Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Glória de Dourados

ACS vão colaborar na conscientização da coleta seletiva em Glória de Dourados

Em reunião realizada na UEMS de Glória de Dourados, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

31 Out 2013 - 08h40Por Demerval Nogueira / Fátima News

Em reunião realizada na UEMS de Glória de Dourados, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram conclamados a colaborar com a coleta seletiva. A solicitação partiu da diretora do Departamento Municipal de Resíduos Sólidos (DMRS), Maria Aparecida da Silva Moura. Durante a reunião ficou acertado que os Agentes de Saúde vão levar as informações necessárias aos moradores de Glória de Dourados e do distrito de Guassulândia, informando tudo a respeito da coleta seletiva e a necessidade de separar o lixo reciclável do orgânico, dentro do seu respectivo setor de atuação.

Cidinha Moura falou sobre o calendário que foi confeccionado especialmente para lembrar aos moradores, os dias em que o veículo recolhe os materiais recicláveis. O calendário aponta: às terças-feiras, lado nascente da cidade, às quartas-feiras, lado poente, ambos os dias incluem a Vila Industrial. Nesses dias da semana, não se deve colocar o lixo orgânico, chamado de úmido, na lixeira, somente o lixo reciclável, chamado de lixo seco.

Cidinha Moura explicou detalhadamente sobre a reimplantação da coleta seletiva, a entrega dos sacos plásticos, a participação da população na coleta seletiva, a importância de separar o lixo seco do lixo úmido, a poluição que o lixo causa, a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que é um planejamento que o município faz para um período de 20 anos, com revisões pelo menos a cada 4 anos sobre a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos que o município pretende realizar.

A diretora do DMRS esclareceu sobre a Lei nº 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Essa lei estabelece o prazo de 02 de agosto de 2014, para todos os municípios brasileiros acabarem com os lixões a céu aberto, devendo até essa data, depositarem os lixos não recicláveis, os chamados rejeitos, em aterros sanitários. Cidinha Moura informou que o aterro sanitário do município estará funcionando até o final deste ano, ou no máximo tardar, início da temporada de 2014.

Conforme informações da diretora do DMRS, Glória de Dourados produz 10 mil quilos de lixo por dia, mas, somente 1.400 quilos, semanalmente, são recolhidos de lixo reciclável, sendo um total de 233 quilos de lixo reciclado por dia. “Nós precisamos avançar muito sobre a concepção da reciclagem. São poucos moradores que aderiram a essa idéia e, precisamos aprofundar muito mais, por isto, estamos conclamando aos ACS, para que participem conosco nesta missão de conscientização, porque ela é extremamente necessária e até mesmo, obrigatória para preservarmos o meio ambiente, o nosso habitat”, disse Cidinha, que vê pouca participação e empenho da população, numa causa nobre.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da entrega de escrituras para moradores do Bairro Morada do Sol em Fátima do Sul
DETRAN/MS - Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS LEILÃO ONLINE DETRAN-MS
Leilão do Detran-MS tem o clássico Omega CD e Honda Fan em Dourados; veja como PARTICIPAR
Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as ofertas da SEXTA do PEIXE e do FRANGO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMS COISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro