Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 22 de outubro de 2021
Busca
VPN

Como garantir a segurança cibernética do seu negócio

8 Set 2021 - 17h03

O mundo cibernético se desenvolve quase sem percebermos. No Brasil, o setor de vendas pela internet se expande a um ritmo acelerado e registrou um crescimento de mais de 40% em 2020. Nenhuma empresa que deseja aumentar seu volume de negócios pode ficar de fora dessa onda.

Mas nem tudo são flores: o desenvolvimento frenético da internet em geral e do e-commerce em particular levou a um aumento também vertiginoso do número de ciberataques, que em algumas regiões são o tipo de crime que mais cresce.

Por isso, é importante aprofundar seus conhecimentos de segurança cibernética e entender quais ferramentas e estratégias podem ser mais eficientes para ajudar você a proteger o seu negócio. Vamos conhecer algumas delas. 

Mantenha seus sistemas e programas atualizados

Esta é provavelmente a dica mais básica de todas. Programas não são atualizados periodicamente apenas para oferecer novas funcionalidades. Eles também recebem camadas de proteção à medida que novas ameaças são detectadas. 

Assim, se você ativar as atualizações automáticas e checar com frequência se todos os seus sistemas e programas estão com a versão mais recente disponível, terá uma preocupação a menos.

Instale uma extensão VPN

Segurança online não depende somente da infraestrutura do seu negócio. É possível, por exemplo, que você eventualmente precise usar uma conexão WiFi pública para compartilhar dados. Para esses casos, você terá de instalar uma extensão VPN. Ferramentas desse tipo criam uma espécie de túnel em que certas informações sensíveis podem trafegar com segurança. VeePN é o melhor VPN grátis que você vai encontrar na internet. Ele está disponível para download e pode ser adicionado a qualquer dispositivo. 

Faça backups dos seus arquivos

Você deve ter dois pontos em mente em relação aos backups: (1) um é pouco; e (2) a frequência é a chave. Ter um backup dos seus dados mais sensíveis na nuvem e outro em um HD externo vai assegurar que, não importa o que acontecer, você sempre poderá recuperá-los. Mas de nada adianta fazer dois ou mais backups e não se certificar de que estejam sempre atualizados. Adicione novos arquivos diariamente e faça revisões semanais, no mínimo. 

Use alguns programas de proteção fundamentais 

O antivírus não é o único programa indispensável com a função de proteger o seu negócio no mundo cibernético. Você também vai precisar de um filtro anti-spam em suas contas de e-mail e de um firewall (literalmente, “parede de fogo”), que serve como uma barreira contra ameaças externas. Muitos aparelhos vêm de fábrica com firewalls pré-instalados e habilitados, mas você pode baixar alternativas mais potentes e muitas vezes gratuitas.

Inove ao criar senhas

Uma senha segura não precisa ser uma sopa de letrinhas. Se você conseguir juntar algumas palavras conhecidas, estará inventando uma senha muito difícil de ser hackeada, mas fácil de ser lembrada. Basta que essa combinação seja longa (pelo menos 14 dígitos), complexa (inclua números, maiúsculas e minúsculas, além de caracteres especiais), imprevisível (pense em palavras aleatórias) e única (não a reutilize).

Utilize autenticação multifator (MFA)

Garantir que seu negócio está a salvo de ataques digitais pode dar trabalho, mas a recompensa vale a pena. Adote para todos os acessos protegidos por senha uma barreira dupla, que exija, além de uma senha, outra forma de verificação de identidade. Isso pode incluir, por exemplo, um código enviado por SMS.

Fique atento ao celular

É muito comum que um gerente se preocupe com aparelhos maiores como computadores e se esqueça de adotar medidas de segurança cibernética para os dispositivos móveis. Independentemente do sistema operacional dos aparelhos da sua empresa, sempre existe risco de ataque. Sempre que possível, aplique os mesmos procedimentos usados para computadores a celulares e tablets.

Proteja sua rede WiFi

Para ser mais segura, a conexão do seu negócio tem de ser criptografada e oculta. Uma rede oculta não revela o próprio SSID, isto é, o “nome”. Caso não saiba realizar esse procedimento, peça ajuda ao seu técnico de internet.

Criptografe informações confidenciais

Não é só sua conexão WiFi que deve ser criptografada; qualquer dado confidencial enviado pela internet também. A criptografia converte informações em códigos e diminui consideravelmente o risco de roubo, destruição e interceptação.

Esteja em sintonia com a sua equipe

Alguns passos cruciais para isso são definir exatamente que funcionários têm acesso a quais informações e treiná-los para reconhecer possíveis ameaças, reagir a elas e relatar o ocorrido. Lembre-se de que todos os colaboradores devem ter acesso somente aos dados necessários para desempenhar as próprias tarefas.

Entendeu agora por que você deve investir em segurança online para proteger o seu negócio? A internet é tão prática e cheia de possibilidades quanto arriscada, se você não usar as ferramentas certas. Felizmente, existem muitas opções à disposição para todos os bolsos e preferências!

Leia Também

AUXÍLIO CAMINHONEIROS AUXÍLIO AOS CAMINHONEIROS
Bolsonaro anuncia novo Auxílio de R$ 400 para caminhoneiros, veja como será
Sede da governadoria, no Parque dos Poderes (Foto Arquivo) FERIADÃO EM NOVEMBRO
Ponto facultativo transforma feriadão em 4 dias, veja o decreto
Fotos: Guilherme Pimentel AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado entrega moradias à população de São Gabriel do Oeste
FÁTIMA DO SUL TEMPORAL???
Frente fria chega no fim de semana com chuvas e frio de 13ºC, confira a previsão
MATO GROSSO DO SUL
Mato Grosso do Sul se mantém líder na exportação de tilápia no terceiro trimestre de 2021
CONQUISTA DEPUTADA MARA CASEIRO
Após pedido de Mara Caseiro, governador confirma asfalto da Estrada da Balsinha para início de 2022
Fotos: Eduardo Pereira, Robinho e Robert Dias JATEÍ - DIA DAS CRIANÇAS
Com fé no futuro, Prefeitura de Jateí celebra a vida com crianças e suas famílias
Foto: Ribeiro Júnior/MS24H CULTURAMENSE NA TRIBUNA
Barba pede apoio a prefeita para trazer Carreta da Justiça para atender em Fátima do Sul e Culturama
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Riedel lista desafios do agro e iniciativas do Governo do MS para alunos da pós-graduação da UFGD
ORLA DE FÁTIMA DO SUL NOVA FRENTE FRIA CHEGANDO
Nova frente fria promete mais chuva para o final de semana