Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 17 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Zeca do PT inaugura plataforma meteorológica em Aquidauana

10 Ago 2006 - 16h36
O governador Zeca do PT, juntamente com o secretário de Estado da Produção e Turismo e que também responde pela direção da Agência de Defesa Sanitária do Estado (Iagro), João Cavalléro, entre outras autoridades, inaugura na tarde desta quinta-feira, às 15 horas, em Aquidauana, mais uma Plataforma Automática de Coleta de Dados (PCDs), instrumento de apoio do Centro de Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), que fica instalado nas dependências do Iagro, na Capital. Somada as já existentes, essa é a sexta PCDs instalada no Estado.

Destacando-se pela sua capacidade de elaborar a previsão do tempo e clima com até cinco dias de antecedência e com precisão de até 97% de acerto, as primeiras plataformas foram instaladas em Campo Grande, Jardim, Corumbá, Itaquiraí, Coxim. Cada plataforma cobre raio de aproximadamente 50 km². “Para que possamos ter previsões de tempo e clima com alto índice de acerto, bem como uma rede de dados meteorológicos, o ideal é que essa estrutura seja levada ao maior número de municípios do Estado. A previsão é que até o final do ano outras três unidades sejam implantadas”, antecipa Cavalléro.

Há ainda outras duas frentes sendo trabalhadas com a finalidade de ampliação desse sistema. Uma através do Ministério da Ciência e Tecnologia, com o pedido de aquisição de 14 plataformas, e outra por meio do governo estadual, nesse caso, para aquisição de outras 10 PCDs. “O Estado ainda é muito carente desse tipo de tecnologia. A viabilização dessa rede possibilitará não só o suporte ao setor agropecuário, mas também nas áreas de transporte, turismo, defesa civil, comunidade científica e acadêmica, entre outras áreas de interesse socioeconomico”, justifica João Cavalléro.


Produtos gerados no Cemtec

As PCDs são equipadas com transmissores de telemetria, que envia, a cada três horas, para um satélite, os dados coletados. Entre as informações geradas estão o índice pluviométrico, radiação solar, direção e velocidade dos ventos, umidade do ar e solo, pressão atmosférica, temperatura do ar e solo.

Com base nessas informações, o Cemtec está disponibilizando serviços como boletins diários com a previsão do tempo, monitoramento diário, semanal e mensal de precipitação no Estado, boletim mensal agrometeorológico com informações sobre temperatura e umidade do solo, previsões de anomalias pluviométricas, além de boletim mensal com os principais elementos meteorológicos disponíveis.


Serviço

O descerramento da placa de inauguração da PCDs ocorre a partir das 15 horas de hoje, durante ato de governo, na avenida Mato Grosso, em Aquidauana, no bairro Nova Aquidauana.

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amar a Deus
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ame o Senhor, seu Deus
BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
LIÇÕES DA BÍBLIA
Seu povo especial
REVOLTANTE
Vanessa, de 18 anos, é atropelada e morre após reagir a assédio
LIÇÕES DA BÍBLIA
O livro da aliança
PAVOROSO
Acumulador de lixo transforma rua de cidade modelo em paraíso das ratazanas
JOGOS MORTAIS
Escola envia carta aos pais alertando sobre a série 'round 6'