A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) não aceitou recurso em favor de um advogado, em Mato Grosso do Sul, que responde a 25 ações por suposta atuação em quadrilha de fraudadores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Segundo o processo, o juiz da comarca de Glória de Dourados (MS) achou suspeito o grande número de ações de aposentadoria por idade de trabalhadores rurais em tramitação, com documentos aparentemente alterados. Para desvendar possíveis irregularidades, ele solicitou investigação pela Polícia Federal. Foi descoberta uma rede de fraudadores do INSS – da qual o advogado faria parte –, que funcionava na Câmara Municipal da cidade, no escritório de advocacia onde o profissional trabalhava e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A Ordem dos Advogados do Brasil recorreu ao STJ para pedir a rejeição da denúncia ou a absolvição do acusado, com o argumento de que a acusação não menciona a prática de nenhum ilícito penal e que as provas reunidas já atestariam a inocência do advogado.
A ministra Laurita Vaz observou que as ações penais estão em trâmite na 1ª Vara Federal de Dourados e dizem respeito a fatos semelhantes, supostamente praticados pelos mesmos agentes (entre eles o advogado). Mas, para a magistrada, tal circunstância não enseja um único habeas corpus, com rejeição por inépcia de todas as denúncias e alegação generalizada de prova de inocência. Isso porque, segundo Laurita Vaz, todas as alegações serão analisadas e decididas conforme as particularidades de cada processo, principalmente as provas reunidas em cada um deles, além do próprio teor das acusações.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Para descentralizar prestação jurisdicional de segundo grau, TRF3 institui Turma Regional de MS

Governo de MS destaca avanço na agropecuária com tecnologia, pesquisa e consciência ambiental

Começou a semana dos 23 anos do Jorge Mercado com PRÊMIOS de R$ 15 mil em dinheiro, CONFIRA

Prefeita reúne vereadoras e vereadores para prestar contas e alinhar projetos em Jateí

Memorial à história: Colônia japonesa apresenta projeto ao prefeito em Vicentina
Mais Lidas

Jovem luta para concluir curso técnico em enfermagem enquanto cuida da avó acamada e dos filhos

Carro sai da pista, percorre 50 metros e colide com postes de energia em Fátima do Sul

TRAGÉDIA nas estradas: Colisão frontal entre veículos deixa uma vítima fatal já identificada

Família procura por Arci Ferreira, conhecido como "Gaúcho", desaparecido após atendimento hospitalar
