Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Vigilância apreende 355 quilos de carne clandestina

9 Dez 2004 - 08h21
A Vigilância Sanitária de Dourados continua apertando o cerco contra a venda de carne clandestina (sem inspeção animal). A última apreensão somou 355 quilos de produto de origem animal (carne, carne moida, lingüiça ) clandestina. O alimento foi apreendido em três diferentes estabelecimentos comerciais do município na última terça-feira.
Neste final de ano onde a procura por produtos de origem animal aumenta consideravelmente em função das festas de natal e ano novo o trabalho de fiscalização está cada vez mais intensa, conforme o coordenador da VS em Dourados Valdir Sader Gasparotto.
Em menos de quinze dias as apreensões de produtos de origem animal (carne, lingüiça, queijo, etc..) já ultrapassam meia tonelada. O destino das apreensões é o aterro sanitário. As denúncias por parte da população também aumentam nesta época.
A comercialização de carne clandestina e a fabricação irregular de lingüiça vem preocupando técnicos da Vigilância Sanitária de Dourados, que alertam a população quanto ao risco de se contrair várias doenças e intoxicação alimentar, que pode levar até a morte. Para se ter uma idéia da gravidade da situação, em apenas um dia, foram apreendidos no final do mês passado cerca de 220 quilos de carne clandestina (sem inspeção animal) em Dourados (incluindo lingüiça), que eram fabricadas em "fundo de quintal", sem as mínimas condições de higiene. As apreensões aconteceram em três diferentes estabelecimentos comerciais da periferia.
A Vigilância Sanitária fez as seguintes apreensões. 140 quilos de carne suína, 28,75 quilos de lingüiça, nove quilos de queijo caipira, 8,7 quilos de carne moída em estoque, 15 quilos de charque e 17,8 quilos de frango temperado.
O coordenador da Vigilância Sanitária de Dourados, Valdir Gasparotto lembra a população para que procure saber da procedência da carne que está comprando e fique atento ao local de fabricação da lingüiça, bem como as condições de higiene.
No caso da lingüiça, é necessária a inspeção porque na sua fabricação as vezes são utilizadas: carnes impróprias para o consumo, sem inspeção animal, cortes de carnes rejeitadas, sebo, miúdos, entre outros.
Outro perigo é o uso de conservantes como o nitrido e nitrato, que dão coloração rósea, de forma indiscriminada, em doses acima do permitido tornando estas substâncias cancerígenas. Os tipos de doenças mais comuns em conseqüência do conservante são; câncer de estômago, de intestino e boca. As más condições de higiene dos locais onde se fabricam lingüiça irregularmente também são cada vez mais preocupantes.
ABATE
Outro alerta que a Vigilância volta a fazer à população é que o animal abatido sem acompanhamento do responsável técnico, sem as mínimas condições de higiene, em local impróprio (a céu aberto exposto a contaminações externas), também pode estar contaminado por doenças que tornam a sua carne imprópria para o consumo, expondo o consumidor a inúmeras doenças graves. Qualquer denúncia neste sentido deve ser feita através do telefone 424-0709.
 
 
 
Dourados Agora

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos