Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
VPN

Como garantir a segurança cibernética do seu negócio

8 Set 2021 - 17h03

O mundo cibernético se desenvolve quase sem percebermos. No Brasil, o setor de vendas pela internet se expande a um ritmo acelerado e registrou um crescimento de mais de 40% em 2020. Nenhuma empresa que deseja aumentar seu volume de negócios pode ficar de fora dessa onda.

Mas nem tudo são flores: o desenvolvimento frenético da internet em geral e do e-commerce em particular levou a um aumento também vertiginoso do número de ciberataques, que em algumas regiões são o tipo de crime que mais cresce.

Por isso, é importante aprofundar seus conhecimentos de segurança cibernética e entender quais ferramentas e estratégias podem ser mais eficientes para ajudar você a proteger o seu negócio. Vamos conhecer algumas delas. 

Mantenha seus sistemas e programas atualizados

Esta é provavelmente a dica mais básica de todas. Programas não são atualizados periodicamente apenas para oferecer novas funcionalidades. Eles também recebem camadas de proteção à medida que novas ameaças são detectadas. 

Assim, se você ativar as atualizações automáticas e checar com frequência se todos os seus sistemas e programas estão com a versão mais recente disponível, terá uma preocupação a menos.

Instale uma extensão VPN

Segurança online não depende somente da infraestrutura do seu negócio. É possível, por exemplo, que você eventualmente precise usar uma conexão WiFi pública para compartilhar dados. Para esses casos, você terá de instalar uma extensão VPN. Ferramentas desse tipo criam uma espécie de túnel em que certas informações sensíveis podem trafegar com segurança. VeePN é o melhor VPN grátis que você vai encontrar na internet. Ele está disponível para download e pode ser adicionado a qualquer dispositivo. 

Faça backups dos seus arquivos

Você deve ter dois pontos em mente em relação aos backups: (1) um é pouco; e (2) a frequência é a chave. Ter um backup dos seus dados mais sensíveis na nuvem e outro em um HD externo vai assegurar que, não importa o que acontecer, você sempre poderá recuperá-los. Mas de nada adianta fazer dois ou mais backups e não se certificar de que estejam sempre atualizados. Adicione novos arquivos diariamente e faça revisões semanais, no mínimo. 

Use alguns programas de proteção fundamentais 

O antivírus não é o único programa indispensável com a função de proteger o seu negócio no mundo cibernético. Você também vai precisar de um filtro anti-spam em suas contas de e-mail e de um firewall (literalmente, “parede de fogo”), que serve como uma barreira contra ameaças externas. Muitos aparelhos vêm de fábrica com firewalls pré-instalados e habilitados, mas você pode baixar alternativas mais potentes e muitas vezes gratuitas.

Inove ao criar senhas

Uma senha segura não precisa ser uma sopa de letrinhas. Se você conseguir juntar algumas palavras conhecidas, estará inventando uma senha muito difícil de ser hackeada, mas fácil de ser lembrada. Basta que essa combinação seja longa (pelo menos 14 dígitos), complexa (inclua números, maiúsculas e minúsculas, além de caracteres especiais), imprevisível (pense em palavras aleatórias) e única (não a reutilize).

Utilize autenticação multifator (MFA)

Garantir que seu negócio está a salvo de ataques digitais pode dar trabalho, mas a recompensa vale a pena. Adote para todos os acessos protegidos por senha uma barreira dupla, que exija, além de uma senha, outra forma de verificação de identidade. Isso pode incluir, por exemplo, um código enviado por SMS.

Fique atento ao celular

É muito comum que um gerente se preocupe com aparelhos maiores como computadores e se esqueça de adotar medidas de segurança cibernética para os dispositivos móveis. Independentemente do sistema operacional dos aparelhos da sua empresa, sempre existe risco de ataque. Sempre que possível, aplique os mesmos procedimentos usados para computadores a celulares e tablets.

Proteja sua rede WiFi

Para ser mais segura, a conexão do seu negócio tem de ser criptografada e oculta. Uma rede oculta não revela o próprio SSID, isto é, o “nome”. Caso não saiba realizar esse procedimento, peça ajuda ao seu técnico de internet.

Criptografe informações confidenciais

Não é só sua conexão WiFi que deve ser criptografada; qualquer dado confidencial enviado pela internet também. A criptografia converte informações em códigos e diminui consideravelmente o risco de roubo, destruição e interceptação.

Esteja em sintonia com a sua equipe

Alguns passos cruciais para isso são definir exatamente que funcionários têm acesso a quais informações e treiná-los para reconhecer possíveis ameaças, reagir a elas e relatar o ocorrido. Lembre-se de que todos os colaboradores devem ter acesso somente aos dados necessários para desempenhar as próprias tarefas.

Entendeu agora por que você deve investir em segurança online para proteger o seu negócio? A internet é tão prática e cheia de possibilidades quanto arriscada, se você não usar as ferramentas certas. Felizmente, existem muitas opções à disposição para todos os bolsos e preferências!

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Chico Ribeiro - Avenida Duque de Caxias AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo licita mais de R$ 21,8 milhões para obras em vias urbanas e rodovias de MS
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS Ativo Municipalismo: novo conceito de parcerias garante melhores entregas à população
FOTO: MÍDIA MAX FEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
FOTO: BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS