Menu
BANNER IMPRESSORAS
terça, 16 de agosto de 2022
BANNER IMPRESSORAS
Busca
Brasil

Zeca sela compromissos para melhorar educação nas aldeias de MS

26 Jul 2010 - 13h59Por Fátima News com a Assessoria

Professores e lideranças guarani e kaiowá se reuniram com o candidato a governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, na tarde do sábado (24), em Dourados, e entregaram a ele uma carta compromisso contendo as reivindicações para melhorar a educação indígena e as condições de vida nas aldeias. Zeca considerou justos os pedidos e deu garantia de que vai atender todos. Lembrou das realizações de seu governo neste setor, tendo construído várias escolas em aldeias e comunidades indígenas e criado o Bolsa-Universitária Indígena, para possibilitar aos jovens indígenas o acesso a universidades; e o programa Segurança Alimentar que distribuía cestas de alimentos todos os meses para 10.883 famílias indígenas.

 

 

A carta é destinada a Zeca, ao senador Delcídio do Amaral, ao deputado federal Antônio Carlos Biffi, ao deputado estadual Pedro Kemp, ao ex-prefeito Laerte Tetila (candidato a deputado estadual) e ao candidato a deputado federal João Grandão. O Movimento de Professores e Lideranças Guarani e Kaiowá manifestam preocupação com “a política atual de desrespeito e violação aos direitos indígenas”, citando a contínua e crescente onda de violência nas aldeias, a não demarcação das terras, falta de investimentos na saúde, educação, cultura, combate ao preconceito e outros problemas que assolam as comunidades guarani e kaiowá do Estado.

 

 

A carta compromisso é assinada por 46 integrantes do Movimento e contém 19 reivindicações:

 

 

  • Criar a Secretaria Estadual de Assuntos Indígenas de Mato Grosso do Sul;

     

  • Criar a Coordenadoria Estadual de Educação Escolar Indígena dentro da Secretaria Estadual de Educação;

     

  • Efetivar o termo de colaboração entre o MEC (Ministério da Educação), Estados e Municípios dentro do processo dos territórios etnoeducacionais, elaborando as diretrizes para implementação do mesmo;

     

  • Melhorar, republicar e fortalecer o Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena como órgão deliberativo;

     

  • Criar no interior do Partido dos Trabalhadores o Setorial Indígena do Conesul;

     

  • Promover o II Congresso Estadual de Educação Escolar Indígena para elaborar as diretrizes da educação básica;

     

  • Proporcionar condições para o debate sobre a implementação das escolas indígenas de Mato Grosso do Sul, com a efetiva participação das comunidades indígenas;

     

  • Promover encontros e oficinas para a elaboração de material didático e para-didáticos para as escolas indígenas e não indígenas, a fim de atender as legislações estadual e federal específicas da LDB, resoluções do CNE e CEE/MS, da CONEEI, entre outros;

     

  • Desenvolver uma política que garanta a educação não discriminatória e laica em todos os níveis de ensino, no sentido de superar os preconceitos, respeitando as diversidades e as diferenças;

     

  • Fortalecer a política de formação específica para os guarani e kaiowá no Ensino Médio Ará Verá, reconhecendo todo processo de construção desenvolvido por sua equipe pedagógica e parceiros;

     

  • Fortalecer convênio da SED/MS com a UFGD para atender a formação específica em nível superior para os professores guarani e kaiowá;

     

  • Promover a discussão de novos cursos médios e superiores específicos para os guarani e kaiowá;

     

  • Criar políticas lingüísticas específicas para fortalecer a língua guarani e suas variações, considerando que a língua é um dos elementos fundamentais da cultura guarani e kaiowá;

     

  • Criar políticas públicas no âmbito de: saúde, previdência, segurança, sustentabilidade, agricultura, meio ambiente, água, geração de renda, esporte e lazer, moradia, acesso e permanência de estudantes na universidade;

     

  • Agilizar os processos judiciais de investigação e julgamento de crimes contra a vida e os direitos dos indígenas;

     

  • Promover, respeitar a cultura guarani e kaiowá;

     

  • Apoiar a política de demarcação de terras indígenas guarani e kaiowá, garantindo a seguranças dos seus GTs.

     

  • Criar espaços institucionais que promovam o diálogo intercultural;

     

  • Respeitar os movimentos indígenas como instâncias legítimas e representativas dos guarani e kaiowá.

     

 

Leia Também

MORADIA
Projeto cria programa para auxiliar professores na compra de casa própria
CARTÃO DE CRÉDITO
Um em cada três brasileiros foi vítima de fraude com cartão de crédito
ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
TRAGÉDIA
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista
NOITE DE TERROR
Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos
ACIDENTE DE TRABALHO FATAL
Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos
AGRESSÃO NA ESCOLA
Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença