A visita do papa Bento 16 ao Brasil vai mobilizar uma força de segurança composta por pelo menos 7.000 homens, entre militares, policiais e bombeiros. O número corresponde, por exemplo, a mais do que o dobro dos 3.200 homens acionados durante a visita ao Brasil, no mês passado, do presidente dos EUA, George W. Bush.
Bento 16 chega a São Paulo no dia 9 de maio. No dia 11, segue para Aparecida (167 km de São Paulo), onde fica até o dia 13 para a abertura da Quinta Conferencia Geral do Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano). Em cada uma das cidades haverá cerca de 3.500 homens para a segurança do papa e de sua comitiva.
A expectativa é que a visita do pontífice mobilize mais de 1 milhão de fiéis. São esperadas, por exemplo, cerca de 400 mil pessoas apenas para a missa que Bento 16 celebrará na basílica de Nossa Senhora Aparecida, marcada para o dia 13.
De acordo com o coronel César Augusto Moura, chefe da comunicação social do Comando Militar do Sudeste, responsável pela segurança de Bento 16 em São Paulo, a visita do papa requer um efetivo maior por causa da quantidade de fiéis que mobilizará.
Dos cerca de 7.000 homens destacados para a operação, 3.000 serão do Exército. Eles estarão armados com fuzis, pistolas e armas não-letais, como bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.
O Exército será responsável pela segurança nas vias e locais percorridos pelo papa. A segurança pessoal de Bento 16 vai ser feita por homens do próprio Vaticano e por policiais federais brasileiros.
Moura apontou que a maior preocupação da equipe que coordena o esquema de segurança para a visita do papa está no deslocamento do pontífice pelas ruas de São Paulo.
Segundo ele, algumas ruas serão fechadas temporariamente para a passagem do papa, como ocorreu na visita de George W. Bush.
Folha Online
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos

Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida
Mais Lidas

Culturama chora pela morte de Luciana, ela sofreu acidente em Fátima do Sul e não resistiu

TRAGÉDIA: Motorista de ônibus é indiciado por acidente que matou médica de 27 anos e idoso de 84

Vicentina 38 anos: Parque de eventos começa receber estrutura para festa de aniversário

Bombeiros encontram corpo de pescador que teria sido levado por sucuri
