Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Zoneamento agrícola cresce 85% no Brasil entre 2003 e 2006

24 Jul 2006 - 16h09

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático, coordenado pela SPA (Secretaria de Política Agrícola) do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), cresceu 85% de 2003 a 2006. O número de zoneamentos aumentou de 118 para 220 e já beneficia 16 culturas em praticamente todos os estados brasileiros. O instrumento é considerado de fundamental importância para promover o sucesso da atividade agrícola no Brasil, pois indica as localidades e períodos mais propícios para o plantio das culturas contempladas com o estudo de diversas espécies.

“A ferramenta contribui para a minimização de riscos no agronegócio”, destaca Francisco José Mitidieri, coordenador-geral de Zoneamento Agropecuário da SPA. Diferentemente de outros zoneamentos existentes, elaborados com base apenas nos conceitos de potencialidade e aptidão, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático do MAPA, além das variáveis de solo, clima e planta, aplica funções matemáticas e estatísticas.

Os estudos são elaborados por estado, e levam em conta séries agroclimáticas históricas de no mínimo 15 anos, correlacionando o ciclo das cultivares ao tipo de solo e sua capacidade de retenção de água. O objetivo é minimizar a chance de que as adversidades climáticas coincidam com a fase mais sensível das culturas. “Seguindo seus indicativos, existe a probabilidade de ocorrerem 8 anos favoráveis à obtenção de boas safras, em um horizonte de 10 anos”, destaca Mitidieri.

Hoje, as culturas que possuem zoneamento agrícola são: algodão, arroz, banana, café, caju, cevada, feijão, feijão caupi, mamona, mandioca, maçã, milho, soja, sorgo, trigo e uva.

O Zoneamento também orienta o crédito oficial e os seguros privado e público (Proagro). Isto é, o governo só permite o enquadramento de empreendimentos com custeio agrícola no Proagro, bem como possibilita o benefício de subvenção ao prêmio do seguro rural privado, para os agricultores que estiverem seguindo as indicações do zoneamento agrícola de risco climático.

 

 

Mídia MAx

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS