Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
DOURADOS - DIREITO DA UNIGRAN

Professor de Direito da UNIGRAN lança um dos primeiros livros sobre a Lei da Pandemia

Professor de Direito da UNIGRAN lança um dos primeiros livros sobre a Lei da Pandemia

4 Ago 2020 - 09h48Por UNIGRAN / ASSESSORIA

No dia 10 de junho foi sancionada a Lei Federal 14.010, mais conhecida como ‘Lei da Pandemia’, que trouxe mudanças no Regime Jurídico Emergencial e Temporário nas relações de Direito Privado – RJET, no período da pandemia do novo Coronavírus.

Diante da relevância do tema e da escassa publicação sobre a Lei, o professor de Direito da UNIGRAN, Gilberto Ferreira Marchetti Filho, teve a ideia de escrever um livro em parceria com a Editora Contemplar, comentando os principais aspectos que envolvem a nova lei. A obra tem como público-alvo acadêmicos e profissionais de Direito em geral, principalmente advogados e interessados na pesquisa.

“O objetivo da obra é comentar artigo por artigo da Lei Federal 14.010, que chamamos ‘Lei de Pandemia nas Relações Privadas’. Trouxemos os aspectos conceituais básicos para a compreensão e interpretação do texto no caso prático, quando possível, bem como tecemos comentários e críticas jurídicas acerca dos vetos, com escusas pela divergência de opiniões. Com isso, esperamos que o livro sirva o seu propósito de facilitar o estudo e compreensão do Direito Civil, nesse caso relativo às implicações da pandemia da Covid-19 nas relações privadas”, explicou Marchetti.

Embora atrasada e repleta de vetos, a lei foi criada para regular situações que envolvem relações jurídicas de Direito Privado que foram e estão sendo atingidas pela pandemia, notadamente no tocante a prescrição e decadência, pessoas jurídicas de direito privado, contrato, relação de consumo, aquisição por usucapião, condomínio edilício, regime concorrencial e direito de família e de sucessões, entre outros assuntos.

O mundo vive um momento atípico inesperado e que está impactando a vida de toda a população, embora em proporções diferentes. Uma das principais mudanças que afetou o dia a dia das pessoas foi o isolamento social, para, na medida do possível, evitar a contaminação em massa e o colapso do sistema de saúde público e privado.

Mas ela também trouxe a crise não só da saúde pública, mas social, econômica e política, que tem gerado reflexos nas mais diferentes áreas do Direito. Especificamente no Direito Privado, não foi diferente e os reflexos foram pesados, segundo o professor.

“Muito além de regular as situações nesse momento difícil, a lei terá reflexos que vão ultrapassar a sua vigência. Veremos, com certeza, questões do exame da OAB e de concursos exigindo o conhecimento dessa matéria daqui um ou dois anos. Veremos problemas jurídicos nascidos agora, que terão discussões futuras no Judiciário, além do que já está sendo debatido agora. Por isso a importância desse livro, que irá ajudar a compreender essa lei, não só agora, mas sua aplicabilidade com o passar dos anos e os reflexos dessa pandemia nas relações privadas”, concluiu Marchetti.

A obra pode ser adquirida no site da Amazon ou diretamente com o autor pelo Instagram @souprofgiba.

Sobre o autor

Gilberto Ferreira Marchetti Filho formou-se bacharel em Direito em 2004, é pós-graduado lato sensu em Direito Civil e Processo Civil e mestre em Processo Civil e Cidadania. É assessor jurídico do Gabinete da 6ª Vara Cível de Dourados/MS desde 2005 e Professor de Direito Civil na UNIGRAN, desde 2006. Também leciona Direito Processual Civil em cursos de pós-graduação.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Motorista invadiu uma residência; Foto: Leandro Holsbach/Ligado Na Notícia DOURADOS - VÍDEO
VÍDEO: Motorista de carreta sai da pista, invade residência e fica gravemente ferido em Dourados
As circunstâncias do acidente ainda estão sendo investigadas pela polícia / Wesley Ortiz ACIDENTE FATAL
IDENTIFICADO o jovem que morreu após colidir em traseira de caminhonete em Dourados
Raquel de Sá ao lado do professor do Colégio UNIGRAN, Marcos Oliveira Maciel COLÉGIO UNIGRAN DESTAQUE
Formada pelo Colégio UNIGRAN é aprovada em Medicina na Itália
Ajude
Alice Ramos: Transforme solidariedade em esperança - Sua doação faz a diferença!
CERGRAND DE LUTO
Morre Diretor Presidente da Cergrand Itair Rodrigues, Cooperativa informa sobre velório em Nota

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis