Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
DESCARGA ELÉTRICA

Em MS, Ao encostar em fio de alta tensão, empresário sofre descarga de cerca de 7.900 watts

Em MS, Ao encostar em fio de alta tensão, empresário sofre descarga de cerca de 7.900 watts

14 Out 2019 - 17h10Por Correio do Estado

A chuva acompanhada de rajadas de ventos que chegou com força na tarde do domingo provocou um acidente na manhã de hoje na Capital (14). Um empresário de 42 anos levou uma descarga elétrica ao tentar arrumar a placa da fachada do seu estabelecimento, que havia saído do lugar devido aos ventos do fim de semana, e acabar encostando em um fio de alta tensão. 

Segundo parentes, o homem subiu sozinho no telhado para realocar a placa do estabelecimento, uma empresa de tacógrafo localizada na Avenida Guaicurus. Ao encostar na fiação elétrica que passava ao lado da placa, cerca de 7.900 watts foram descarregados no corpo da vítima, que foi jogado no chão e chegou a ficar inconsciente. A explosão ocasionada pelo contato provocou um curto circuito no transformador, que desarmou, o que interrompeu a passagem da corrente elétrica e minimizou as consequências do acidente. As casas e estabelecimentos da região próxima à empresa chegaram a ficar sem energia após o acontecimento.  

O pai do empresário, que estava na empresa no momento do acidente, ao subir no telhado e encontrar o filho desmaiado, começou a fazer massagem cardíaca para reanimá-lo. O choque provocou diversas queimaduras graves de 2º e 3º grau nas costas, barriga, cabeça e braço esquerdo do empresário. Apesar da intensidade da descarga elétrica, quando a equipe de socorro chegou ao local o homem já estava consciente e colaborou com o resgate. 

Para a ocorrência, foram chamadas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas o resgate de altura exigiu o trabalho do Corpo de Bombeiros, que retirou a vítima de cima do telhado com auxílio de cordas e escada. Enquanto o resgate estava sendo realizado, o homem colaborou com os bombeiros, chegando a descer com dificuldade mas sozinho os degraus da escada. Após o resgate, o empresário foi encaminhado para a Santa Casa e, apesar dos ferimentos, não corre risco de morte. Equipes da Energisa trabalhavam no local para restabelecer o fornecimento de energia.  

ACIDENTES ELÉTRICOS

Segundo dados obtidos pela Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos de Eletricidade (Abracopel) e divulgados em maio deste ano, em 2018 foram registrados 1.424 acidentes com origem elétrica em todo o país. O número representa tanto casos fatais como não fatais, sendo 836 acidentes por choques, 537 acidentes por incêndios por sobrecarga ou curto-circuito e 51 acidentes envolvendo raios. Ainda segundo a Abracopel, houve aumento de 2,67% em comparação ao número de casos de 2017. 

Do total de acidentes, foram provocadas 622 mortes por choques elétricos, 61 mortes por incêndios e 38 mortes por descargas elétricas. Em 2018, o número de óbitos por acidentes elétricos foi maior do que o registrado no ano anterior, quando houve 30 casos a menos. 

Segundo a associação responsável pela pesquisa, parte dos acidentes se devem principalmente às instalações elétricas antigas das residências, gambiarras elétricas, falta de manutenção, uso de uma mesma tomada para conexão de diversos equipamentos ao mesmo tempo, além de construção próximas às linhas de transmissão. Para evitar acidentes e riscos desnecessários, a principal indicação é contratar profissionais qualificados para realização de instalação elétrica ou para realizar manuseio na fiação. 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: JD1 FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
DETRAN/MS - Foto: Rachid Waqued DETRAN/MS
Prazos prorrogados pelo Contran acumularam mais de 68 mil processos de CNH que devem ser concluídos
Fotos: Larissa Adami AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Startup recebe apoio da Fundect e inova com diagnóstico rápido de leishmaniose
FOTO: DIVULGAÇÃO / GOVERNO DE MS MS AO VIVO - VEJA PROGRAMAÇÃO
'MS ao Vivo' apresenta no domingo forró com Falamansa e reggae com Canaroots e convidados; CONFIRA
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul