Menu
SADER_FULL
terça, 9 de agosto de 2022
BANNER IMPRESSORAS
Busca
Brasil

Votorantim e Grendene vão construir siderúrgica em MS

18 Nov 2009 - 12h59Por Conjuntura

A Votorantim Siderurgia e o empresário Alexandre Grendene Bartelle, dono da Grendene, assinaram ontem um acordo para construção da Sitrel (Siderúrgica Três Lagoas) em Mato Grosso do Sul, com o objetivo de atender o mercado de aços longos da Região Centro-Oeste.

A unidade fará a laminação do aço bruto (tarugo) produzido pela nova usina da Votorantim Siderurgia, em Resende (RJ), que possui capacidade de produção de 1 milhão de toneladas de tarugos.

Segundo uma fonte próxima ao projeto, a primeira etapa contempla a construção de uma unidade de laminação com capacidade para 300 mil toneladas de aços longos (barras e vergalhões); em um segundo estágio, deverá ser construída uma aciaria no local. As duas fases devem somar investimentos de US$ 450 milhões, segundo a fonte.

A Sitrel tem previsão para iniciar suas operações em 2012. A Votorantim Siderurgia será responsável pela implantação, gestão, operação do empreendimento e comercialização de produtos que, aliado às unidades de Resende e Barra Mansa, "fará com que a empresa siga o seu caminho rumo à consolidação como importante player no mercado siderúrgico brasileiro", segundo comunicado à imprensa.

De acordo com a vice-prefeita de Três Lagoas e secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Moura, a construção da siderúrgica deve ter início em janeiro de 2010. Até o momento, a Sitrel obteve a licença ambiental prévia e a licença de instalação para a obra.

Durante as obras, o empreendimento deve empregar 5 mil a 6 mil trabalhadores. Para a operação, a empresa deve contratar 700 empregados diretos. Segundo Moura, o projeto existe há mais de dois anos, quando os empresários compraram a área para a construção da siderúrgica.

"A decisão de encaminhar o projeto pode ter sido tomada em função da avaliação das empresas sobre a economia do País atualmente", disse.

Leia Também

TENTATIVA DE ASSASSINATO
Coroinha é esfaqueado no pescoço durante missa em igreja
AUXILIO CAMINHONEIRO
Caixa libera consulta ao Auxílio Caminhoneiro
VAMOS AJUDAR - COMPARTILHE
Casal que adotou 3 irmãos autistas vítimas de maus-tratos comove internautas
DESUMANIDADE
Polícia interdita casa de repouso por tortura e sequestro de idosos
DENUNCIADO POR VIZINHOS
Mãe e filho são executados e corpos escondidos dentro de sofá velho jogado em lote baldio
AUXILIO BRASIL
Governo amplia Auxílio Brasil e mais 23,7 mil famílias vão receber em MS
ASSASSINATO
Campeão mundial de jiu-jitsu, Leandro Lo morre após levar tiro na cabeça
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 261 óbitos e 40,4 mil casos em 24 horas
LENDA DO HUMORISMO
Jô Soares morre em São Paulo aos 84 anos
A CONTA GOTAS
Petrobras anuncia corte de R$ 0,20 no preço do diesel