Menu
quarta, 17 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Zeca cria nova medalha de mérito destinada a policiais

27 Dez 2006 - 10h50
O governador Zeca do PT cria, por intermédio do decreto nº 12.215, de 26 de dezembro de 2006, a Medalha do Mérito Intelectual Tenente Coronel PM Severino Ramos de Queiroz, destinada a alunos que se destacarem nos cursos de Formação, Habilitação, Aperfeiçoamento de Oficiais e Superior de Polícia, promovidos pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. O decreto foi publicado no Diário Oficial estadual de hoje.

Serão agraciados os três primeiros colocados em cada curso. Os graus da medalha são: de ouro, para o primeiro colocado; de prata e bronze, para o segundo e terceiro colocados, respectivamente.

A Medalha de Mérito Intelectual é constituída de um disco de metal de 35 milímetros de diâmetro, o círculo é orlado por um friso em relevo com um milímetro de largura, é completada por duas folhas de carvalho, na parte superior, presas ao centro de uma barra, que terá 35 milímetros de largura e 3 milímetros de vão para a passagem da fita.

História – O tenente coronel PM Severino Ramos De Queiroz nasceu na Fazenda Água Doce, em São João do Cariri, no Estado da Paraíba, em 06 de março de 1893. Filho de João Mateus de Queiroz e Alexandrina de Queiroz, ambos paraibanos, ingressou no Exército, em 1911, no Rio de Janeiro sendo transferido para Cuiabá, em 1917, já como Sargento. Posto a disposição do Governo do Estado, foi convidado para servir na Força Pública de Mato Grosso (FPMT).

A Carta Patente datada de 02 de Junho de 1917 assinada pelo Dr. Camilo Soares de Moura – Interventor no Estado de Mato Grosso na época – nomeou-o para o posto de primeiro-tenente da 1ª Companhia do 1º Batalhão da Força Policial do Estado.

Em 27 de Junho de 1950 foi promovido a tenente-coronel da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, conforme foi publicado no Boletim Interno nº 143 de 30 de junho de 1950, assinado pelo Comandante Geral Coronel João Luiz Pereira Neto.

Em 1918, casou-se com a cuiabana Antonina Paes de Proença, uma jovem clara, alta, de rosto redondo, feições regulares e voz suave, filha de José Paes de Proença e de Maria Magdalena das Virgens de Figueiredo, tiveram quatro filhos: Wilson, Ivone, João e Zilá. Wilson faleceu ainda pequeno. Ivone de Queiroz, graciosa e bonita, tocava piano e os visitantes faziam o resto: cantavam, declamavam tocavam violão , etc . Seu filho João Proença de Queiroz, nascido em Três Lagoas, estudou no colégio Dom Bosco (onde o Major Severino lecionava) até concluir o 5º ano do antigo ensino primário em 1942, cuja série funcionava como uma espécie de vestibular para a matrícula no curso ginasial.

Durante toda a sua vida teve o hábito do estudo de Língua Portuguesa. Autodidata, empregava todas as horas de folga na leitura aprofundada da gramática e dos clássicos brasileiros e lusitanos.

No fim dos anos vinte, foi transferido para Campo Grande, onde trocou a farda pelo magistério e pela profissão de jornalista. Foi o responsável pelo preparo de todos os jovens que freqüentaram os colégios campo-grandenses entre 1930 a 1960. O tenente-coronel faleceu aos 67 anos, às 14 horas do dia 09 de Março de 1960, em sua residência, na Rua Barão do Rio Branco.

Em Campo Grande-MS há uma rua na vila Glória e uma escola estadual com o seu nome, na vila Célia.
Biografia elaborada pelo Capitão QOPM Paulo Roberto Nunes.
 
 
 
Agência Popular

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis
FOTOS: IVINOTÍCIASIVINHEMA - ESTRAGOS DA CHUVA
Chuva causa alagamentos e transtornos em Ivinhema
FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRIO CHEGANDO COM TUDO
FRIO do outono chega na sexta-feira com mínima de 12°C; confira a previsão