Mato Grosso do Sul se destaca em vários setores da agricultura, como na produção de soja, milho, cana-de-açúcar e eucalipto. Para diversificar e oferecer alternativa de cultivo de outras culturas no Estado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul), oferece uma série de cursos voltados aos pequenos produtores e assentados. Com este objetivo a entidade realiza a capacitação ‘Produção de Mudas de Café’, no município de Sidrolândia, nos dias 10 e 11 de dezembro.
Atualmente, Mato Grosso do Sul não cultiva café para venda industrial e de acordo com o instrutor do Senar/MS, Zeno Fernandes, os pequenos produtores são responsáveis pela produção cafeeira no Estado. “A cultura exige alta mão de obra e isso limita a produção. Mas os produtores que se dedicam à produção do café no Estado têm retorno positivo, devido o consumo elevado tradicional do brasileiro e o valor de mercado vale a pena”, explica o engenheiro agrônomo, Fernandes, ao relatar que o Brasil é responsável por um terço de todo o café produzido no mundo e a saca de 60 quilos do café em Mato Grosso do Sul pode custar a cifra de R$ 250 em média.
A partir da utilização de técnicas adequadas, os participantes da capacitação poderão produzir mudas de café de variedade Sumatra. O preparo de substratos, retirada de gomos e de subsolo, seleção de sementes e formação de viveiros são alguns dos procedimentos para a produção das mudas. “Junto com os participantes do curso, plantaremos mudas de café e no próximo ano voltaremos ao local para dar sequência à capacitação. Desta maneira, quem participar das duas etapas terá conhecimento de todas as fases necessárias para iniciar o cultivo de café”, relata o instrutor do Senar/MS.
Para o cultivo do é preciso que a região tenha temperaturas de 8°C a 30°C, solo com boa drenagem e quantidade de matéria orgânica e topografia acima de 500 metros. Segundo Fernandes, é possível cultivar café em Sidrolândia fazendo apenas alguns ajustes no solo. “O município tem boas condições para o cultivo de café, porém, o solo da região precisa da implantação de matéria orgânica.”, ressalta. Para manter a boa qualidade das mudas, é necessário proteger a plantação das geadas, o que pode ser feito por meio de adubação foliar.
Entre 9 e 14 de dezembro, além do ‘Preparo de mudas de café’, o Senar oferecerá outras 60 capacitações em Mato Grosso do Sul. Conheça o calendário de cursos deste fim de ano acessando www.senarms.org.br ou facebook.com/senarms.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

LEILÃO do Detran-MS tem mais de 100 veículos para circulação, veja como PARTICIPAR

EMPREGO: JBS abre mais de 300 vagas de emprego em Dourados, veja como fazer

Prefeitura inicia 2ª etapa de obra que acabará com alagamentos na região do Parque Alvorada

Mara Caseiro solicita estudo para ampliar atendimento a pessoas com TEA

Governo de Mato Grosso do Sul abre inscrições para o programa Bolsa Atleta 2025-2026
Mais Lidas

HOMICÍDIO: Homem mata vizinho a facadas durante discussão

NOTÍCIA TRISTE: Mulher morta após acidente era socorrista e voltava de plantão

DEODÁPOLIS: Identificado homem morto em acidente, ele estava no meio da rodovia e usava muletas

TRAGÉDIA: Mulher perde controle de carro e morre em acidente
