Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Zeca do PT inaugura plataforma meteorológica em Aquidauana

10 Ago 2006 - 16h36
O governador Zeca do PT, juntamente com o secretário de Estado da Produção e Turismo e que também responde pela direção da Agência de Defesa Sanitária do Estado (Iagro), João Cavalléro, entre outras autoridades, inaugura na tarde desta quinta-feira, às 15 horas, em Aquidauana, mais uma Plataforma Automática de Coleta de Dados (PCDs), instrumento de apoio do Centro de Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), que fica instalado nas dependências do Iagro, na Capital. Somada as já existentes, essa é a sexta PCDs instalada no Estado.

Destacando-se pela sua capacidade de elaborar a previsão do tempo e clima com até cinco dias de antecedência e com precisão de até 97% de acerto, as primeiras plataformas foram instaladas em Campo Grande, Jardim, Corumbá, Itaquiraí, Coxim. Cada plataforma cobre raio de aproximadamente 50 km². “Para que possamos ter previsões de tempo e clima com alto índice de acerto, bem como uma rede de dados meteorológicos, o ideal é que essa estrutura seja levada ao maior número de municípios do Estado. A previsão é que até o final do ano outras três unidades sejam implantadas”, antecipa Cavalléro.

Há ainda outras duas frentes sendo trabalhadas com a finalidade de ampliação desse sistema. Uma através do Ministério da Ciência e Tecnologia, com o pedido de aquisição de 14 plataformas, e outra por meio do governo estadual, nesse caso, para aquisição de outras 10 PCDs. “O Estado ainda é muito carente desse tipo de tecnologia. A viabilização dessa rede possibilitará não só o suporte ao setor agropecuário, mas também nas áreas de transporte, turismo, defesa civil, comunidade científica e acadêmica, entre outras áreas de interesse socioeconomico”, justifica João Cavalléro.


Produtos gerados no Cemtec

As PCDs são equipadas com transmissores de telemetria, que envia, a cada três horas, para um satélite, os dados coletados. Entre as informações geradas estão o índice pluviométrico, radiação solar, direção e velocidade dos ventos, umidade do ar e solo, pressão atmosférica, temperatura do ar e solo.

Com base nessas informações, o Cemtec está disponibilizando serviços como boletins diários com a previsão do tempo, monitoramento diário, semanal e mensal de precipitação no Estado, boletim mensal agrometeorológico com informações sobre temperatura e umidade do solo, previsões de anomalias pluviométricas, além de boletim mensal com os principais elementos meteorológicos disponíveis.


Serviço

O descerramento da placa de inauguração da PCDs ocorre a partir das 15 horas de hoje, durante ato de governo, na avenida Mato Grosso, em Aquidauana, no bairro Nova Aquidauana.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto