Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
PARQUE DAS CACHOEIRAS - TURISMO

Já imaginou se refrescar em sete lugares lindos? Quando for à Bonito conheça o Parque das Cachoeiras

Já imaginou se refrescar em sete lugares lindos? Quando for à Bonito conheça o Parque das Cachoeiras

24 Dez 2019 - 13h54Por Anna Gomes / Bonito Informa

O Parque das Cachoeiras é sem dúvida um lugar paradisíaco e que não pode faltar no seu roteiro de viagem se deseja visitar Bonito. Trilha cercada de árvores, animais e muitas cachoeiras, o atrativo é um lugar lindo e que vale a pena conhecer!

Localizado a 17 quilômetros de Bonito, o Parque das Cachoeiras, é um passeio de trilha com banho em cachoeiras que começa com um percurso de 1.800m. Ao longo da caminhada, o visitante tem sete paradas para banho em cachoeiras e piscinas naturais do Rio Mimoso.

Com guias experientes e equipamentos de segurança disponíveis como colete salva vidas, o visitante tem a oportunidade de desfrutar, de se refrescar e contemplar belíssimas paisagens que parecem cenários de filmes. Se você é adepto a passeios mais radicais, o atrativo também fornece adrenalina em uma das paradas, a “Cachoeira da Carretilha”, que possui uma carretilha para saltar no rio.

As cachoeiras do parque são formadas por tufas calcárias e pequenas cavernas, que dão origem as suas piscinas naturais. O Parque fica localizado em uma fazenda próxima a cidade e durante o percurso da trilha que liga uma cachoeira a outra, é possível ver de perto a paisagem característica da região da Serra da Bodoquena, onde fica Bonito. Animais silvestres não são difíceis de ser encontrados no trajeto.

No receptivo do Parque das Cachoeiras, você encontra comodidade e tranquilidade. O atrativo possui estacionamento, vestiários, banheiros, sala de instruções, redário, wi-fi e restaurante com um deck que tem vista para uma das cachoeiras do atrativo.

CONHEÇA AS CACHOEIRAS

Mulungu

Durante o percurso, o visitante vai encontrar várias cachoeiras, a primeira tem nome de planta típica do Cerrado e da Caatinga da América do Sul, Mulungu. Conhecida por possuir propriedades calmantes e medicinais, as flores vermelhas são usadas para fazer chá e combater ansiedade, depressão, reumatismo e até para quem quer parar de fumar.

Cachoeira de pequeno porte com várias piscinas naturais e hidromassagens perfeitas para banho. A profundidade varia de 1 a 2 metros. Deck de madeira e escada para descer até a água esverdeada e cristalina do Mimoso.

Cachoeira da Gruta

A segunda cachoeira está localizada no que chamamos de braço, do Rio Mimoso. Mais um charme exuberante. Uma piscina natural com profundidade de 2 metros, ótimo para nadar e fotografar. Leva o nome de Gruta pelas cavidades rochosas, antigas cachoeiras onde o rio teve sua mudança natural de fluxo. Na queda d’água, podemos observar o crescimento da cachoeira com folhas e galhos das árvores que pararam ali, e ajudaram no crescimento, de 2 a 3 milímetros por ano.  É possível nadar tranquilamente, não há pedras. Não é permitido subir ou escalar a cachoeira.

Cachoeira do Sol

A cachoeira do Sol ganhou este nome porque está localizada em um ponto onde pega sol o dia inteiro. É uma das cachoeiras mais altas da trilha, com aproximadamente 4 metros de altura e, na água, 7 metros de profundidade. Tem uma corda do deck que liga atrás da queda d’água.


No período da seca, a água chega a ficar extremamente cristalina. A incidência do raio do sol tem uma refração que reflete na cachoeira dando um visual lindo e diferente.

Cachoeira do Amor

A cachoeira do amor tem um encanto especial. É a mais alta da trilha. Tem esse nome por conta de um casal que se conheceu fazendo o passeio, namoraram e vieram casar na cachoeira. Com uma queda de 7 a 8 metros, na água profundidade de 1 a 2 metros onde podemos observar os peixes da região como Piraputangas, Curimbatás, Piauçus, Dourados e outros.

 

Cachoeira do Sinhozinho

Sinhozinho, conhecido como um grande curandeiro, fazia milagres por volta da década de 40, na região de Bonito. Curava doenças graves naquela época. Famílias tradicionais da cidade testemunharam esses milagres. Também foi chamado de São Francisco de Assis por curar doenças nos animais e, também, dizem que ovelhas e pássaros os seguiam. 


 

Sinhozinho foi perseguido por farmacêuticos da época e muitas vezes preso, mas sempre conseguia escapar misteriosamente. Até que foi morto, esquartejado. Cada parte do corpo dele teria sido jogada nos rios de Bonito.

Cachoeira da Figueira

A cachoeira da Figueira leva esse nome devido as centenas de Figueiras ao redor. As árvores têm frutos que servem de alimento para macacos, pássaros e peixes.


Essa cachoeira é a mais rasa entre todas, sendo a mais indicada para todas as idades.  Nas décadas de 1940 e 50, essa cachoeira era parada para carros de bois que passavam pela região sentido Miranda e Corumbá. Uma profundidade de meio a 1 metro de profundidade.

Cachoeiras do Salto

Para quem gosta de emoção e adrenalina, a “Cachoeira do Salto”, oferece uma plataforma para o visitante saltar na água, em uma altura de 7 metros. Só é liberado fazer o salto em pé, com os braços juntos ao corpo, numa profundidade de 5 metros.


Quem preferir pode apenas entrar na água e nadar até a cachoeira. Tem pedras que dão pé para fazer uma excelente massagem relaxante na queda d’água.

GATRONOMIA

Ao final do passeio os visitantes voltam na sede da fazenda para o almoço (opcional) com um cardápio típico Sul-Mato-Grossense com pratos quentes, saladas e doces artesanais.

A comida de fazenda é feita no forno à lenha, super saborosa, caseira, com variedade de carnes. O Parque das Cachoeiras não quer encantar o visitante só com a natureza exuberante não, pelo visto também que fisgar o turista pelo estômago. E pra isso, um dos principais ingredientes que utilizados na cozinha é o amor.

O atrativo todos os dias serve almoço que é opcional. O restaurante também possui vários tipos de bebidas para vender.

Além de ter um passeio incrível, no Parque das Cachoeiras sempre tem um cafézinho, chá, um bolinho, sopa paraguaia. Os quitutes variam e são uma cortesia do atrativo para os visitantes.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Lethycia Anjos - Mídia Max VEJA AS OPÇÃO DE TURISMO EM MS
Não sabe aonde ir no feriado? Confira opções turísticas para contemplar a natureza em MS
Cobra de quase 7 metros foi encontrada morta.  Foto: Reprodução NATUREZA DE LUTO
Sucuri gigante que viralizou em vídeo de biólogo holandês é encontrada morta em Bonito (MS)
BALNEÁRIO MUNICIPAL DE BONITO - FOTO: FÁBIO CARVALHO / BONITO INFORMA TURISMO DE MS A TODO VAPOR
Turismo de MS será um dos destaques na Feira Internacional de Destinos Inteligentes
Fotos: Arquivo SED AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo anuncia investimento de R$ 3,5 milhões para reforma de mais 02 escolas do Estado
Fotos: Álvaro Rezende BONITO - AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bonito terá anel viário e sete bairros asfaltados pelo Governo de MS, com investimentos de R$ 68 mi

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS