Menu
SADER_FULL
domingo, 25 de julho de 2021
Busca
Brasil

Vítimas de asma e eczema sofrem menor risco de câncer

27 Jul 2010 - 09h56Por www.minhavida.com.br

Estudo com mais de 3 mil homens observou que as doenças "protegem" contra tumores . Homens que tiveram histórico de asma e eczema têm um risco menor de desenvolver câncer, segundo um estudo realizado por pesquisadores da INRS-Institut Armand-Frappier, do Hospitalier de l Université de Montréal e McGill University, ambos no Canadá.

Os resultados, publicados na revistaAnnals of Allergy, Asthma & Immunology, mostram que os pacientes de eczema, um tipo de inflamação cutânea, do sexo masculino tiveram um risco menor de câncer de pulmão, enquanto aqueles com histórico de asma tiveram um efeito similar em relação ao câncer de estômago.

"A asma e o eczema são as alergias provocadas por um sistema hiper-reativo imunológico - um estado que pode permitir que células anormais tenham sido eliminadas de forma mais eficiente, reduzindo assim o risco de câncer", explicou a professora Marie-Claude Rousseau, do INRS-Institut Armand-Frappier, uma das co-autoras da pesquisa.

Os pesquisadores analisaram as informações que foram coletadas em um estudo que envolveu 3.300 homens, entre 35 e 70 anos de idade, que tinham sido diagnosticados com câncer em um dos 18 hospitais de Montreal, e um grupo controle de 512 pessoas que não tinham câncer.

Os cientistas usaram os dados obtidos neste estudo para determinar se havia uma ligação entre alergias, como asma e eczema e a incidência dos oito tipos de câncer mais comuns.

Embora o estudo não permita identificar quais fatores específicos relacionados com a asma e eczema foram responsáveis pela redução do risco de câncer, ele oferece novos ângulos para a investigação dos mecanismos moleculares e imunológicos envolvidos na imunoestimulação, uma estratégia potencialmente promissora para a prevenção do câncer.

A asma, popularmente conhecida como bronquite asmática ou bronquite alérgica, é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que costuma acometer crianças e adultos suscetíveis.

Essa inflamação pode causar chiado, falta de ar e tosse, especialmente durante a noite ou pela manhã.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online PREVISÃO DO TEMPO
Maior frio do ano? Temperaturas negativas, geada e até neve!
TRABALHO ESCRAVO
Aliciamento de crianças: família de líderes religiosos é presa em operação da polícia
ATO OBSCENO
Homem é detido após entrar nu em culto evangélico
TRAIÇÃO
Vídeo: Mulher flagra marido com travesti dentro do carro e 'pancadaria come solta'
COVID 19 NO BRASIL
Brasil tem 1 órfão por covid a cada 5 minutos: 'Pensamos que crianças não são afetadas, mas sim
SELEÇÃO OLIMPICA
Brasil ameaça passeio em estreia contra a Alemanha, mas desperdiça chance de goleada histórica
TRAGÉDIA NO RIO
Barco vira com nove pessoas matando 3 crianças e 3 adultos
REVOLTA
Mulher tem parte do rosto destruído por ataque de pitbull sem coleira; assista
FLAGRA
Vigilante descobre traição e mata amante da esposa com 3 tiros
SOB INVESTIGAÇÃO
"Te achei!", gritou suspeito antes de matar jovem de 16 anos com 10 tiros