Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
DOURADOS - UNIGRAN

Inova Unigran desenvolve protótipos de protetores faciais para doar aos profissionais da saúde

Inova Unigran desenvolve protótipos de protetores faciais para doar aos profissionais da saúde

10 Abr 2020 - 14h33Por UNIGRAN - ASSESSORIA

A aceleradora Inova UNIGRAN está utilizando tecnologia 3D e fabricando protótipos de protetores faciais, do tipo ‘face shield’, para serem doados aos profissionais da saúde da região da Grande Dourados, durante a pandemia do novo Coronavírus COVID-19. O modelo protege o rosto e colo, sendo que a impressão 3D produz o encaixe na cabeça e a viseira é feita de acetato, um material transparente.

Todo o material utilizado na confecção dos protótipos foi doado pela UNIGRAN. Já os que serão necessários para a produção em larga escala vão contar também com o apoio de empresários douradenses, que já sinalizaram apoio.

Segundo Fabiano Nagamatsu, diretor da Inova UNIGRAN, a iniciativa surgiu de grupos nacionais que a aceleradora participa. “A ideia veio de dois grupos nacionais de profissionais que a Inova UNIGRAN integra, sendo a Rede Colaborativa 3D e a SOS-Covid19.com, que estão fomentando o apoio local durante a pandemia. Nosso objetivo é doar esses protetores aos profissionais da saúde, que são os que mais estão correndo o risco de serem infectados pelo vírus. Já estamos produzindo cerca de 40 protetores e depois de validadas, a produção será conforme a demanda, podendo ter a capacidade de fabricar de mais de mil unidades”, explicou.

Destacou também, que todos os cuidados estão sendo tomados para atender as normas da ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. “É importante destacar que estamos seguindo as recomendações da ANVISA e estamos fazendo o acabamento adequado, utilizando acetona, que não deixa o material poroso, como é característico das impressões 3D. Com isso, a limpeza e higienização do material fica fácil e evita a instalação e a proliferação de microrganismos. Outro ponto importante que estamos respeitando é a espessura do acetato, que deve ser de no mínimo 0,5mm, para garantir a devida proteção do EPI”, disse.

Na próxima semana os protótipos das máscaras estarão concluídos e serão validados por uma equipe multiprofissional da saúde. Após isso, a Inova UNIGRAN iniciará a produção em larga escala para começar a doação.

Também estão sendo criados protótipos de respiradores para serem doados aos hospitais da região, que também serão fabricados utilizando a impressão 3D e ainda com arduíno, que é uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto e computação.

Sobre a Inova UNIGRAN

A Inova UNIGRAN foi criada em 2018 para incentivar o desenvolvimento de inovações que contribuam para a efetiva aprendizagem dos alunos e para a melhoria da comunidade empresarial e social da região, por meio de projetos de inovação tecnológica.

A atuação da aceleradora tem base no Decreto 9.283, de 7 de fevereiro de 2018, da Lei de incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo de universidades públicas e privadas.

No fim do ano passado, a aceleradora lançou oito startups inovadoras de diversos setores e fez Dourados e Mato Grosso do Sul dar um passo importante rumo a tecnologia e a inovação, a inserindo definitivamente no mercado digital global.

Mais informações sobre a Inova UNIGRAN podem ser obtidas no site www.inovaunigran.com.br.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Motorista invadiu uma residência; Foto: Leandro Holsbach/Ligado Na Notícia DOURADOS - VÍDEO
VÍDEO: Motorista de carreta sai da pista, invade residência e fica gravemente ferido em Dourados
As circunstâncias do acidente ainda estão sendo investigadas pela polícia / Wesley Ortiz ACIDENTE FATAL
IDENTIFICADO o jovem que morreu após colidir em traseira de caminhonete em Dourados
Raquel de Sá ao lado do professor do Colégio UNIGRAN, Marcos Oliveira Maciel COLÉGIO UNIGRAN DESTAQUE
Formada pelo Colégio UNIGRAN é aprovada em Medicina na Itália
Ajude
Alice Ramos: Transforme solidariedade em esperança - Sua doação faz a diferença!
CERGRAND DE LUTO
Morre Diretor Presidente da Cergrand Itair Rodrigues, Cooperativa informa sobre velório em Nota

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul