Menu
terça, 19 de março de 2024
Busca!
DOURADOS - DIREITO DA UNIGRAN

Professor de Direito da UNIGRAN lança um dos primeiros livros sobre a Lei da Pandemia

Professor de Direito da UNIGRAN lança um dos primeiros livros sobre a Lei da Pandemia

4 Ago 2020 - 09h48Por UNIGRAN / ASSESSORIA

No dia 10 de junho foi sancionada a Lei Federal 14.010, mais conhecida como ‘Lei da Pandemia’, que trouxe mudanças no Regime Jurídico Emergencial e Temporário nas relações de Direito Privado – RJET, no período da pandemia do novo Coronavírus.

Diante da relevância do tema e da escassa publicação sobre a Lei, o professor de Direito da UNIGRAN, Gilberto Ferreira Marchetti Filho, teve a ideia de escrever um livro em parceria com a Editora Contemplar, comentando os principais aspectos que envolvem a nova lei. A obra tem como público-alvo acadêmicos e profissionais de Direito em geral, principalmente advogados e interessados na pesquisa.

“O objetivo da obra é comentar artigo por artigo da Lei Federal 14.010, que chamamos ‘Lei de Pandemia nas Relações Privadas’. Trouxemos os aspectos conceituais básicos para a compreensão e interpretação do texto no caso prático, quando possível, bem como tecemos comentários e críticas jurídicas acerca dos vetos, com escusas pela divergência de opiniões. Com isso, esperamos que o livro sirva o seu propósito de facilitar o estudo e compreensão do Direito Civil, nesse caso relativo às implicações da pandemia da Covid-19 nas relações privadas”, explicou Marchetti.

Embora atrasada e repleta de vetos, a lei foi criada para regular situações que envolvem relações jurídicas de Direito Privado que foram e estão sendo atingidas pela pandemia, notadamente no tocante a prescrição e decadência, pessoas jurídicas de direito privado, contrato, relação de consumo, aquisição por usucapião, condomínio edilício, regime concorrencial e direito de família e de sucessões, entre outros assuntos.

O mundo vive um momento atípico inesperado e que está impactando a vida de toda a população, embora em proporções diferentes. Uma das principais mudanças que afetou o dia a dia das pessoas foi o isolamento social, para, na medida do possível, evitar a contaminação em massa e o colapso do sistema de saúde público e privado.

Mas ela também trouxe a crise não só da saúde pública, mas social, econômica e política, que tem gerado reflexos nas mais diferentes áreas do Direito. Especificamente no Direito Privado, não foi diferente e os reflexos foram pesados, segundo o professor.

“Muito além de regular as situações nesse momento difícil, a lei terá reflexos que vão ultrapassar a sua vigência. Veremos, com certeza, questões do exame da OAB e de concursos exigindo o conhecimento dessa matéria daqui um ou dois anos. Veremos problemas jurídicos nascidos agora, que terão discussões futuras no Judiciário, além do que já está sendo debatido agora. Por isso a importância desse livro, que irá ajudar a compreender essa lei, não só agora, mas sua aplicabilidade com o passar dos anos e os reflexos dessa pandemia nas relações privadas”, concluiu Marchetti.

A obra pode ser adquirida no site da Amazon ou diretamente com o autor pelo Instagram @souprofgiba.

Sobre o autor

Gilberto Ferreira Marchetti Filho formou-se bacharel em Direito em 2004, é pós-graduado lato sensu em Direito Civil e Processo Civil e mestre em Processo Civil e Cidadania. É assessor jurídico do Gabinete da 6ª Vara Cível de Dourados/MS desde 2005 e Professor de Direito Civil na UNIGRAN, desde 2006. Também leciona Direito Processual Civil em cursos de pós-graduação.

Leia Também

GRAVE ACIDENTE
Idosa é atropelada por carro e em estado gravíssimo teve perna amputada em MS
Foto: Redes Sociais DEODÁPOLIS - CORPO ENCONTRADO
TRAGÉDIA: Durante pescaria com amigos, homem caiu no rio e morreu afogado em Deodápolis
PLANTÃO POLICIAL - POLÍCIA
Mulher fica em estado gravíssimo após ser atropelada; motorista é preso
Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS investe em infraestrutura urbana nas principais vias de Dourados
UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Construção de condomínios impacta ramo da Engenharia Civil ainda em 2024

Mais Lidas

FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRENTE FRIA SE APROXIMA
Adeus calorão? Frente fria com chuvas pode diminuir temperaturas em MS nesta semana
VAI FALTAR ÁGUAFÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
Foto: Redes Sociais DEODÁPOLIS - CORPO ENCONTRADO
TRAGÉDIA: Durante pescaria com amigos, homem caiu no rio e morreu afogado em Deodápolis
PLANTÃO POLICIAL - POLÍCIA
Mulher fica em estado gravíssimo após ser atropelada; motorista é preso
Família morava em Ponta Porã; Foto: Ligado Na RedaçãoTRAGÉDIA EM FAMÍLIA
Mãe e filho morrem em trágico acidente