Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Campo Grande

Baterista de 74 anos, Tio Biga segue firme e forte pelos bares de Campo Grande

Questionado desde quando toca, Tio Biga coça a cabeça e explana: Vixe!

3 Out 2014 - 10h03Por Mídia Max

São tantos anos dedicados à música que ao ser questionado desde quando toca, Tio Biga coça a cabeça e explana: Vixe! Já nem lembro mais. Acho que foi em 1961 que comecei lá no Paraná. O paraibano, de 74 anos, saiu do Nordeste porque não queria trabalhar na roça. No Sul foi aprender bateria para não ter de colher algodão.

Da fuga surgiu a paixão, e quando viu virou músico e não tinha mais como escapar de tudo aquilo ali. Estava envolvido, completamente envolvido, e vendo os outros tocarem, aprendeu também. De lá para cá são 53 anos dedicados à bateria e à percussão.

Verdadeira lenda da bateria em Mato Grosso do Sul, tio Biga diz que de início tocou na banda do Exército (apesar de não ter servido) e na banda municipal de Cascavel. Era início dos anos 60 e ele começava a aprender a profissão.

Talentoso, logo foi convidado para tocar em conjunto musical. E de baile em baile foi morar no Rio Grande do Sul e até parar aqui, de onde nunca mais saiu. “Um dia vim tocar aqui com os ‘Filhos da Vacaria’. O conjunto que eu tocava. Era 1979. Toquei com eles até 1993 e nunca mais fui embora de Mato Grosso do Sul”, diz.

Diogo Gonçalves
 

“Hoje me sinto sul-mato-grossense”, completa.

Sucesso x Família

Com o conjunto de origem gaúcha, ele fez sucesso e rodou o país levando muito chamamé por onde passava. No Estado andou quase todo. Na América Latina passou pela Argentina, Paraguai, Bolívia e Chile. Eram tantos bailes que, às vezes, ele ficava dias e dias viajando. “Eram bons tempos aqueles”, lembra.

Depois vieram os filhos, e já não dava mais para ficar na estrada o tempo todo. “Eu não tinha nenhum passarinho que dependia de mim”, diz.

Aos poucos foi deixando a estrada e tocando mais pelos bares da cidade. Ele diz que não tem bar que não tenha tocado em Campo Grande. Um dos que lembra com carinho se chamava Chuá. “Faz muito tempo. Lembro que o bar chamava Chuá, toquei muito nesse lugar”, diz.

Ainda hoje, os bares são ponto certo para encontrar Tio Biga. Cantina Mato Grosso, Pantanartes e Lá na Madá são alguns dos locais que o baterista costuma marcar presença. Animado, toca a noite inteira. “Eu gosto”, diz rindo.

A filha Simone é a grande incentivadora do pai. Ela leva, busca, carrega a bateria. “Ela é minha parceira. Ajuda mesmo”, se derrete.

Na estrada, mas, só às vezes

Como bom músico que começou na estrada, ele confessa que de vez em quando não aguenta e cai pelo mundão. Um dos lugares que costuma ir tocar é Ilha Solteira, no interior paulista. E justifica: é que tenho parentes lá.

Mas das últimas viagens que lembra com carinho está uma que foi para Belém do Pará e Glória do Oeste, perto de Cáceres, em Mato Grosso. “Encontrei até a Maria Cecília e o Rodolfo lá. Quando me viram foi uma festa. Já vieram, Tio Biga!”, conta.

O bigode

E para fechar essa história a gente não poderia deixar de contar porque Tio Biga? É que quando ele era novo, e tocava no “Filhos da Vacaria” usava bigode. O bigode foi embora  com as roupas pilchadas, mas o apelido ficou e até hoje Gerson Machado é simplesmente Tio Biga.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantora JATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
FOTO: IMPACTO NEWS DEODÁPOLIS - ELE TÁ DE VOLTA
Pereira Neto retorna ao rádio e estreia no Jornal Ronda da Cidade Regional na Jota FM 101,3
FÁTIMA DO SUL - PIZZARIA CARIOCA
Você já ouviu falar no 'Chopp de Vinho'?, é a novidade desta Sexta do Vinho na Pizzaria Carioca
Foto: arquivo/Setesc AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Abril Laranja: Ações de conscientização contra maus-tratos a animais chegam a Bodoquena e Corumbá
FOTOS: FÁBIO MENEZES / REGIAONLINE VICENTINA - FOTOS
Confira as FOTOS da Inauguração da Sala Lilás em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS