As duas operadoras estão na mira das autoridades brasileiras, que temem concentração de mercado, já que a controladora da Vivo, a espanhola Telefónica, comprou a Telecom Italia, que é dona da TIM.
Os possíveis reflexos do negócio no Brasil serão debatidos na próxima semana em audiências públicas no Congresso e no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). As empresas têm até segunda-feira para notificar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) da compra e apresentar o pedido de anuência prévia para o negócio.
Nos dados divulgados nesta sexta-feira pela Anatel, a Vivo, que tinha 28,42% do mercado em março, aparece com uma participação de 28,34% em abril. A TIM, que vinha em uma trajetória de crescimento, caiu de 25,77% em março para 25,71%. A Claro continua conquistando mercado, subindo de 24,09% para 24,24%, e a Oi manteve a mesma participação de 13,08%.
Em abril, 722.799 novos celulares foram habilitados. Nos primeiros quatro meses do ano, o número de novos aparelhos foi de 2,95 milhões. O crescimento registrado nesse período, de 2,96%, foi inferior ao primeiro quadrimestre do ano passado, quando foi registrada alta de 5,07%.
Nos últimos doze meses, segundo a Anatel, surgiram 12,3 milhões de novos assinantes. Também neste caso o crescimento de 13,57% foi bem menor que os 27,96% registrados de maio de 2005 a abril de 2006.
Os números da Anatel mostram que, mais da metade da população brasileira tem celular. O Distrito Federal lidera o ranking, com mais de um celular por pessoa. O Rio Grande do Sul vem em segundo lugar, com 69 celulares por grupo de cem habitantes. Em terceiro lugar, está o Rio de Janeiro, com 68,49%, e São Paulo aparece em sétimo lugar, com 60,21%.
Estadão
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos

Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida
Mais Lidas

De Fatima do Sul para Brasília: João Paulo, o estudante que luta por um Brasil mais justo por meio da educação e da política

TRAGÉDIA: Filho mata pai a facadas e esfaqueia o irmão que tentava defender o pai

DESPEDIDA: Amiga chora perda de porteira em acidente 'Diz que foi um pesadelo'

JATEÍ abre mais uma Festa da Fogueira que termina no domingo, veja a PROGRAMAÇÃO COMPLETA
