Menu
SADER_FULL
quinta, 25 de fevereiro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
desenvolvimento econômico

Chapadão do Sul é destaque nacional no “Globo Repórter”

Prefeito diz que reconhecimento atrai novas oportunidades de negócios e empregos

18 Nov 2013 - 17h47Por G1

O município de Chapadão do Sul foi destaque nacional do Globo Repórter da semana passada na Rede Globo, devido ao desenvolvimento econômico, alicerçado principalmente na agricultura, que usa tecnologia de ponta para tornar a região a “Capital Agrícola do Estado”. Também chamaram a atenção da reportagem a qualidade de vida da população; o planejamento físico da cidade e destaques na educação e infraestrutura da cidade. O prefeito Dr. Felipe diz que o reconhecimento ajuda a atrair novos investimentos e gerar mais empregos na cidade.

Com uma população de pouco mais de 21 mil habitantes, um hospital público, duas universidades e um dos melhores cursos de agronomia do País, com aulas práticas nas lavouras e modernos laboratórios, Chapadão do Sul  foi apresentada como uma terra de oportunidades para novos investidores em todas as áreas.Descrição: https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

“Nossa cidade cresce e nossa administração luta dia a dia para dotá-la de toda infraestrutura necessária para que tenha um crescimento ordenado e com qualidade devida para seus moradores”, afirma o prefeito Dr. Luiz Felipe Barreto, que está há pouco mais de 10 meses na administração do município, que pela primeira vez está recebendo as obras de rede de esgoto. Um de seus méritos políticos junto ao Governo de Mato Grosso do Sul e à Sanesul.

A reportagem contou um pouco da história da formação do município que em 21 de abril de 1962 recebeu seus primeiros moradores trazidos pelo corretor de imóveis e aviador Júlio Alves Martins, do Rio Grande do Sul. Apresentou também as ruas e avenidas largas que abrigam residências de um povo forte e trabalhador.

Outro destaque da cidade foi para a educação. As escolas municipais são modernas, com salas amplas, arejadas e reformadas e a cidade conta também com duas universidades, a Fachasul – Faculdade de Chapadão do Sul, com os cursos de Administração e Contabilidade e a UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal.

Conta também com cursos técnicos em Enfermagem e Segurança do Trabalho, ministrados pelo Ceprosul. Com essa estrutura educacional, a cidade facilita a vida da maioria dos jovens que não precisam deixar o município para estudar.

O centro de pesquisa, fundado há 16 anos, também ganhou espaço na reportagem. Os produtores, que investiram na época, R$ 35 mil, hoje esse centro recebe anualmente em torno de R$ 3 milhões para desenvolver os mais variados trabalhos em benefício do campo. Exemplo disso é a luta contra uma lagarta da soja. Os pesquisadores já desenvolveram um fungo capaz de combater essa praga que ataca as lavouras de soja da região.

Chapadão do Sul produz uma das melhores fibras de algodão do mundo. A área cultivada no município é de 10 mil hectares e a soma da produção da região é de 65 mil hectares plantados com essa cultura. Outras culturas como soja, milho, cana de açúcar, girassol e sorgo, também são largamente produzidas na região que cresce a cada dia.

A somatória de todas essas riquezas, no campo e na cidade, proporciona a Chapadão do Sul um dos melhores IDH – Índice de Desenvolvimento Humano do País.

O prefeito Dr. Felipe disse que a administração municipal tem consciência desse crescimento excepcional da região e que por isso trabalha para dotar a cidade de toda infraestrutura necessária para alicerçar esse crescimento. “Temos cuidado inclusive das nossas estradas rurais e pontes para facilitar o escoamento de nossa produção agropecuária e industrial, além de proporcionar também segurança para as nossas crianças que transportamos diariamente para as escolas”, afirmou o prefeito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VOLTA ÀS AULAS NO MS
VOLTA ÀS AULAS: Governo de MS decide pela retomada das atividades da Rede Estadual de forma remota
MAIS VACINAS CHEGANDO
MS recebe com quinta remessa de vacinas contra a Covid-19 e intensifica campanha de imunização
EMEI Lafayete Câmara de Oliveira, em Campo Grande (MS)  Foto: Google Street View CORONAVÍRUS NO MS
Em MS, Escola tem 7 funcionários que testam positivo para Covid-19 e local é desinfetado
GRUPO BOTICÁRIO
O Boticário terá 100% de seus itens de perfumaria produzidos com EcoÁlcool
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em entrega de motoniveladoras, governador anuncia mais de mil equipamentos para agricultura familiar
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Reinaldo Azambuja troca secretários para dar mais dinamismo à administração
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS entrega 28 motoniveladoras e 127 viaturas nesta segunda-feira
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com mais de 200 Km da rodovia, operação tapa-buraco na MS-040 deve terminar na próxima semana
PESCA ESPORTIVA
Influenciadoras se unem e promovem pesca noturna feminina no Rio Aquidauana
Sucuri é flagrada boiando após engolir presa em rio de MS.  Foto: Elvio Mariano/Imagem AGORA DEU MEDO
AGORA DEU MEDO: Sucuri de 6 metros é flagrada boiando em rio após engolir presa em MS