Em reunião realizada na UEMS de Glória de Dourados, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram conclamados a colaborar com a coleta seletiva. A solicitação partiu da diretora do Departamento Municipal de Resíduos Sólidos (DMRS), Maria Aparecida da Silva Moura. Durante a reunião ficou acertado que os Agentes de Saúde vão levar as informações necessárias aos moradores de Glória de Dourados e do distrito de Guassulândia, informando tudo a respeito da coleta seletiva e a necessidade de separar o lixo reciclável do orgânico, dentro do seu respectivo setor de atuação.
Cidinha Moura falou sobre o calendário que foi confeccionado especialmente para lembrar aos moradores, os dias em que o veículo recolhe os materiais recicláveis. O calendário aponta: às terças-feiras, lado nascente da cidade, às quartas-feiras, lado poente, ambos os dias incluem a Vila Industrial. Nesses dias da semana, não se deve colocar o lixo orgânico, chamado de úmido, na lixeira, somente o lixo reciclável, chamado de lixo seco.
Cidinha Moura explicou detalhadamente sobre a reimplantação da coleta seletiva, a entrega dos sacos plásticos, a participação da população na coleta seletiva, a importância de separar o lixo seco do lixo úmido, a poluição que o lixo causa, a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que é um planejamento que o município faz para um período de 20 anos, com revisões pelo menos a cada 4 anos sobre a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos que o município pretende realizar.
A diretora do DMRS esclareceu sobre a Lei nº 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Essa lei estabelece o prazo de 02 de agosto de 2014, para todos os municípios brasileiros acabarem com os lixões a céu aberto, devendo até essa data, depositarem os lixos não recicláveis, os chamados rejeitos, em aterros sanitários. Cidinha Moura informou que o aterro sanitário do município estará funcionando até o final deste ano, ou no máximo tardar, início da temporada de 2014.
Conforme informações da diretora do DMRS, Glória de Dourados produz 10 mil quilos de lixo por dia, mas, somente 1.400 quilos, semanalmente, são recolhidos de lixo reciclável, sendo um total de 233 quilos de lixo reciclado por dia. “Nós precisamos avançar muito sobre a concepção da reciclagem. São poucos moradores que aderiram a essa idéia e, precisamos aprofundar muito mais, por isto, estamos conclamando aos ACS, para que participem conosco nesta missão de conscientização, porque ela é extremamente necessária e até mesmo, obrigatória para preservarmos o meio ambiente, o nosso habitat”, disse Cidinha, que vê pouca participação e empenho da população, numa causa nobre.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Para descentralizar prestação jurisdicional de segundo grau, TRF3 institui Turma Regional de MS

Governo de MS destaca avanço na agropecuária com tecnologia, pesquisa e consciência ambiental

Começou a semana dos 23 anos do Jorge Mercado com PRÊMIOS de R$ 15 mil em dinheiro, CONFIRA

Prefeita reúne vereadoras e vereadores para prestar contas e alinhar projetos em Jateí

Memorial à história: Colônia japonesa apresenta projeto ao prefeito em Vicentina
Mais Lidas

Jovem luta para concluir curso técnico em enfermagem enquanto cuida da avó acamada e dos filhos

Carro sai da pista, percorre 50 metros e colide com postes de energia em Fátima do Sul

TRAGÉDIA nas estradas: Colisão frontal entre veículos deixa uma vítima fatal já identificada

Família procura por Arci Ferreira, conhecido como "Gaúcho", desaparecido após atendimento hospitalar
