Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Volks e sindicato fecham acordo para demissão de 3,6 mil

11 Set 2006 - 17h46

Após horas de negociações que atravessaram o fim de semana, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC obteve da Volkswagen do Brasil uma proposta de acordo que levará a votação na quinta-feira. A montadora oferece um plano de demissão voluntária (PDV) para alcançar o corte de 3,6 mil postos e alterações na fábrica de São Bernardo.

"O acordo será avaliado até quinta-feira, ponto a ponto", disse uma porta-voz do sindicato. Segundo ela, a proposta foi o "melhor que os representantes da categoria conseguiram tirar da mesa de negociação", mas a direção do sindicato não recomenda a sua aprovação ou desaprovação.

A assessoria de imprensa da Wolkswagen disse que a montadora não se manifesta sobre as negociações com o sindicato, por considerar o processo em aberto. A Volks só comentará o assunto após a votação da proposta na quinta-feira.

Caso os termos negociados sejam aprovados, a Volks garante a vinda de dois novos modelos para a fábrica Anchieta, em 2008 e 2009. Para isso, a linha de montagem do Polo e do Fox será modificada e a fabricação do Fox Europa encerrada em julho de 2007.

O PDV prevê a eliminação de até 1,5 mil vagas, entre 25 de setembro e 21 de novembro. Para os que aderirem nessa primeira etapa, a Volks pagará 1,4 salário por ano trabalhado na empresa. A bonificação cai para um salário por ano de casa para quem aderir até 31 de janeiro, e para 0,6 salário, para adesões até fevereiro do ano que vem.

Os 499 trabalhadores que estão no Centro de Formação e Estudo, uma unidade de recapacitação para o mercado, poderão aderir ao programa, com bonificações menores. Mas os que não aderirem voltam para a produção, conforme os termos negociados.

Na última segunda-feira, os funcionários da Volks em São Bernardo do Campo decidiram voltar ao trabalho, após a companhia anular as 1,8 mil cartas de demissão entregues no dia 29 de agosto. Agora, se o acordo for selado, as cartas serão canceladas, segundo o sindicato.

A montadora pretende realizar um corte de 3,6 mil postos na fábrica Anchieta ao longo dos próximos dois anos, além de reduzir benefícios. Para a montadora, esta é a última semana para fechar o acordo.

Caso não consiga um entendimento com os metalúrgicos, a Volks ameaça até com o fechamento da unidade de São Bernardo.

"Sem o acordo, o futuro da Anchieta estará em risco", afirmou em nota distribuída há uma semana o gerente-executivo de Relações Trabalhistas Corporativo da Volkswagen do Brasil, Nilton Junior.

A fábrica Anchieta, em São Bernardo, é a primeira unidade da Volks no país e tem 12 mil empregados, sendo 8 mil na produção.

Na mesma semana em que os metalúrgicos entraram em greve em São Bernardo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que a "Volks está dispensando trabalhadores porque teve um projeto que não deu certo".

Sem outras explicações, Lula também afirmou que a Fiat, além de anunciar dois carros, "me dá alegria de dizer que está contratando funcionários numa demostração de que o problema não é da indústria automobilística, é da Volks".

 

Invertia

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS