Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Workshop sobre Bioenergia de MS começa dia 22 em Dourados

17 Out 2009 - 05h39Por MS Notícias

Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) realiza um Workshop sobre a "Apresentação do Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação em Bioenergia do Estado do Mato Grosso do Sul (Bioenergia MS)". O evento acontece nos dias 22 e 23 de outubro, no Auditório da Unidade I da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados (MS). Os interessados em participar do programa deverão confirmar presença pelo endereço eletrônico procaptar@ufgd.edu.br .

Segundo a Semac, a realização do evento tem como principal objetivo ordenar e articular as ações públicas e privadas, visando à geração e adaptação de conhecimentos e tecnologias que contribuam para o desenvolvimento sustentável e competitivo das cadeias da bioenergia em Mato Grosso do Sul, promovendo: a diversificação da base energética do Estado; a redução do uso de combustíveis fósseis e emissões de gases de efeito estufa; a redução dos desequilíbrios regionais; a geração de emprego e renda; e o fortalecimento das instituições públicas e privadas de CT&I.

O programa também tem como objetivo específico estabelecer as bases para a recomendação técnica e estruturação das políticas agrícolas para a cana-de-açúcar, oleaginosas e espécies florestais no Estado, incluindo o Zoneamento Agrícola e a elaboração dos sistemas de produção para Mato Grosso do Sul; Subsidiar políticas públicas na definição de estratégias de incorporação da bioenergia como alternativa sustentável de desenvolvimento para as regiões ambientalmente frágeis, como o entorno do Pantanal.

E, ainda, avaliar os impactos ambientais relativos à implantação e expansão da cultura de cana-de-açúcar; avaliar os impactos ambientais e a utilização de co-produtos e/ou resíduos da produção do açúcar e álcool como: aproveitamento da biomassa para geração de energia, fertilizantes, entre outras possibilidades.

O programa Bioenregia-MS está sob a coordenação geral da Superintendência de Ciência e Tecnologia (Sucitec), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semac).

Workshop

O Workshop terá a participação de diversas instituições e entidades do Estado, como: Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul); Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflores); Embrapa Agropecuária Oeste; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul – (Fiems); Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul); Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp)/Anhanguera; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Fundação MS; Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação