Pular para o conteúdo
quinta-feira, 5 de novembro de 2026Fátima do Sul 22°
Fátima News

210 aposentados e pensionistas podem ficar sem receber em Campo Grande

Por Redação
(3 min de leitura)
(Foto: Layout dothCom Plataforma DOTHNEWS)

Aposentados e pensionistas de Campo Grande estão sob risco de ter o pagamento de seus benefícios bloqueado por não terem realizado o recadastramento obrigatório no mês de outubro.

A situação envolve 210 registros de beneficiários municipais, que agora terão um prazo de 30 dias para regularizar os dados e evitar a interrupção dos pagamentos.

A convocação foi publicada nesta quinta-feira (5), pelo Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG), por meio do Diário Oficial do Município (Diogrande).

Conforme levantamento realizado a partir da relação publicada, 183 registros são de aposentados e outros 27 de pensionistas. Todos constam no Edital de Convocação nº 11/2026, destinado a quem deixou de comparecer ao instituto durante o mês de aniversário, período estabelecido para a atualização cadastral anual.

O procedimento é obrigatório e está previsto na Lei Complementar Municipal nº 415, de 8 de setembro de 2021, e no Decreto nº 13.500, de 18 de abril de 2018.

A atualização é utilizada para manter os dados dos beneficiários em dia e permitir que o instituto acompanhe a situação cadastral das pessoas que recebem aposentadorias e pensões pagas pelo sistema previdenciário municipal.

Embora a convocação tenha sido publicada agora, a pendência é referente ao mês de outubro. Isso significa que a medida não atinge todos os aposentados da Capital, mas especificamente aqueles que deixaram de cumprir a obrigação e tiveram os nomes incluídos na relação oficial.

Quem não regularizar poderá ficar sem receber

O principal alerta do instituto é para o risco de bloqueio do pagamento. Segundo o edital, os beneficiários convocados têm 30 dias, contados a partir da primeira publicação do documento, para comparecer à sede do IMPCG e atualizar suas informações.

O prazo é considerado improrrogável. Caso o aposentado ou pensionista não compareça dentro do período estabelecido, o instituto informa que o pagamento será bloqueado até que a situação cadastral seja regularizada.

Na prática, isso significa que o beneficiário poderá deixar de receber temporariamente o valor da aposentadoria ou pensão, comprometendo uma fonte de renda que, em muitos casos, é utilizada para despesas essenciais do dia a dia.

O bloqueio, no entanto, não significa a perda definitiva do benefício. Conforme estabelece a convocação, a restrição permanece até que o beneficiário realize o recadastramento exigido.

Também é importante destacar que o documento não anuncia o bloqueio imediato dos pagamentos. A publicação funciona como uma convocação para que os beneficiários regularizem as pendências antes da aplicação da medida.

Como fazer o recadastramento?

Para evitar problemas no recebimento, os aposentados e pensionistas incluídos na lista deverão comparecer à sede do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande, levando seus documentos pessoais.

A relação publicada contempla aposentados vinculados a diferentes setores da administração municipal, incluindo as secretarias municipais de Educação (Semed), Saúde (Sesau), Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), além de órgãos como a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e a Câmara Municipal.

Já os pensionistas são pessoas que recebem pensão previdenciária em razão do falecimento de um segurado, benefício que também exige a manutenção regular dos dados cadastrais.

Veja onde consultar a lista de convocados

Os aposentados e pensionistas que fizeram aniversário em outubro e não realizaram o recadastramento devem conferir se seus nomes aparecem na relação divulgada pelo instituto.

A lista pode ser consultada nas páginas 24, 25 e 26 do Diário Oficial de Campo Grande nº 8.522, publicado nesta quinta-feira (5 de novembro).

O documento apresenta os nomes e as matrículas dos convocados, além da identificação dos órgãos municipais aos quais os aposentados estavam vinculados.

A consulta pode ser feita pelo portal oficial do Diogrande, disponível no site da Prefeitura de Campo Grande.

A convocação é assinada pelo diretor-presidente do IMPCG, Marcos Cesar Malaquias Tabosa, e reforça que o não comparecimento no prazo estabelecido resultará no bloqueio dos pagamentos até a efetiva regularização cadastral.

NATAL EM CAMPO GRANDE / 40 minutos
Manifesto / 1 hora

fonte: c o r r e i o d o e s t a d o

Esta notícia tem origem em fonte externa, devidamente identificada. Leia nossa Política Editorial.

Compartilhe esta notícia

Mais em CidadesVer mais