Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 27 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Zé Teixeira defende a prorrogação do zoneamento agrícola em MS

19 Fev 2011 - 07h00Por

Devido ao excesso de chuvas houve atraso na colheita do soja, o que impede o plantio do milho safrinha. Diante disso, o deputado Zé Teixeira (DEM) reivindicou à secretária da SEPROTUR, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, medidas quanto a ampliação do prazo de plantio do milho safrinha nas regiões produtoras do Estado, que se encerra no dia 28/02 para o solo tipo 2 e no dia 10/03 para o solo tipo 3.

      Conhecedor das dificuldades do homem do campo, o deputado apoia os agricultores, cooperativas e suas associações representativas, como COAMO, C.VALE, Lar e Famasul, dentre outras, quanto à prorrogação do zoneamento agrícola do milho safrinha. Entende que, além do potencial de produção ser reduzido, há o risco da frustração de safra, baixo investimento na cultura e, consequentemente, baixa produtividade.

      Segundo o Democrata, “com o plantio feito fora do zoneamento agrícola o produtor rural perde o acesso ao crédito e ao seguro rural, ficando prejudicado em relação aos riscos climáticos a que está sujeito”.

Conforme a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), para 2011 está prevista uma produção de 21,6 milhões de toneladas de milho safrinha no País, que responde por 46% do consumo nacional. Em Mato Grosso do Sul, para este ano há uma previsão de plantio de 933 mil hectares.

      O gerente da COAMO em Caarapó, Edenilson Carlos, disse que a prorrogação é de grande importância, pois assim, muitos produtores não deixarão de plantar e não estarão vulneráveis a correr riscos de perder seu cultivo. Ressaltou ainda, que é interessante para a União, pois os estoques estão baixos e a produção representa desenvolvimento para o Estado.

A pedido do governador André Puccinelli, o deputado Zé Teixeira recebeu informação, por meio do presidente da FAMASUL, Eduardo Riedel, que a secretária da SEPROTUR já encaminhou ofício para o Ministério da Agricultura solicitando a prorrogação do zoneamento agrícola que beneficiará toda a classe produtora, aumentando a geração de renda e contribuindo para o progresso do cenário produtivo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SUA SAÚDE
Carnes de bichos selvagens podem transmitir parasitas, vírus e até matar
SEU BOLSO
Petrobras reajusta gasolina e diesel em 5% a partir desta quarta-feira
SONHOS INTERROMPIDOS
Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
UTI LOTADAS
13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto
VIRUS A SOLTA
Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
FATALIDADE
Padre cai de pedra em cachoeira e corpo é encontrado em poço
GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo