Menu
SADER_FULL
terça, 15 de junho de 2021
Busca
Brasil

Vítimas da dengue vão parar na Santa Casa

19 Jan 2010 - 18h00Por Mídia Max / Paulo Xavier

A dengue continua causando preocupação, já que  em Campo Grande, nesses primeiros 19 dias de janeiro foram notificados 1538 suspeitas da doença, sendo que desse número, dois casos já foram confirmados. Esse alto número de notificações acaba refletindo, muitas vezes, em internações.

Segundo a médica infectologista da Santa Casa, Haydée Marina do Valle Pereira, já foram internadas no hospital 10 pessoas em 2010 com a doença, sendo que 5 estavam com dengue hemorrágica.

Segundo a médica infectologista, a dengue é uma doença que causa uma lesão no vaso sanguíneo e que, por isso, o principal tratamento é a hidratação.

No quadro clássico, a pessoa infectada tem febre alta (39ºC e 40ºC), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e articulações, enjôos, vômitos, dor abdominal e manchas na pele. Os sintomas duram em média até 10 dias.

A internação é necessária quando se faz o exame das contagem das plaquetas e elas estão abaixo de 50.000 mm, além disso, o paciente pode apresentar alguns sinais de alerta como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, hipotensão arterial. Muitas vezes, quando as pessoas apresentam esse quadro, ela está com dengue hemorrágica.

No começo, esse quadro da doença se assemelha com a dengue clássica, mas, depois do terceiro dia surgem hemorragias devido ao sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. Além disso, ela pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Devido a isso, o doente acaba sendo internado para que seja hidratado e  monitorado através dos exames, como o da contagem das plaquetas, que vão mostrar como está a evolução da doença.

O quadro critico da doença é o denominado síndrome de choque da dengue, quando a pessoa apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda da consciência.

É preciso estar atento, pois com o tempo, pode haver um choque circulatório e o sangue deixa de circular prejudicando os órgãos que podem parar de funcionar e levar o paciente à morte.

Diante disso, a médica infectologista Haidée Pereira afirma que as pessoas devem estar atentas e realizar os exames, já que, muitas vezes, as pessoas já tiveram dengue e nem tiveram conhecimento. Quando a pessoa fica doente pela segunda vez, ela pode apresentar um quadro mais grave de dengue.

“No Brasil, pode-se pegar dengue três vezes, aqui há três sorotipos da doença. Eu tenho visto que muitas vezes, as pessoas pegaram a dengue uma vez e não sabiam disso.  As chances dela vir de um modo mais grave pela segunda vez é forte, por isso, as pessoas que estão com sintomas suspeitos precisam fazer os exames”, afirma Haidée Pereira.

Alessandra de Souza
 
 

Além disso, ela ressalta que uma das formas mais eficazes das pessoas combaterem a doença é através da conscientização de que é preciso não deixar terrenos sujos,  água empossada, colocar areias nos vasos. Medidas que são simples, mas que podem contribuir muito para que a doença não se propague.

“É preciso conscientização, as pessoas não podem deixar aparecer os focos, porque há a transmissão vertical do mosquito, ou seja, os filhotes da fêmea também poderão transmitir a doença. É preciso estar atento e se sentir os sintomas, é necessário buscar atendimento”, afirma a médica.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego
+ AUMENTO
Gás de cozinha fica mais caro a partir desta segunda feira, 14
CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal