Menu
SADER_FULL
quarta, 2 de dezembro de 2020
SADER_FULL
Busca
SITIOCA ALVORADA
ELEIÇÕES 2014

Cidades com mais de 200 mil eleitores terão voto em trânsito em 2014

18 Dez 2013 - 13h00Por UOL

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu que o voto em trânsito passará a valer nas eleições do ano que vem nas cidades com mais de 200 mil eleitores. A regra só vale para votação para eleger o presidente da República. 

MAIS SOBRE ELEIÇÕES 2014

A regra permite que, nas eleições presidenciais, os eleitores que estejam, no dia da votação, fora de seu domicílio eleitoral façam o pedido em algum cartório eleitoral para votar.

Nas últimas votações, o eleitor podia votar em trânsito apenas nas capitais. A mudança é uma das novas regras aprovadas pelo plenário do tribunal nesta terça-feira (17). As normas serão aplicadas nas eleições do ano que vem. O voto em trânsito foi adotado no país pela primeira vez nas eleições de 2010. 

Segundo o TSE, mesmo um eleitor que esteja no exterior e sabe que estará no Brasil em uma capital ou em uma cidade com mais 200 mil eleitores pode votar. A regra também vale para eleitores de municípios com menos de 200 mil também.
 
Eleitores que se enquadram nessa situação precisam comunicar a Justiça Eleitoral entre 15 de julho a 21 de agosto onde estarão no dia das eleições para que possam votar.
 
Em 2010, mais de 80 mil eleitores se cadastram para votar em trânsito no primeiro turno, entre eles o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do TSE à época, e o ex-ministro Cezar Peluso. No segundo turno,  o TSE informou que recebeu 76.528 registros.
 
Outra mudança aprovada pelo TSE é que o voto não será mais obrigatório para presos provisórios. A regra foi aplicada nas eleições do ano passado. 

Tira-dúvidas sobre voto em trânsito

Como faço para votar? É preciso se cadastrar para realizar entre 15 de julho a 21 de agosto em um cartório eleitoral e informar onde o eleitor estará no dia das eleições para que possam votar. Só é possível votar em capitais ou cidades com mais 200 mil eleitores. E é necessário que o registro seja feito em cada um dos turnos.
Moro em cidade com menos de 200 mil eleitores, posso votar? Sim. O eleitor fora de seu colégio eleitoral pode votar se estiver em uma capital ou cidade com mais 200 mil eleitores independente da origem de seu cadastro com a Justiça Eleitoral.
Posso votar se moro no exterior? Eleitores que moram no exterior só podem votar em trânsito se estiverem no país durante o pleito e estiverem cadastrados em cartório eleitoral entre 15 de julho a 21 de agosto.

Enquetes e pesquisas

A realização de enquetes e sondagens relativas às eleições de 2014 estão proibidas a partir de 1º de janeiro, de acordo com o TSE. Nas eleições municipais de 2012, elas estavam autorizadas, independentemente de registro na Justiça eleitoral, mas a sua divulgação estava condicionada à informação de que se tratava de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra.

Pesquisas de opinião pública sobre as eleições 2014 ou seus candidatos devem registradas na Justiça Eleitoral, com antecedência de pelo menos cinco dias da sua divulgação.

Na próximas eleições os nomes de todos os candidatos escolhidos por meio das convenções partidárias deverão constar nas pesquisas eleitorais a partir do dia 10 de julho.

As medidas foram aprovadas por meio de sete resoluções apresentadas pelo ministro Dias Toffoli.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CNH EM 2021
Confira as 9 multas que não vão mais gerar pontos na CNH em 2021
EMPREGO E RENDA
Cerca de 5 mil indígenas de MS são contratados por empresas de SC e RS para a colheita da maçã
MIRANDA - MS - PROJETO SALOBRA
Mais uma parceria CRAS e Projeto Salobra, em Miranda
SEGURANÇA NO FIM DE ANO
Segurança no Estado durante as festas de fim de ano terá mais de 2 mil policiais nas ruas em MS
NOTA MS PREMIADA
SERÁ QUE FOI VOCÊ: Mais de R$ 640 mil ainda não foram resgatados do Nota MS Premiada
Política
Estado de MS destina novos equipamentos de borrifação aos municípios no combate ao Aedes Aegypti
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS entrega veículos para potencializar produção de erva-mate na faixa de fronteira
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em nova parceria, Estado e bancada federal entregam unidades de resgate para 05 cidades de MS
ALERTA DE SEGURANÇA
Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas e rajadas de ventos de até 100 km/h
NAVIRAÍ E TODO MS DE LUTO
Morre deputado estadual Onevan de Matos