Menu
SADER_FULL
segunda, 27 de setembro de 2021
SADER_FULL
Busca
IMAGENS INCRÍVEIS

'Escada mais famosa' de MS vira cenário para turistas durante mergulho e viraliza, ASSISTA

24 Jul 2021 - 10h45Por Flávio Dias, G1MS

Cenário de imagens fantásticas, a escada que dá acesso à Lagoa Misteriosa - a sétima caverna inundada mais profunda do Brasil - em JardimMato Grosso do Sul, viralizou na internet.

O local se transformou em palco obrigatório para fotos e vídeos de quem mergulha ou simplesmente visita o atrativo, a ponto de já ser conhecida como a "escada mais famosa" do estado.

ASSISTA ABAIXO

O guia de turismo que vive e trabalha na região, Maycon Portilho, explica que a escada tem 190 degraus do mirante até a margem da lagoa, e que na parte inundada, são mais 30 degraus:

"A cada dez pessoas, no mínimo 9 querem fazer foto na escada. Posso afirmar que é a escada mais famosa do nosso estado. Talvez esse título pode ser dado pelo acesso que ela dá a um dos lugares mais incríveis quando se trata de natureza", explicou ao G1.

Casal utiliza escada da Lagoa Misteriosa durante mergulho  Foto: Redes Sociais

Casal utiliza escada da Lagoa Misteriosa durante mergulho — Foto: Redes Sociais

Ainda de acordo com o guia, visitantes de várias partes do Brasil, desembarcam na região - conhecida pelos rios, lagos e cachoeiras de águas cristalinas - a escada tem se tornada o cenário ideal para produção de belas imagens: "O resultado são fotos e imagens incríveis que despertam a atenção para que outras pessoas queiram conhecer esse lugar fantástico", ressaltou.

O diretor presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, explicou que a forma espontânea com que a escadaria vêm sendo divulgada nas redes sociais, ressalta ainda mais as belezas do local e tem contribuído para impulsionar o turismo que abrange as cidades da região. "Realmente a escada se tornou a mais famosa por conta do tamanho e também pelo acesso que ela dá a esse local que encanta qualquer um por sua beleza exuberante", reforçou.

Turista aproveita escada mais famosa de Mato Grosso do Sul — Foto: Redes Sociais

Entenda o motivo do porque a Lagoa Misteriosa fica aberta ao público 5 meses ao ano:

Portilho ainda explicou que as pessoas têm acesso à escada somente por 5 meses ao longo do ano, entre abril e agosto. Essa restrição mantêm a qualidade e a segurança da estrutura:

"Ela fica fechada justamente porque tem um processo natural de proliferação de algas. O período que chove mais, mais matéria orgânica é levada para dentro da lagoa e isso aumenta a proliferação de alga. No período que chove menos, automaticamente tem menos resíduos e a lagoa volta a ficar azul e é um azul extremamente encantador", explicou.

Maycon Portilho na escada mais 'famosa de MS  Foto: Redes Sociais

Maycon Portilho na escada mais 'famosa de MS — Foto: Redes Sociais

A profundidade e as características da lagoa são dos fatores que contribui para o seu encanto. Segundo a Sociedade Brasileira de Espeleologia, o local tem mais de 220 metros de coluna d’água.

Com apenas 20 anos, o jovem Iago Bernardo tem feito sucesso na internet com vídeos de mergulhos acompanhados de acrobacias e o famoso arco de bolhas que ele mesmo faz e ainda passa por dentro. A escada da Lagoa Misteriosa recentemente foi utilizada por ele durante um ensaio fotográfico.

Fotógrafo cria ensaio com modelos debaixo d'água — Foto: Ruver Bandeira/Imagem

O modelo ainda conta que o ensaio fotográfico debaixo d'água foi de uma sensação indescritível. Ele, que tem experiência em mergulho, também ficou surpreso com a beleza do resultado final de todo o trabalho.

"Essa escada se tornou um cenário quase obrigatório" para os turistas que visitam a Lagoa Misteriosa. De lá sai imagens incríveis em contraste com um cenário maravilhoso, lembrou.

Lagoa Misteriosa

Localizada na Serra da Bodoquena em Jardim, a Lagoa Misteriosa é a primeira caverna inundada do Brasil com autorização para receber turistas. O mergulho no local faz parte da primeira reportagem da série “Tesouros daqui”, que reunirá locais especiais e preservados de Mato Grosso do Sul. Paisagens únicas, caprichos da natureza que fazem do estado um dos mais importantes destinos de turistas que buscam o contato com a natureza.

Mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa   Foto: Edson Acioli/Foto

Mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa — Foto: Edson Acioli/Foto

O local fica no fundo de uma dolina, formada pelo afundamento de uma rocha. A população considerava o local mal-assombrado, por conta dos barulhos feitos pelo vento, parecidos com uivos.

Pesquisadores descobriram que o mistério da Lagoa Misteriosa é bem mais intenso. Mergulhadores já alcançaram 200 metros de profundidade do local e ainda não encontraram o fundo. Os visitantes descem acompanhados por instrutores e não chegam até essa profundidade. Todos ficam maravilhados com a vista azul permitida pela água límpida.

Leia Também

BOLETIM COVID-19 EM MS
A Pandemia ainda não acabou e MS registra mais 12 mortes por Covid, confira o boletim
BONITO BONITO - FERIADÃO DO SACO CHEIO
BONITO: Feriado prolongado de outubro deve receber mais de 10 mil turistas e esgota reservas
 Dica: antes de fazer flutuação nas águas cristalinas do destino, conheça as espécies de peixes no Aquário de Bonito. Fotos: Alexis Prappas BORA PRA BONITO - MS
Em Bonito MS, o Aquário de Bonito é um passeio inesquecível para crianças e adultos
EM BONITO - MS
Conheça o maior rapel de plataforma do Brasil com 90m de descida e há quase 200m do chão em Bonito
Chegada de vacinas em Mato Grosso do Sul - Bruno Henrique DOSES DE ESPERANÇA
CHEGOU mais 106,8 mil doses de vacina da Coronavac em Mato Grosso do Sul
FOTO: ÁGUAS DE BONITO BORA PRA BONITO?
Águas de Bonito proporciona exclusividade e sossego para quem busca hospedagem completa em Bonito
O corpo da capivara boiava sobre o rio, por causa do alimento sendo ingerido.  Foto: Juca Ygarapé/Arquivo Pessoal AQUI É BONITO - MS
Sucuri 'barriga cheia' é flagrada por empresário em rio de águas cristalinas em Bonito (MS)
HOTEL POUSADA ÁGUAS DE BONITO BORA PRA BONITO - MS
Hospedagem para te inspirar é no Águas de Bonito e passeios no Águas Turismo, bora pra Bonito (MS)
Hangar foi invadido na madrugada - Foto: Reprodução, Mapio AÇÃO DA QUADRILHA
Bando invade aeroporto de MS e leva três aviões de Almir Sater, ex-prefeito e pecuarista
ORLA DE FÁTIMA DO SUL FRENTE FRIA E CHUVA INTENSA
Frente fria e Chuva intensa chegando com alerta para temporais