muitos Pet Shop tratam melhor o cão, enquanto muitos brasileiros que pagam seus impostos não dispõem de uma saúde pública digna”, explicou o deputado.

O parlamentar afirmou que não basta construir prédios, mas é necessário equipamentos e profissionais. “Podemos abrir mão de várias coisas em nosso país, inclusive o Trem Bala, mas não podemos desmerecer a Saúde Pública, deixando-a em segundo plano”, alegou o deputado.

O vice-prefeito de Fátima do Sul, Gilberto da Silva destacou o trabalho desenvolvido pelo deputado e afirmou que é um momento importante para o Estado. “É a hora de apontarmos nossas carências e necessidades, é o momento de exigirmos uma saúde com melhores condições. O deputado tem efetuado um belíssimo trabalho e esperamos que através dessa audiência pública nosso Estado avance na saúde pública”, comentou o vice-prefeito.

Devido a compromissos na capital do Estado, o prefeito de Fátima do Sul, Júnior Vasconcelos (PSDB) não compareceu a audiência, mas declarou que o município necessita de equipamentos. “Fátima do Sul conta com atendimento de especialistas como pediatra e cardiologistas, porém nossa carência é de equipamentos para realização de exames. Estamos um passo a frente de muitos municípios, mas pretendemos avançar em busca de uma saúde digna. Não podemos cruzar os braços, precisamos lutar pelas necessidades da nossa cidade e principalmente lutar pela saúde dos nossos moradores”, disse o prefeito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PANDEMIA
Governo isenta consumidores de baixa renda do pagamento da conta de luz
PANDEMIA
Pagamento das parcelas do FCO empresarial está suspenso até dezembro de 2020
CORONAVÍRUS NO MS
Reinaldo Azambuja destaca generosidade dos deputados e reforça pedido para pessoas ficarem em casa
ATUALIZAÇÃO CORONAVÍRUS EM MS
Quebra do isolamento, faz Covid-19 subir 19 casos em 48h em MS, confira a atualização
CORONAVÍRUS NO MS
Mais 3 novos casos positivos para COVID-19 é confirmado em cidade de MS
AÇÕES DEPUTADO BARBOSINHA
Barbosinha e deputados destinam R$ 20 milhões em emendas para saúde dos municípios
CORONAVÍRUS NO MS
No combate ao coronavírus, barreiras sanitárias abordam 7 mil pessoas por dia em MS
CORONAVÍRUS NO MS
MS tem 14 novos casos confirmados de Covid-19, Fátima do Sul tem todos suspeitos descartados
SITE AUXÍLIO EMERGENCIAL
Caixa disponibiliza site para cadastrar e tentar receber o auxílio emergencial quando disponivel
VACINA H1N1
Saúde distribui mais de 300 mil vacinas para municípios, Veja quando começa vacinação na sua cidade