Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
dourados - educção

Dourados é 1ª cidade do Brasil a universalizar a educação integral

28 Abr 2014 - 13h56Por Dourados Agora

Em mais um esforço para garantir um ensino de excelência, a Prefeitura de Dourados cadastrou as últimas três escolas que ainda não estavam inseridas no programa Mais Educação. Assim, são 45 escolas no programa, tornando Dourados a primeira cidade do Brasil a ter a universalização da educação integral.

“Estamos muito satisfeitos por termos conseguido levar a todas as escolas a educação integral. Estamos cumprindo a nossa proposta de oferecer a melhor educação para garantir cidadãos íntegros e preparados para construir uma Dourados cada vez melhor”, afirma o prefeito Murilo.

De acordo com Marinisa Mizoguchi, secretária de Educação, as últimas três escolas inseridas no programa são a Avani Cargnelutti Fehlauer, no Jardim Flórida, Maria da Rosa Câmara, na Vila Industrial e Joaquim Murtinho, no centro. Com as adesões, o número de alunos atendidos no programa devem saltar dos 7.500 para pelo menos oito mil estudantes.

A secretária conta que a seleção dos alunos para o “Mais Educação” prioriza os mais necessitados, levando em conta os programas de transferência de renda (Bolsa Família e Vale Renda), os casos de repetência e de dificuldade de aprendizagem.

APROVAÇÃO

“E os resultados desse programa são excelentes”, conta ela. “No ano passado nós observamos que o índice de aprovação desse grupo de alunos foi de 85%. É um investimento que dá resultado. Por isso o prefeito Murilo o vê com muito carinho”.

O programa, desenvolvido no contraturno do período das aulas normais, oferece duas horas de reforço escolar, merenda e depois atividades culturais, esportivas e de lazer. A proposta é trabalhar a educação do aluno como um todo, para atingir a formação integral.

O Mais Educação é desenvolvido pela prefeitura com recursos do governo federal. Mas, para garantir mais qualidade, o prefeito Murilo complementa o programa. Além da contratação de um monitor para cada escola, a prefeitura oferece estagiários para melhorar o atendimento ao aluno. A alimentação também é complementada. Assim, o que seria um lanche acaba sendo uma refeição completa.

Além do sucesso na aprovação, os alunos do Mais Educação brilham nas apresentações culturais promovidas pelas secretarias de Educação e de Cultura. O programa tem contribuído também para o esporte, incentivando o surgimento de novos talentos. Nos jogos escolares do ano passado, a Escola Laudemira Coutinho de Melo participou com 15 atletas das competições de judô e todos levaram medalhas para casa.

O programa Mais Educação é uma estratégia para ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da educação integral. As atividades são na área de educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Lethycia Anjos - Mídia Max VEJA AS OPÇÃO DE TURISMO EM MS
Não sabe aonde ir no feriado? Confira opções turísticas para contemplar a natureza em MS
Crédito: Reprodução/Rede social LUTO NA EDUCAÇÃO
Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola de MS
VEREADOR LAURINDO BARBA - UNIÃO BRASIL - Imagem: Ribero Junior/MS24h CULTURAMENSE TRABALHANDO
Barba pede maior fiscalização na rodovia MS-147 e 'braços' de iluminação em Rua de Culturama
FOTO: DIVULGAÇÃO - PRF A MAIOR JÁ DESTE ANO DE 2024
Com farol de carreta apagado, traficante levava R$ 60 milhões em cocaína
FOTO: ASSESSORIA JATEÍ - FOTOS E CAMPEÕES
Veja FOTOS e quem foram os campeões da Final da Taça Semelt de futebol suíço masculino de Jateí

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos