O Wal-Mart, maior rede varejista do mundo, planeja investimentos da ordem de 1,2 bilhão de reais no Brasil ao longo deste ano, destinados à abertura de 80 lojas nos 18 Estados onde já atua, afirmou o presidente do Wal-Mart Brasil, Marcos Samaha, após reunião com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, nesta terça-feira, em Brasília.
Segundo o executivo, a abertura de tais unidades resultará na criação de 7 mil empregos diretos e outros 20 mil indiretos. O plano de expansão —que contemplará todas as bandeiras da empresa— prevê que a varejista chegue ao final de 2011 com 560 lojas no país.
O aporte, de acordo com ele, será feito por meio de capital próprio.
Questionado sobre possíveis aquisições no Brasil, Samaha afirmou que "o Wal-Mart sempre esteve aberto a avaliar possibilidades", mas que atualmente não há "novidades a agregar". "Nosso crescimento orgânico vem sendo exponencial", acrescentou.
Entre 2004 e 2005 o grupo adquiriu as bandeiras Bompreço e Sonae.
Nos últimos cinco anos, a companhia inaugurou 177 lojas no Brasil, sendo 45 delas no ano passado, e destinou 6 bilhões de reais às operações no país.
Samaha disse ainda que as medidas macroprudenciais e de contenção ao crédito adotadas pelo governo desde o final de 2010 não afetaram as vendas da varejista no Brasil, nem mesmo nos segmentos de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, mais dependentes de financiamento.
"Acreditamos que a demanda para aquisição de bens semiduráveis continua sendo bastante intensa no país", afirmou ele.
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