Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 7 de junho de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
CORONAVÍRUS NO MS

Sistema Drive-thru de testes para coronavírus começa em MS

Sistema Drive-thru de testes para coronavírus começa em MS

8 Abr 2020 - 22h07Por Ana Brito - SUBCOM

Inicia esta semana o agendamento para o atendimento do Drive-Thru Coronavírus, serviço criado pelo Governo de MS, por meio da Secretaria de Estado de Saúde e do Corpo de Bombeiros, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde da Capital (Sesau), que visando agilidade no diagnóstico e segurança da população, realizará exames para o coronavírus sem sair do carro, ou do seu meio de locomoção.

O Drive-Thru Coronavírus funcionará da seguinte maneira: o cidadão entra em contato pelo disk Covid (67 3311 6262), relata os sintomas à equipe de saúde que preenche um formulário interno; caso a pessoa algum tipo de sintomas gripais, como febre, coriza, dor na garganta, entre outros, é agendada uma consulta no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, entre a rua 14 de julho com a 26 de março.

A consultada é agendada via telefone e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos) e levando no máximo 20 minutos, ou seja, de forma rápida, organizada e segura.

O exame é encaminhado ao Laboratório da UFMS ou ao Laboratório Central, o resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado, por SMS, ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde – www.saude.ms.gov.br.

“Os agendamentos iniciam sexta-feira e começaremos a coleta na segunda-feira. Primeiramente na capital e depois vamos levar essa experiência no interior. Vamos realizar 100 testes por dia”, reforça o titular da SES, Geraldo Resende.

Resende também fala da aquisição desses testes que serão usados na iniciativa: “Fizemos a aquisição de 5 mil testes de biologia molecular e estamos aguardando a remessa de 3 mil testes encaminhado pelo ministério da saúde que devem chegar nos próximos dias, ou seja, totalizam 8 mil testes RT PCR”.

Apesar do nome, as pessoas com outros meios de locomoção ou até mesmo que forem à consulta a pé, serão atendidas pela equipe de forma segura e rápida.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VITIMA DA COVID 19
Marido diz que tentou teleconsulta para salvar mulher da covid em MS e ninguém atendeu
MS - 21 MORTES
Secretaria de Estado de Saúde informa 21º óbito por coronavírus em Mato Grosso do Sul
OPORTUNIDADE
Samu abre processo seletivo para a contratação de enfermeiros e técnicos de enfermagem plantonistas
ABUSO SEXUAL
Fotógrafo investigado na Deam fazia "ensaios sensuais" com adolescentes em MS
FURTO
Bandidos da máscara preta invadem farmácia e fazem um 'limpa' no Buriti
CAMPO GRANDE
Com explosão de casos no interior, prefeito decide fechar rodoviária de novo
SORTUDO
Sul-mato-grossense ganha sozinho prêmio máximo da Lotomania
ECONOMIA DO MS
Governo cria comitê para avaliar retomada da economia em MS após pandemia
INCIDENTE FATAL
Morre na Santa Casa criança que teve 90% do corpo queimado em incêndio
CORONAVÍRUS NO MS
Em MS, Familiar de vítima da Covid-19 fez alerta sobre perigo da doença