Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 26 de novembro de 2020
SADER_FULL
Busca
JUNINHO DENTISTA NOVO
dourados - educção

Dourados é 1ª cidade do Brasil a universalizar a educação integral

28 Abr 2014 - 13h56Por Dourados Agora

Em mais um esforço para garantir um ensino de excelência, a Prefeitura de Dourados cadastrou as últimas três escolas que ainda não estavam inseridas no programa Mais Educação. Assim, são 45 escolas no programa, tornando Dourados a primeira cidade do Brasil a ter a universalização da educação integral.

“Estamos muito satisfeitos por termos conseguido levar a todas as escolas a educação integral. Estamos cumprindo a nossa proposta de oferecer a melhor educação para garantir cidadãos íntegros e preparados para construir uma Dourados cada vez melhor”, afirma o prefeito Murilo.

De acordo com Marinisa Mizoguchi, secretária de Educação, as últimas três escolas inseridas no programa são a Avani Cargnelutti Fehlauer, no Jardim Flórida, Maria da Rosa Câmara, na Vila Industrial e Joaquim Murtinho, no centro. Com as adesões, o número de alunos atendidos no programa devem saltar dos 7.500 para pelo menos oito mil estudantes.

A secretária conta que a seleção dos alunos para o “Mais Educação” prioriza os mais necessitados, levando em conta os programas de transferência de renda (Bolsa Família e Vale Renda), os casos de repetência e de dificuldade de aprendizagem.

APROVAÇÃO

“E os resultados desse programa são excelentes”, conta ela. “No ano passado nós observamos que o índice de aprovação desse grupo de alunos foi de 85%. É um investimento que dá resultado. Por isso o prefeito Murilo o vê com muito carinho”.

O programa, desenvolvido no contraturno do período das aulas normais, oferece duas horas de reforço escolar, merenda e depois atividades culturais, esportivas e de lazer. A proposta é trabalhar a educação do aluno como um todo, para atingir a formação integral.

O Mais Educação é desenvolvido pela prefeitura com recursos do governo federal. Mas, para garantir mais qualidade, o prefeito Murilo complementa o programa. Além da contratação de um monitor para cada escola, a prefeitura oferece estagiários para melhorar o atendimento ao aluno. A alimentação também é complementada. Assim, o que seria um lanche acaba sendo uma refeição completa.

Além do sucesso na aprovação, os alunos do Mais Educação brilham nas apresentações culturais promovidas pelas secretarias de Educação e de Cultura. O programa tem contribuído também para o esporte, incentivando o surgimento de novos talentos. Nos jogos escolares do ano passado, a Escola Laudemira Coutinho de Melo participou com 15 atletas das competições de judô e todos levaram medalhas para casa.

O programa Mais Educação é uma estratégia para ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da educação integral. As atividades são na área de educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Estado de MS destina novos equipamentos de borrifação aos municípios no combate ao Aedes Aegypti
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS entrega veículos para potencializar produção de erva-mate na faixa de fronteira
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em nova parceria, Estado e bancada federal entregam unidades de resgate para 05 cidades de MS
ALERTA DE SEGURANÇA
Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas e rajadas de ventos de até 100 km/h
NAVIRAÍ E TODO MS DE LUTO
Morre deputado estadual Onevan de Matos
Confira quantos eleitores vão às urnas neste domingo em Culturama e Fátima do Sul FÁTIMA DO SUL E CULTURAMA
Confira quantos eleitores vão às urnas neste domingo em Culturama e Fátima do Sul
FALTA DE ENERGIA
Está sem luz? Energisa diz que temporal com '6 mil raios' é responsável por queda de energia
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado entrega 20 motos BMW para a PM e o Corpo de Bombeiros Militar
CALORZINHO NO MS
Cidade de MS bate recorde histórico de temperatura máxima 44,6 °C
SORTUDOS DE MS
SORTUDOS DE MS: 5 apostadores levam a quina da Mega-Sena, confira se foi você