Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
ELEIÇÕES 2014

Cidades com mais de 200 mil eleitores terão voto em trânsito em 2014

18 Dez 2013 - 13h00Por UOL

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu que o voto em trânsito passará a valer nas eleições do ano que vem nas cidades com mais de 200 mil eleitores. A regra só vale para votação para eleger o presidente da República. 

MAIS SOBRE ELEIÇÕES 2014

A regra permite que, nas eleições presidenciais, os eleitores que estejam, no dia da votação, fora de seu domicílio eleitoral façam o pedido em algum cartório eleitoral para votar.

Nas últimas votações, o eleitor podia votar em trânsito apenas nas capitais. A mudança é uma das novas regras aprovadas pelo plenário do tribunal nesta terça-feira (17). As normas serão aplicadas nas eleições do ano que vem. O voto em trânsito foi adotado no país pela primeira vez nas eleições de 2010. 

Segundo o TSE, mesmo um eleitor que esteja no exterior e sabe que estará no Brasil em uma capital ou em uma cidade com mais 200 mil eleitores pode votar. A regra também vale para eleitores de municípios com menos de 200 mil também.
 
Eleitores que se enquadram nessa situação precisam comunicar a Justiça Eleitoral entre 15 de julho a 21 de agosto onde estarão no dia das eleições para que possam votar.
 
Em 2010, mais de 80 mil eleitores se cadastram para votar em trânsito no primeiro turno, entre eles o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do TSE à época, e o ex-ministro Cezar Peluso. No segundo turno,  o TSE informou que recebeu 76.528 registros.
 
Outra mudança aprovada pelo TSE é que o voto não será mais obrigatório para presos provisórios. A regra foi aplicada nas eleições do ano passado. 

Tira-dúvidas sobre voto em trânsito

Como faço para votar? É preciso se cadastrar para realizar entre 15 de julho a 21 de agosto em um cartório eleitoral e informar onde o eleitor estará no dia das eleições para que possam votar. Só é possível votar em capitais ou cidades com mais 200 mil eleitores. E é necessário que o registro seja feito em cada um dos turnos.
Moro em cidade com menos de 200 mil eleitores, posso votar? Sim. O eleitor fora de seu colégio eleitoral pode votar se estiver em uma capital ou cidade com mais 200 mil eleitores independente da origem de seu cadastro com a Justiça Eleitoral.
Posso votar se moro no exterior? Eleitores que moram no exterior só podem votar em trânsito se estiverem no país durante o pleito e estiverem cadastrados em cartório eleitoral entre 15 de julho a 21 de agosto.

Enquetes e pesquisas

A realização de enquetes e sondagens relativas às eleições de 2014 estão proibidas a partir de 1º de janeiro, de acordo com o TSE. Nas eleições municipais de 2012, elas estavam autorizadas, independentemente de registro na Justiça eleitoral, mas a sua divulgação estava condicionada à informação de que se tratava de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra.

Pesquisas de opinião pública sobre as eleições 2014 ou seus candidatos devem registradas na Justiça Eleitoral, com antecedência de pelo menos cinco dias da sua divulgação.

Na próximas eleições os nomes de todos os candidatos escolhidos por meio das convenções partidárias deverão constar nas pesquisas eleitorais a partir do dia 10 de julho.

As medidas foram aprovadas por meio de sete resoluções apresentadas pelo ministro Dias Toffoli.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

CULTURAMENSE NA TRIBUNA
Barba faz 2 requerimentos por CULTURAMA, 4ª a 10ª e parabeniza o amigo Burro Branco pelo aniversário
DEODÁPOLIS - PRÉ-CANDIDATO
Pena Branca, diretor da rádio Jota FM, anuncia pré-candidatura a vereador em Deodápolis
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21
Teste de dengue  Foto: Divulgação VAMOS LIMPAR OS QUINTAIS
ALERTA: Boletim chega com 14 óbitos e 5.754 casos confirmados de dengue
FÁTIMA DO SUL - AÇÕES
Município de Fátima do Sul recebe incentivo federal para abertura do Centro de Atenção Psicossocial

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Policial
Criança de fralda que caminhava na BR-153 é resgatada pela PRF