Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 12 de agosto de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Zé Teixeira quer agilidade no comércio entre pecuaristas

10 Mai 2007 - 16h05

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM), líder da bancada ruralista na Assembléia Legislativa, quer que o processo de compra e venda de gado entre pecuaristas seja desburocratizado. Para isso, o parlamentar está solicitando ao governo do Estado que o débito para o vendedor e o crédito para o comprador sejam processados automaticamente no ato da emissão da GTA (Guia de Transporte Animal), independente da apresentação da nota fiscal pelo comprador, no prazo de 30 dias, conforme o exigido por Lei.

A indicação foi encaminhada à secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa, e ao presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal), Roberto Rachid Bacha. Segundo Zé Teixeira, o objetivo é facilitar a vida do produtor rural e manter a transparência do processo de entrada e saída de gado nas transações comerciais. “Podemos com isso diminuir, inclusive, o volume de trabalho da Iagro”, afirmou o deputado.

De acordo com o parlamentar, o procedimento não prejudicará a fiscalização, já que, apesar de o produtor não apresentar a nota de compra para a Iagro no prazo estipulado por Lei, isso será feito no momento da DAP (Declaração Anual de Produtor), evitando fraudes.

Atualmente, conforme Zé Teixeira, a baixa no estoque do vendedor é automática, ao emitir a GTA, mas, para o comprador, é necessária a apresentação da nota fiscal à Iagro, no prazo estabelecido na legislação. Logo, sua proposição é de extrema importância na agilização da transação comercial entre os produtores.

A operação em questão deverá funcionar como um extrato bancário, contendo as entradas, as saídas e o estoque total do rebanho, evitando qualquer tipo de fraude, tanto do comprador quanto do vendedor, conforme confirmou o produtor douradense Luiz Zarpelon, que apóia o projeto.  “Com o lançamento de compra e venda ocorrendo de forma automática, a vida do produtor será facilitada e haverá mais rapidez no serviço”, comentou o deputado.

 

 

 

Fátima News

Deixe seu Comentário

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - VAMOS ADOTAR UM PET
Oi eu sou a Maya!, você não quer me adotar?, veja como fazer a adoção pela ONG em Fátima do Sul
FATALIDADE
Adolescente morre após encostar em carregador que estava na tomada
BORA PRA BONITO - MS
Os 10 melhores passeios em Bonito, Mato Grosso do Sul
COVID-19
Em sessão remota, Eduardo Rocha pede um minuto de silêncio pelas mais de 100 mil mortes por covid-19
AUXILIO EMERGENCIAL
Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em julho nesta quarta-feira
HORÓSCOPO DO DIA
Horóscopo desta quarta-feira 12 de agosto de 2020
DEU RUIM - OZONIOTERAPIA
COVID: Deputada que apoia aplicação de ozônio no combate ao coronavírus é internada com covid-19
VÍTIMA CORONAVÍRUS
CORONAVÍRUS: Médica de 29 anos perde a vida para a covid-19 após ficar quase 30 dias da UTI
BRASIL - 102.034 MORTES
Brasil confirmou 102.034 mortes e contabiliza 3.068.138 infectados pela Covid-19.
SAÚDE
CLOROQUINA: Pacientes reumáticos que fazem uso de cloroquina não estão imunes ao coronavírus