Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 28 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Workshop sobre Bioenergia de MS começa dia 22 em Dourados

17 Out 2009 - 05h39Por MS Notícias

Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) realiza um Workshop sobre a "Apresentação do Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação em Bioenergia do Estado do Mato Grosso do Sul (Bioenergia MS)". O evento acontece nos dias 22 e 23 de outubro, no Auditório da Unidade I da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados (MS). Os interessados em participar do programa deverão confirmar presença pelo endereço eletrônico procaptar@ufgd.edu.br .

Segundo a Semac, a realização do evento tem como principal objetivo ordenar e articular as ações públicas e privadas, visando à geração e adaptação de conhecimentos e tecnologias que contribuam para o desenvolvimento sustentável e competitivo das cadeias da bioenergia em Mato Grosso do Sul, promovendo: a diversificação da base energética do Estado; a redução do uso de combustíveis fósseis e emissões de gases de efeito estufa; a redução dos desequilíbrios regionais; a geração de emprego e renda; e o fortalecimento das instituições públicas e privadas de CT&I.

O programa também tem como objetivo específico estabelecer as bases para a recomendação técnica e estruturação das políticas agrícolas para a cana-de-açúcar, oleaginosas e espécies florestais no Estado, incluindo o Zoneamento Agrícola e a elaboração dos sistemas de produção para Mato Grosso do Sul; Subsidiar políticas públicas na definição de estratégias de incorporação da bioenergia como alternativa sustentável de desenvolvimento para as regiões ambientalmente frágeis, como o entorno do Pantanal.

E, ainda, avaliar os impactos ambientais relativos à implantação e expansão da cultura de cana-de-açúcar; avaliar os impactos ambientais e a utilização de co-produtos e/ou resíduos da produção do açúcar e álcool como: aproveitamento da biomassa para geração de energia, fertilizantes, entre outras possibilidades.

O programa Bioenregia-MS está sob a coordenação geral da Superintendência de Ciência e Tecnologia (Sucitec), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semac).

Workshop

O Workshop terá a participação de diversas instituições e entidades do Estado, como: Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul); Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflores); Embrapa Agropecuária Oeste; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul – (Fiems); Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul); Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp)/Anhanguera; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Fundação MS; Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.

Leia Também

TEMPESTADE
VÍDEO: após temporal, motoristas são retirados de shopping com bote
AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio Brasil e Auxílio Gás são pagos a cadastrados com NIS final 8; confira
ASSUSTADOR
Covid-19: Com 570 mortes, Brasil bate novo recorde de casos registrados em 24h
SUBINDO
Brasil em 24 horas, foram registradas 487 mortes por Covid 19 e 183.722 novos casos registrados
joao 5 39 examinais as escrituras 2_3 LIÇÕES DA BIBLIA
Quanto Falta para o Fim do Mundo?
TRAGÉDIA NA IGREJA
Confusão em culto termina com pastor e jovem mortos, 4 baleados e casa incendiada
SOB INVESTIGAÇÃO
Lutador é executado com 12 tiros, sua esposa esta grávida
SEU DINHEIRO
Qualquer cidadão pode consultar se tem valores a receber de instituições financeiras; saiba como
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 259 mortes e 83,3 mil novos casos
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Mãe vê partes íntimas vermelha, pergunta e filha de 2 anos aponta paro o tio