Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Vítimas da dengue vão parar na Santa Casa

19 Jan 2010 - 18h00Por Mídia Max / Paulo Xavier

A dengue continua causando preocupação, já que  em Campo Grande, nesses primeiros 19 dias de janeiro foram notificados 1538 suspeitas da doença, sendo que desse número, dois casos já foram confirmados. Esse alto número de notificações acaba refletindo, muitas vezes, em internações.

Segundo a médica infectologista da Santa Casa, Haydée Marina do Valle Pereira, já foram internadas no hospital 10 pessoas em 2010 com a doença, sendo que 5 estavam com dengue hemorrágica.

Segundo a médica infectologista, a dengue é uma doença que causa uma lesão no vaso sanguíneo e que, por isso, o principal tratamento é a hidratação.

No quadro clássico, a pessoa infectada tem febre alta (39ºC e 40ºC), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e articulações, enjôos, vômitos, dor abdominal e manchas na pele. Os sintomas duram em média até 10 dias.

A internação é necessária quando se faz o exame das contagem das plaquetas e elas estão abaixo de 50.000 mm, além disso, o paciente pode apresentar alguns sinais de alerta como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, hipotensão arterial. Muitas vezes, quando as pessoas apresentam esse quadro, ela está com dengue hemorrágica.

No começo, esse quadro da doença se assemelha com a dengue clássica, mas, depois do terceiro dia surgem hemorragias devido ao sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. Além disso, ela pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Devido a isso, o doente acaba sendo internado para que seja hidratado e  monitorado através dos exames, como o da contagem das plaquetas, que vão mostrar como está a evolução da doença.

O quadro critico da doença é o denominado síndrome de choque da dengue, quando a pessoa apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda da consciência.

É preciso estar atento, pois com o tempo, pode haver um choque circulatório e o sangue deixa de circular prejudicando os órgãos que podem parar de funcionar e levar o paciente à morte.

Diante disso, a médica infectologista Haidée Pereira afirma que as pessoas devem estar atentas e realizar os exames, já que, muitas vezes, as pessoas já tiveram dengue e nem tiveram conhecimento. Quando a pessoa fica doente pela segunda vez, ela pode apresentar um quadro mais grave de dengue.

“No Brasil, pode-se pegar dengue três vezes, aqui há três sorotipos da doença. Eu tenho visto que muitas vezes, as pessoas pegaram a dengue uma vez e não sabiam disso.  As chances dela vir de um modo mais grave pela segunda vez é forte, por isso, as pessoas que estão com sintomas suspeitos precisam fazer os exames”, afirma Haidée Pereira.

Alessandra de Souza
 
 

Além disso, ela ressalta que uma das formas mais eficazes das pessoas combaterem a doença é através da conscientização de que é preciso não deixar terrenos sujos,  água empossada, colocar areias nos vasos. Medidas que são simples, mas que podem contribuir muito para que a doença não se propague.

“É preciso conscientização, as pessoas não podem deixar aparecer os focos, porque há a transmissão vertical do mosquito, ou seja, os filhotes da fêmea também poderão transmitir a doença. É preciso estar atento e se sentir os sintomas, é necessário buscar atendimento”, afirma a médica.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS