Campo Grande (MS) – Um dos mais antigos atrativos turísticos e que ajudou a fazer a fama mundial de Bonito, a Ilha do Padre vence uma disputa de décadas em que passou por vários donos, sofreu impactos ambientais graves, e agora ressurge como unidade de conservação com o pomposo nome de Monumento Natural do Rio Formoso. Ganhou nesta semana o Plano de Manejo, o primeiro de um monumento natural no Estado, sendo também o único nesta categoria de propriedade privada com gestão compartilhada pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

A ilha que fica a 12 km de Bonito, ocupa 3 ha de área.
A ilha está distante 12 quilômetros da cidade de Bonito e ocupa apenas três hectares, mas se junta a outras 15 hectares vizinhas para formar a área total do Monumento Natural Rio Formoso. Um espetáculo de água, plantas e bichos já visto e aplaudido por milhares de turistas desde 1973, quando começou a ser explorada. O responsável do Departamento de Gestão de Segurança da empresa Eco Park Porto da Ilha (a nova proprietária do lugar), Rogério Pereira Alves, afirma que entre todos os atrativos, o local chega a receber, atualmente, 650 turistas por dia. Vão para curtir passeios em bote, boia cross, prancha inflável (stand up), ducks, barco elétrico, o restaurante, tomar banho no rio e logo será oferecido também passeios de bicicleta.
O Plano de Manejo foi elaborado por uma empresa de consultoria que trabalha desde 2014 no levantamento de informações completas sobre a situação do local. Também determina os investimentos necessários para compensar os impactos ambientais sofridos e para possibilitar a visitação pública sem causar mais agressões ao meio ambiente. “A partir de agora tudo o que será feito na ilha já tem que constar no Plano de Manejo e será vistoriado pelo Imasul para ver se está seguindo o que foi determinado”, explica Rogério.

Estrutura da ilha passou por reforma; agora Eco Park.
Desde que assumiram o controle da ilha, há cinco anos, os seis empresários que criaram a empresa Eco Park Porto da Ilha já fizeram investimento pesado com reforma integral de todas as estruturas; fixação de placas indicativas, de segurança e regras; adquiriram equipamentos de salvamento aquático e primeiros-socorros, treinaram o pessoal que trabalha no local e o principal: custearam o estudo do Plano de Manejo que soma mais de 400 páginas de informações e normas para o uso da área e manejo dos recursos naturais.
“Esta é uma iniciativa inédita no País, em que a iniciativa privada adquire uma área com alto passivo ambiental e transforma numa unidade de conservação som a supervisão do órgão ambiental”, diz Rogério Pereira Alves. E um desfecho feliz para um atrativo que ao longo dos anos não recebeu os cuidados merecidos, a despeito do cenário sagrado em que se insere. A ilha do Formoso, ao lado da Gruta do Lago Azul e do Balneário Municipal formam a trindade turística que ajudou a consolidar Bonito como destino do ecoturismo mundial. Agora ganha proteção perpétua e continuará sua missão de encantar os visitantes de todos os países com seu idioma universal: a beleza.
Joao Prestes – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)
Fotos: Divulgação
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Trilha submersa: Ações de conservação do solo melhoram a qualidade da água nos rios Jardim e Bonito

Reportagem sobre Bonito no Jornal Nacional faz parte do especial de 60 anos da TV Globo

Secretaria de Saúde abre vaga para fonoaudiólogo (a) com carga horária de 30h semanais

Na WTM Latin America, Mato Grosso do Sul lança os festivais América do Sul e de Inverno de Bonito

AGORA É OFICIAL: Festival de Inverno de Bonito 2025 já tem programação definida, CONFIRA os shows
Mais Lidas

Fatimassulenses a caminho de curso em Dourados, apagam o fogo em caminhonete e evitam o pior

Colisão entre carro e caminhonete mobiliza Corpo de Bombeiros na BR-376, em Fátima do Sul

Deodápolis se despede de Vilson Tondato, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

Trinta pessoas se feriram gravemente em acidente com ônibus na MS-436
