Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 20 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Vírus ameaça a produção de maracujá em MS, alerta Agraer

21 Mar 2011 - 18h55Por

Um levantamento realizado pelas pesquisadoras doutoras da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Olita Salati Stangarlin e Cássia Regina Yuriko Ide Vieira, e pelo pesquisador Isaias de Oliveira, com a colaboração de técnicos da agência, detectou a ocorrência, em alguns municípios do Estado, de maracujazeiros infectados por um vírus que causa o endurecimento dos frutos.
O levantamento foi realizado no segundo semestre de 2010 nos municípios de Anastácio, Antônio João, Bataguassu, Dourados, Ivinhema, Mundo Novo e Ponta Porã, onde foram coletadas, em pomares de maracujazeiros comerciais e caseiros, amostras de folhas e frutos que apresentavam sintomas como mosaico, clareamento da nervura, deformação das folhas, bolhas, espessamento e endurecimento do pericarpo. As amostras foram encaminhadas para o professor responsável pelo laboratório de virologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) em Piracicaba (SP), Jorge Alberto Marques, para análise na qual foram utilizados os testes biológico, sorológico e molecular.
Os testes detectaram a ocorrência do vírus, denominado Cowpea aphid-borne mosaic vírus (CABMV) nos municípios de Anastácio, Antonio João, Dourados e Ponta Porã. Segundo a pesquisadora Olita Salati Stangarlin, este é o primeiro relato da ocorrência do vírus do endurecimento dos frutos no Mato Grosso do Sul. “Alertamos aos produtores, para que tomem muito cuidado na compra de mudas de maracujá de estados vizinhos, onde a doença já está instalada”, diz Olita.
De acordo com a pesquisadora, os prejuízos ocasionados na cultura do maracujazeiro em decorrência do vírus são considerados graves, “com queda de produtividade, frutas sem valor comercial e redução na vida econômica do pomar, causando a inviabilidade da exploração do maracujá em importantes regiões produtoras”. O trabalho dos pesquisadores foi apresentado durante o Congresso Paulista de Fitopatologia, realizado no Instituto Agronômico de Campinas (IAC) de 15 a 17 de fevereiro.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro
PROVA DO ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem
SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho
HORROR NA NOITE
Crianças são encontradas chorando ao lado de corpos de pais assassinados
DOR E DESCASO
Filho é obrigado abrir cova para enterrar próprio pai por não encontrar coveiro em cemitério