Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Zé Teixeira quer isenção de multa de pequeno produtor rural

4 Set 2006 - 13h27

Projeto de lei, em tramitação na Assembléia Legislativa, livra do pagamento de multa o pequeno produtor rural de Mato Grosso do Sul pela falta de apresentação de Guia de Informação e Apuração do ICMS ou DAP (Declaração Anual de Produtor Rural).

De autoria do deputado estadual Zé Teixeira (PFL), o projeto beneficia somente quem produz para sua subsistência e pequeno produtor que não tiver condições de arcar com a multa por circunstâncias de fato.

Para Zé Teixeira, a intenção é resolver o problema de quem não tem acesso a contador, incentivar o produtor que deixou de entregar o documento exigido por falta de conhecimento, por falta de informação, sobretudo que não dispõe de dinheiro para pagar a multa e regularizar a sua situação.

Pelo projeto ficam acrescidos os §§ 13 e 14 ao art. 117 da Lei N° 1.810, de 22 de dezembro de 1997.

Em sua justificativa, Zé Teixeira relata que o projeto permite que a Secretaria de Estado de Receita e Controle possa dispensar de multa por descumprimento da obrigação fiscal relativa à falta de apresentação desses documentos os contribuintes que exerçam atividades econômicas caracterizadas como de subsistência ou de pequena escala.

"O presente projeto não visa à isenção de todos os contribuintes de forma geral, mas, somente, em casos excepcionais, se os contribuintes que, pelo seu porte e movimento econômico, estejam impedidos em determinados períodos, em decorrência de circunstâncias de fato, de arcarem com o ônus financeiro do pagamento da multa, mesmo que de forma parcial", diz trecho da justificativa apresentada pelo deputado.

Confira a íntegra do projeto
 

Art. 1o.  Ficam acrescidos os §§ 13 e 14 ao art. 117 da Lei nº 1.810, de 22 de dezembro de 1997, com as seguintes redações:

“§ 13. A multa por descumprimento da obrigação fiscal acessória relativa à falta de apresentação de Guia de Informação e Apuração do ICMS ou Declaração Anual de Produtor Rural – DAP pode, excepcionalmente, ser dispensada, de forma parcial ou integral, por ato do Secretário de Estado de Receita e Controle, em relação aos contribuintes que exerçam atividades econômicas caracterizadas como de subsistência, ou graduada em no mínimo vinte por cento do seu valor para os casos de contribuintes que exerçam atividades econômicas de pequena escala, observado o disposto no § 14.

§ 14. Para efeito da aplicação do disposto no parágrafo anterior, deve-se considerar a necessidade fiscal de obtenção dos dados econômicos dos contribuintes para fins estatísticos e de planejamento, e os contribuintes que, pelo seu porte e movimento econômico, estejam impedidos em determinados períodos, em decorrência de circunstâncias de fato, de arcarem com o ônus financeiro do pagamento da multa parcial ou integral.”

Art. 2o  Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

O acréscimo dos §§ 13 e 14 ao artigo 117 da Lei nº 1.818, de 22 de dezembro de 1997, que “Dispõe sobre os tributos de competência do Estado e dá outras providências”, beneficiará aos contribuintes que exerçam atividades de subsistência ou de pequena escala, incluindo os da classe agropecuária de nosso Estado.

 

 

AL  / MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados