Na tarde de ontem (04) a Central de Acompanhamento de Penas / Medidas Alternativas (CAPEMA), realizou a última capacitação de 2013, que contou com a palestra do pastor Juarez e Mateus da igreja Luterana de Fátima do Sul. Somente este ano foi promovido 1.200 capacitações através de palestrantes voluntários.
A Capema desenvolve um trabalho que tem por objetivo monitorar e prestar auxílio às pessoas que cumprem penas ou medidas alternativas, além de devolver a dignidade, autoestima e respeito.
A coordenadora da Capema, Daiane Michelly Kermaunar, revelou que as reuniões têm por intuito oferecer aprendizado. “Nosso objetivo não é somente de que o cumpridor compareça as reuniões para marcar presença e cumprir a penalidade que foi imposta, mas principalmente que cada reunião seja um aprendizado para o cumpridor, que seja passado conhecimento, recuperando valores como ser humano, tocando a alma e o coração dos cumpridores para retornar suas vidas normalmente junto com sua família e a sociedade”, explicou à coordenadora.
Foto: Ribero Júnior/AgoraNews
A Capema foi criada em 2011 pelo promotor Dr. Paulo Gonçalves Ihikawa, que atuou em Fátima do Sul e idealizou o projeto com objetivo de reduzir a reincidência de crimes, devolvendo a sociedade um cidadão regenerado com base nos bons princípios.
A coordenadora explicou que antes de serem encaminhados para as entidades parceiras, os cumpridores passam pelo atendimento realizado pela psicóloga e assistente social, para traçar o perfil de cada cumpridor e serem colocados nas entidades de acordo com o perfil e aptidões de cada cumpridor.
São 46 entidades em parceria com a Capema que agrega os municípios de Fátima do Sul, Vicentina e Jateí. Os cumpridores são acolhidos para prestarem serviços em instituições, colaborando com a recuperação moral e profissional, mas principalmente resgatando os valores desses cumpridores.
A coordenadora agradeceu todos os parceiros da Capema, que através das forças somadas têm garantido o êxito nos trabalhos. “Agradecemos todos os palestrantes voluntários, fórum, primeira e segunda vara, juizado especial, promotores, o apoio do prefeito Júnior Vasconcelos, do criador e coordenador geral do projeto que é o Dr. Paulo Ishikawa, prefeito de Jateí Dr. Arilson, prefeito de Vicentina Hélio Sato, das entidades parceiras e do Juiz Bonifácio Hugo Hausch, enfim, a todos os colaboradores afinal sem a soma de forças o projeto não seria possível”, comentou Daiane.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Câmara concede Moção de Congratulação às judocas Mariana Camargo e Maria Tereza Camargo em Vicentina

Prorrogação da proibição da pesca do Dourado deve ser votada em segunda discussão

Blackjack, Roleta ou Caça-níqueis: Qual o melhor jogo para ganhar dinheiro?

Em Jateí, parceria da Prefeitura leva mundo encantado do circo para crianças e comunidade

Tecnologia que preserva: MS aposta na inovação para salvar o meio ambiente e transformar vidas
Mais Lidas

Jovem luta para concluir curso técnico em enfermagem enquanto cuida da avó acamada e dos filhos

40ª Romaria de Fátima do Sul a Aparecida do Norte aconteceu neste final de semana

Muita tristeza na despedida da jovem Angélica de Fátima do Sul

Câmara Municipal de Fátima do Sul aprova criação da Associação de Brigadistas em votação unânime
