Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
RISCO

Dengue mata 31 pessoas em MS; 77 municípios têm risco de epidemia

23 Out 2013 - 09h12Por Dourados Agora

A dengue já fez 31 vítimas fatais em 19 municípios de Mato Grosso do Sul. É o que aponta o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde que teve os dados atualizados até dia 16 deste mês. Os 79 municípios totalizaram 100.494 notificações. Exceto os municípios de Juti e Paranhos, que apresentam média incidência, o restante aponta alta incidência para a dengue.

A alta incidência está classificada aos municípios acima de 300 casos por 100 mil habitantes. Em Mato Grosso do Sul, 77 municípios estão nesta situação.

O município que apresentou o maior número de mortes foi Campo Grande, que desde o inicio deste ano contabilizou 12 mortes; em seguida vem Vicentina, com duas mortes e as cidades de Anastácio, Aquidauana, Camapuã, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Fátima do Sul, Miranda, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas, cada uma com um óbito.

DOURADOS

Em julho deste ano o Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) apontou que Dourados apresentava risco médio de dengue, podendo evoluir para novos casos da doença. O levantamento feito com base em amostragem de oito setores do município, apontou índice de 1,35% de infestação.

Foram inspecionados 3.324 imóveis e encontrados 45 focos do transmissor da dengue. O levantamento foi feito logo após as intensas chuvas corridas em Dourados no inicio de julho. Conforme dados estaduais, Dourados notificou janeiro a outubro deste ano 2.383 casos. Dos 79 municípios, Dourados está em 69º posição no ranking de incidências da dengue.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Rosana Alexandre da Silva, com o período de chuva aliada ao calor intenso, os mosquitos tentem a proliferar, por isso, a prefeitura vai intensificar as campanha e ações nos próximos meses para evitar uma epidemia.

De acordo com Rosana, as equipes de agentes de endemias não pararam com o serviço. As orientações à população e trabalho de vistoria em residências são feitos de forma constante.

Até julho, 33.783 pessoas em todas as regiões da cidade tinham sido orientadas por meio de palestras, orientações e através de abordagem individual nas vias públicas. “O nosso objetivo é eliminar todos os criadouros de focos de mosquito, mas sempre conscientizando à população”, destacou.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: FÁBIO MENEZES / REGIAONLINE VICENTINA - FOTOS
Confira as FOTOS da Inauguração da Sala Lilás em Vicentina
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
Itamar Buzzatta TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com fatia de pizza R$ 3,49 e copo de suco R$ 1 real, veja as OFERTAS desta quinta no Jorge Mercado

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS