Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 21 de outubro de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Votorantim e Monsanto vão desenvolver cana transgênica

30 Mai 2007 - 05h29

Alellyx e CanaVialis, empresas de biotecnologia da Votorantim Novos Negócios, vão desenvolver juntas com a norte-americana Monsanto variedades transgênicas de cana-de-açúcar com genes resistentes ao herbicida glifosato (Roundup Ready) e ao ataque de insetos, com a tecnologia Bt. Após dois anos de negociações, as empresas anunciaram nesta terça-feira (29) um acordo de troca de tecnologia, o primeiro feito com a multinacional na América Latina.

"Nessa primeira fase, desenvolveremos a cana resistente ao glifosato e a cana resistente a insetos", declarou a jornalistas o diretor-executivo da Votorantim Novos Negócios, Fernando Reinach.

"Conseguimos ter um estágio de novas tecnologias que permitiu fazer um acordo de igual para igual com a Monsanto, estamos trocando tecnologia", acrescentou Reinach, que espera a aprovação comercial pelos órgãos de biossegurança do Brasil de tais variedades transgênicas em um período de quatro a cinco anos.

Quando esses produtos estiverem sendo utilizados, as empresas prevêem redução dos custos de produção nos canaviais, uma vez que vários agroquímicos deixarão de ser aplicados, tanto para o controle de ervas daninhas como para o controle de insetos.

 Tecnologia

A cana com tecnologia Bt seria resistente à broca (Diatraea saccharalis), um inseto cuja larva se alimenta do sulco da planta. Essa é uma das principais pragas da gramínea, que atualmente é combatida por meios químicos e biológicos. O mesmo gene poderia combater também a cigarrinha, outra "praga" da cultura, insetos que tendem a aumentar com a gradativa redução das queimadas da palha.

No caso da cana RR, ela poderia ser bastante útil nas plantações que irão se desenvolver em áreas de pastagens degradadas. Segundo Reinach, a cana resistente ao herbicida poderia ser eficiente em áreas que têm o capim-braquiária, de difícil combate atualmente. Hoje essa erva é retirada de plantações de cana por meio da capina ou por uma cuidadosa aplicação do herbicida. "Com a cana resistente, o glifosato pode ser aplicado sem problemas".

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORONAVIRUS
Morre voluntário brasileiro que participava de testes da vacina de Oxford
MORTE SUBITA
Idoso morre em voo de Cuiabá para SP; avião faz pouso de emergência
BRASIL - 154.176 MORTES
Covid-19: Brasil tem mais 271 óbitos e 15.383 novos casos em 24h
TRAGÉDIA NA CIDADE
Acidente entre trem e e micro-ônibus deixa uma mulher morta e feridos
VEJA VIDEO
Índio precisa buscar socorro a cavalo após ataque de onça
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Filha de 9 anos flagra pai estuprando menina de 5 na lateral da casa
AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio emergencial: 5,6 milhões de pessoas recebem nesta terça-feira
FAMOSIDADES
Luan Santana e Jade Magalhães terminam noivado de 12 anos
CORONAVIRUS NOS ANIMAIS
Gato é o primeiro animal no Brasil que testa positivo para o Coronavirus
ABSURDO
Enfermeiros, fisioterapeuta e médico são afastados após denúncia de estupro na UTI