Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
LUTAVA PELA VIDA

Médico que morreu por Covid ficou sem leito de UTI por quase 30 horas

Médico que morreu por Covid ficou sem leito de UTI por quase 30 horas

20 Jul 2020 - 10h14Por Valéria Araujo/Progresso

O médico cardiologista Dirceu Ferreira Guimarães, de 82 anos, que morreu vítima de Covid-19 em Dourados, esperou quase 30 horas por um leito de UTI até ser atendido. A denúncia é da filha, a advogada Valeska Guimarães, que levou o caso até o Ministério Público e Defensoria Pública do Estado.

Ao O PROGRESSO ela contou que o pai deu entrada no Hospital da Vida no dia 18 de junho às 15h30, com quadro de dispneia. Foi levado a área vermelha em estado grave. A recomendação médica seria para que ele fosse encaminhado para a UTI, porém não havia vaga, segundo ela, na unidade.

Segundo Valeska foram horas de muitas dificuldades em busca de um leito de UTI. "Um fato que me chamou a atenção é que tínhamos que ficar solicitando vagas o tempo todo. O Município deveria ter um sistema que pudesse rastrear a fila de espera com prioridade aos idosos. Não foi isso que vimos", ressalta, observando que ela e o irmão praticamente "acamparam" no hospital para garantir que o pai fosse atendido. Segundo a filha, no hospital da Vida os leitos de UTI novos estavam desativados.

Após 28 horas de espera, foi cedida vaga de UTI com ventilação mecânica. Outro detalhe que chamou a atenção da advogada é que o primeiro exame realizado ainda na UPA deu negativo para Covid e que após passar pela área vermelha do Hospital da Vida, em contato com vários pacientes e chegar ao Hospital Universitário um novo teste deu positivo, o que, segundo ela pode ser um indício de infecção intra-hospitalar.

A advogada ingressou com ação na expectativa de alertar o poder público sobre a falta de vagas de UTI, já que ficou indignada ao ver a Prefeitura informar a disponibilidade de leitos quando a realidade é outra, já que durante essas 28 horas, hospitais públicos e privados informaram a negativa de vagas. "Meu pai trabalhou muitos anos na rede pública e sempre acreditou no SUS. Não posso afirmar se poderíamos ter salvo a vida dele se tivesse recebido o atendimento recomendado desde o início e espero que essas indagações sejam respondidas no decorrer do processo. Muitas famílias podem estar sofrendo o mesmo e não sabem como denunciar e exigir um tratamento digno aqueles que precisam da Saúde Pública", alerta.

MP

Ao O PROGRESSO, a 10 Promotoria de Justiça informou que foi instaurada a Notícia de Fato nº 01.2020.00005657-0 dentro da qual serão solicitados os documentos alusivos à situação fática narrada por ela para posterior análise.

Secretaria de Saúde

O secretário de Saúde de Dourados, Gecimar Teixeira informou que não acompanhou o caso de perto porque não estava a frente da Pasta e portando não poderá se pronunciar. Descartou, por exemplo, que haja falta de vagas. Disse que a taxa de ocupação de leitos estava em 61% no último dia 15.

Judiciário

Mesmo a Prefeitura de Dourados tendo recebido recursos federais de R$ 4,3 milhões sem implementar o total de leitos de UTI Covid-19 previstos e a taxa de ocupação de leitos chegar a 80%, o juiz da 6ª Vara Cível da Comarca de Dourados, Emerson Ricardo Fernandes rejeitou o pedido do Ministério Público Estadual que buscava obrigar o Município a implementar novos leitos de uti.

O MP também pediu a interferência do Estado para assumir a regulação de leitos de UTI para a microrregião de Dourados, de forma a atender com segurança os pacientes. Em relação a isto o juiz destacou: "O pedido de interferência na gestão da saúde pública, acaso fosse acolhido, faria com que o judiciário fosse, de certa forma, protagonista de papel que não lhe é conferido constitucionalmente, havendo grave afronta ao Poder Executivo", disse o magistrado em relação à Ação Civil Pública Cível do MPMS, aberta contra a administração municipal.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS
Publicidade e Propaganda aborda 'Arte e Emoção' na profissão durante Sincom 2024
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na Notícia DOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social) LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS