Menu
SADER_FULL
sábado, 27 de fevereiro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Glória de Dourados

ACS vão colaborar na conscientização da coleta seletiva em Glória de Dourados

Em reunião realizada na UEMS de Glória de Dourados, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

31 Out 2013 - 08h40Por Demerval Nogueira / Fátima News

Em reunião realizada na UEMS de Glória de Dourados, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram conclamados a colaborar com a coleta seletiva. A solicitação partiu da diretora do Departamento Municipal de Resíduos Sólidos (DMRS), Maria Aparecida da Silva Moura. Durante a reunião ficou acertado que os Agentes de Saúde vão levar as informações necessárias aos moradores de Glória de Dourados e do distrito de Guassulândia, informando tudo a respeito da coleta seletiva e a necessidade de separar o lixo reciclável do orgânico, dentro do seu respectivo setor de atuação.

Cidinha Moura falou sobre o calendário que foi confeccionado especialmente para lembrar aos moradores, os dias em que o veículo recolhe os materiais recicláveis. O calendário aponta: às terças-feiras, lado nascente da cidade, às quartas-feiras, lado poente, ambos os dias incluem a Vila Industrial. Nesses dias da semana, não se deve colocar o lixo orgânico, chamado de úmido, na lixeira, somente o lixo reciclável, chamado de lixo seco.

Cidinha Moura explicou detalhadamente sobre a reimplantação da coleta seletiva, a entrega dos sacos plásticos, a participação da população na coleta seletiva, a importância de separar o lixo seco do lixo úmido, a poluição que o lixo causa, a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que é um planejamento que o município faz para um período de 20 anos, com revisões pelo menos a cada 4 anos sobre a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos que o município pretende realizar.

A diretora do DMRS esclareceu sobre a Lei nº 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Essa lei estabelece o prazo de 02 de agosto de 2014, para todos os municípios brasileiros acabarem com os lixões a céu aberto, devendo até essa data, depositarem os lixos não recicláveis, os chamados rejeitos, em aterros sanitários. Cidinha Moura informou que o aterro sanitário do município estará funcionando até o final deste ano, ou no máximo tardar, início da temporada de 2014.

Conforme informações da diretora do DMRS, Glória de Dourados produz 10 mil quilos de lixo por dia, mas, somente 1.400 quilos, semanalmente, são recolhidos de lixo reciclável, sendo um total de 233 quilos de lixo reciclado por dia. “Nós precisamos avançar muito sobre a concepção da reciclagem. São poucos moradores que aderiram a essa idéia e, precisamos aprofundar muito mais, por isto, estamos conclamando aos ACS, para que participem conosco nesta missão de conscientização, porque ela é extremamente necessária e até mesmo, obrigatória para preservarmos o meio ambiente, o nosso habitat”, disse Cidinha, que vê pouca participação e empenho da população, numa causa nobre.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SISTEMA DE IRRIGAÇÃO EM MS
Jateí na lista, Agricultores de 08 cidades tiveram financiamento aprovado para sistema de irrigação
PLANTÃO FÁTIMA NEWS DEU RUIM
DEU RUIM: Adolescente tenta assaltar PM de folga e morre em MS
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com novo cronograma, complexo hospitalar de Corumbá está com 85% de sua estrutura pronta
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com mutirão nos fins de semana, Agesul conclui manutenção de muitas estradas após período de chuvas
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS paga R$ 392 milhões em salários nesta segunda-feira
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Mineradora anuncia projeto de R$ 40 milhões para extração de basalto em Inocência
O BOTICÁRIO
O Boticário é eleito como a marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Agesul reforça aterros na MS-184 'Estrada-Parque' devido forte vazão das águas
Governo de Mato Grosso do Sul desmente boatos de redução de 20% nos salários dos servidores públicos  Foto: Redes sociais FAKE NEWS
Governo de MS desmente boatos de redução de 20% nos salários dos servidores públicos
VOLTA ÀS AULAS NO MS
VOLTA ÀS AULAS: Governo de MS decide pela retomada das atividades da Rede Estadual de forma remota